Notícias

Descubra o que é e para que serve o Oráculo de Cristais

Por Sérgio Olens 08/04/2020 ÀS 15H45
O Oráculo de cristais pode responder questões importantes da vida O Oráculo de cristais pode responder questões importantes da vida - Sarah Brown/Unsplash

O Oráculo de Cristais é uma ferramenta divinatória conhecida na antiguidade como Litomancia - A Antiga Arte da Leitura de Pedras -, uma das formas milenares de adivinhação praticada por sacerdotes e magos das diversas culturas e povos, como gregos, egípcios, hindus, entre outros antes da era de Cristo.

Em sua forma mais antiga, era praticada por meio do uso de pedras, geralmente seixos rolados de rios e pedras semipreciosas, nas quais eram observados formato e coloração ou impressos símbolos de acordo com planetas, deuses e forças da natureza para que pudessem responder as perguntas feitas pelo consulente - em sua maioria pessoas de alta classe social, como Reis e Rainhas.

Existem relatos de que essa arte era impregnada de associações com a astrologia e a mitologia da cultura local. Foi uma prática que se popularizou na Idade Média e passou a ser praticada também por místicos das classes mais populares, como ciganos, curandeiros, xamãs e até bruxas. 

A técnica hoje

A forma de Oráculo de Cristais como conhecemos hoje, mais moderna, trata-se do uso de pedras semipreciosas como instrumentos de leitura e avaliação para o momento atual, resquícios do passado e projeções para o futuro da vida do consulente, com base na cor, associação com signos, planetas, chakras e elementos, propriedades terapêuticas e místicas e o que mais o oraculista dispor de informação sobre os cristais utilizados para formar sua interpretação.

Existem diversas técnicas de trabalho com esse oráculo. Normalmente utiliza-se o mínimo de 13 pedras - alguns usam 16 ou até 24 pedras para leitura - como é o meu caso. Não existe um número máximo; vai de acordo com o conhecimento que o leitor tem a respeito dos cristais.

Na prática, os cristais podem ser lançados sobre uma superfície plana - normalmente uma tábua ou toalha que com setores da vida demarcados, como finanças, amor, espiritualidade e saúde -, sendo assim feita a interpretação da pedra que cai sobre cada um deles. Ou os cristais são mantidos dentro de uma sacola não transparente da qual o consulente retira as pedras sem ver e o oraculista faz a interpretação de cada uma delas. 

O Oráculo de Cristais pode ser usado junto com outros meios de oráculo como o Tarô, Baralho Cigano e Astrologia, por exemplo. Também pode ser utilizado apenas para adivinhação ou como ferramenta de apoio em uma entrevista de anamnese, nos trabalhos com radiestesia e outras terapias holísticas.

Sobre os cristais

As pedras mais comuns dentro do grupo de pedras semipreciosas utilizadas para o Oráculo são: granada, jaspe, obsidiana, olho de tigre, pedra do sol e da lua, ametista, entre muitas outras. Também é comum o uso de alguns fósseis marinhos como coral vermelho, abalone, madrepérola - tudo vai de acordo com a vontade do leitor de pedras. 

Assim como todos os outros, o método do Oráculo de Cristais - também conhecido como Litomancia - é um instrumento de autoconhecimento e investigação do inconsciente que permite, por meio da interpretação das pedras, obter as respostas sobre si próprio e as orientações necessárias para seguir a vida em equilíbrio, tanto físico quanto espiritual, emocional e mental.

 

Texto: Sérgio Olens - Oraculista e Terapeuta Holístico

Instagram: @sergio.olens

 

LEIA TAMBÉM:

01923