Últimas

Veja a importância do repouso e do lazer para a sua produtividade

Por Ana Melo 24/03/2021 ÀS 12H00
Aprenda a se desligar do trabalho nas folgas para amenizar o estresse e aumentar a concentração Aprenda a se desligar do trabalho nas folgas para amenizar o estresse e aumentar a concentração - Crédito: Foto de Vlada Karpovich no Pexels.

Somos ensinados que precisamos fazer vários cursos, fazer trabalhos voluntários, estar sempre procurando novas experiências para agregar na nossa carreira profissional para ter uma boa condição financeira futuramente. Isso de fato é real, conhecimento agrega, mas se sobrecarregar não vai te ajudar nesse caminho. Por isso, repousar e ter seu tempo de lazer é essencial para a saúde mental e física. Veja a seguir a importância de descansar para aumentar seu potencial no dia a dia.

Nos últimos anos estão saindo diversos estudos sobre a importância do descanso para melhorar a produtividade, por isso, muitos ambientes de trabalho estão desenvolvendo locais de descanso e descontração para seus funcionários a fim de conseguir diminuir a taxa de estresse e melhorar a produtividade. Trabalhar ou estudar por longos períodos não irá garantir que sua produtividade será melhor e maior, pelo contrário, insistir a fazer uma atividade com cabeça e o corpo cansados só vai fazer com que sua mente trabalhe o dobro por estar lenta e cansada, assim você estará ainda mais suscetível ao erro e ao acúmulo de estresse. Para amenizar isso, temos 3 dicas para melhorar seu foco e produtividade. 

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

Pequenos intervalos no trabalho ou estudos

Existem diversos estudos que falam que não conseguimos manter uma qualidade de atenção por muito tempo, e a técnica Pomodoro trabalha com isso. A técnica fala de fazer pequenos intervalos de 5 minutos a cada 25 minutos em foco em uma atividade. Esses intervalos de 5 minutos podem ser usados para ir ao banheiro, tomar água ou simplesmente respirar um pouco. Depois de 4 blocos de 25 minutos concluídos, o intervalo será maior, de 30 a 45 minutos para comer alguma coisa ou olhar as redes sociais. 

Desligar a mente do trabalho nas folgas

Não adianta nada passar as folgas do fim de semana pensando no trabalho que precisa ser feito na segunda-feira. Isso só vai gerar mais ansiedade e estresse e você não vai conseguir passar um tempo de qualidade fazendo o que gosta com as pessoas que você gosta. Desligar a mente de uma atividade é importante para alcançar o repouso pleno, aproveite o momento para fazer algo que gosta para tirar o seu foco do trabalho. 

Aprender a ficar no ócio sem se culpar 

Essa é provavelmente a tarefa mais difícil das 3 citadas, pois nos sentimos mal de descansar um pouco devido a cultura da produtividade constante. Mas não precisa ser assim, precisamos viver o presente, o "aqui e agora" de forma plena. Quando nos desligamos do trabalho e aproveitamos o presente sem pensar nos compromissos futuros, nossa concentração aumenta bastante e tudo é feito com atenção dobrada e as ideias fluem mais. Os bloqueios no trabalho podem ser causados pelo estresse. Então, aproveite um dia da semana para fazer nada além do que te traz prazer, sem culpa e sem medo.

LEIA TAMBÉM:

03568