O que é Ho'oponopono? Descubra o significado desta técnica

O que é Ho’oponopono e como praticá-lo?

Se liberte dos problemas com esta técnica

o que é Ho'oponopono
Foto: Getty Images

Saber lidar com nossos problemas e amarras do dia a dia requer muito autoconhecimento e autocontrole. Para isso, existe uma técnica que nos ajuda a trabalhar com o perdão e as aflições internas, chamada Ho’oponopono. Esta palavra havaiana pode ser dividida em duas partes: “Ho” que significa causa e “oponopono”, perfeição. Ou seja, a expressão quer dizer reparar um problema e deixar tudo em ordem. Saiba o que é Ho’oponopono e como praticá-lo.

O que é Ho’oponopono?

Ho’oponopono é uma técnica criada pelos havaianos e usada para resolver problemas sociais. Por meio dela, desenvolve-se o perdão e a cura. É considerada um mantra que tem como objetivo a mostrar às pessoas que, as dificuldades que enfrentamos no dia a dia, não tem relação com lugares, situações ou com o outro, mas sim com nós mesmos. Por isso, cabe a si próprio decidir o que e como mudar esses problemas internos.

Além disso, este mantra nos ajuda a ter uma capacidade maior de se libertar de lembranças ruins que insistem em permanecer dentro da gente.

Como praticar o Ho’oponopono?

A ideia é atribuir a responsabilidade pra si mesmo diante das situações de conflitos. Este mantra está diretamente relacionado a valores como compaixão, humildade, amor e gratidão. Para isso, é importante repetir as frases: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado. Sou grato”, sem ser necessariamente nessa ordem. Basta acreditar naquilo no que você está mentalizando e dizê-las quantas vezes achar necessário. Esta técnica pode funcionar tanto em voz alta, como mentalmente.

LEIA TAMBÉM 

Os comentários estão desativados.