Conte com Oxalá para afastar todas as zicas de sua vida!

Conte com Oxalá para afastar todas as zicas de sua vida

Oxalá foi o primeiro Orixá a ser criado e a ele foi dada a missão de criar o universo, todos os seres e coisas que existiriam no mundo

oxalá
Foto: Reprodução/Pinterest

Os Orixás são deuses africanos que atuam entre o mundo humano e o divino, comandando a vida e o destino das pessoas. São divindades caprichosas, que amam, odeiam, ajudam, curam ou castigam de acordo com a sua natureza. Entre todos eles, o mais poderoso é Oxalá.

Chefe das divindades

Oxalá foi o primeiro Orixá a ser criado pelo deus supremo, Olodumaré, e a Oxalá foi dada a missão de criar o universo, todos os seres e coisas que existiriam no mundo. Essa divindade veste-se de branco, a cor da criação, a base de todas as possibilidades. Por isso, Oxalá é símbolo da pureza e da paz.

Ele incorpora-se sob diferentes formas, porém as mais conhecidas são a representação de um jovem guerreiro (Oxiguiã) e um velho (Oxalufã) que carrega um cajado como forma de apoio. Na Bahia, se identifica como Senhor do Bonfim e, na religião católica, Jesus Cristo. O pai de todas as coisas geradas na Terra é paciente e senhor da harmonia universal, por isso, defende causas sociais e contra todo tipo de violência e disputas.

Sua personalidade também é atenciosa, observadora e compreensiva, pois Oxalá ama a todos sem fazer qualquer tipo de julgamento. Da sua união com Iemanjá, nasceram outros orixás e a linha do horizonte, dividindo o céu e o mar.

Características

Dia da semana: sexta-feira
Cor: branco
Número: 10
Elemento: Ar
Vela: branca
Saudação: Epa babá (salve, pai!)

oxalá

Foto: Reprodução/Pinterest

Os filhos de Oxalá

Essa divindade ama incondicionalmente, por isso seus filhos são calmos, sempre dispostos a ajudar os desprotegidos, buscando o equilíbrio e a paz nos ambientes. Apesar de tranquilos, detestam ser comparados a alguém, pois são pessoas enigmáticas e originais. Além disso, quando perdem a calma, as coisas podem ficar feias e os argumentos serão inúteis.

A liberdade é outro traço marcante na personalidade dos filhos de Oxalá. Eles vão à luta para conseguir essa independência em qualquer área de suas vidas – até por isso são extremamente teimosos e orgulhosos.

Na vida afetiva, são sedutores na arte do amor, românticos ao extremo e fiéis. Mas, antes de entrar em qualquer relação, seja ela qual for, têm em si a sede de se tornar amigo das pessoas, por saber que sem amizade, respeito e afeto nenhuma relação sobrevive.

No trabalho, são pessoas empenhadas e estão sempre dispostas a ajudar os colegas. Os filhos de Oxalá usam colares brancos e roupas claras às sextas-feiras em sinal de respeito ao Orixá.

Como recorrer a Oxalá

Para ter a proteção deste Orixá, é preciso acreditar e respeitá-lo. Agir de acordo com as leis mais justas, ser solidário e colocar o amor acima de tudo em todas as relações são atitudes que agradam muito essa divindade.

oxalá

Foto: Ilustração/Eugênio Tonon, colaborador

Quando invocá-lo

Oxalá é a concepção do bem e está relacionado aos mais elevados poderes espirituais, por isso ele é invocado em praticamente qualquer necessidade. Mas, como ele é o Orixá que criou o ser humano, pode-se recorrer a ele quando houver problemas de saúde ou . Os melhores horários para homenagens a Oxalá são ao nascer do sol, perto das 6 horas da manhã, e no final do dia, às 6 horas da tarde, de preferência às sextas-feiras e aos domingos.

Como agradar Oxalá

Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz. Ele também gosta de nozes, castanhas, amêndoas e flores brancas, em especial lírios e copos-de-leite.

Fontes: Axé, poder dos deuses africanos – Fernandes Portugal. Editora Eco./Orixás – Monica Buonfiglio. Editora Oficina Cultural Esotérica./Orixás na umbanda – Janaina Azevedo. Universo dos livros | Edição: Beatriz Albuquerque | Design: Aline Barudi

LEIA TAMBÉM:

Os comentários estão desativados.