Fale conosco

Bem Estar

Vaginismo: O que é e como tratar

Saiba mais sobre vaginismo e suas formas de tratamento - Shutterstock

O vaginismo é uma síndrome psicofisiológica que acontece com a contração involuntária recorrente ou persistente dos músculos do períneo. Esta contração pode variar entre leve, quando ainda pode acontecer a penetração, e a contração severa, que impede totalmente a penetração no ato sexual.

Para descobrir as causas fisiológicas do vaginismo é necessário recorrer à um médico para obter um diagnóstico mais preciso.

Causas prováveis emocionais do vaginismo:

  • Repressão sexual

Pode surgir através da religião, do ciclo familiar, social e até mesmo de parceiro ou parceira que estão inseridos na sua vida e que, com isso, adquirem até mesmo culpa ao se tocar e não se permitem. Com isso há o bloqueio das experiências sexuais.

  • Medo

Muitas mulheres não percebem, mas se bloqueiam por não confiar na pessoa com quem está se relacionando. Existem muitos fatores: medo de sofrer, de adquirir doenças, engravidar, ou mesmo vergonha  e insegurança que pode ter sido causado por abusos sexuais na infância e mesmo relacionamentos abusivos.  Nisso se criam expectativas frustradas de outras relações. Por exemplo: o medo do abandono, que bloqueia a oportunidade de se entregar a uma nova relação.

  • Experiência sexual negativa

Todas nós estamos propensas a ter uma experiência sexual que não foi tão boa assim. O grande problema é que  algumas mulheres ficam presas a emoções negativas que viveram em um ato sexual. Isso atrapalha na entrega do corpo e da emoção para se criar intimidade. A experiência sexual negativa está ligada a sentimentos profundos de raiva, mágoa, vingança, estado depressivo, entre outros conflitos internos.
 

Formas de tratamentos:

O trabalho é feito com psicoterapia e terapia tântrica corporal, focando o resgate da sua essência feminina e a permissão do sentir, receber e doar o prazer como um todo em sua vida. O sexo é apenas uma parte que atrapalha a vida de uma mulher com vaginismo. Essa disfunção cria um bloqueio energético e mental que influencia todas as áreas de vida de uma mulher.

O medo de ser rejeitada e de não ser compreendida impede de acontecer um relacionamento amoroso que poderia ser maravilhoso. Aprender a receber um toque e confiar que pode se entregar novamente a alguém é o grande primeiro passo para uma mulher com vaginismo.


Você tem vaginismo? 

Se sim, cuide de você e aprenda a ressignificar sua forma de amar e ser amada e de receber e dar prazer para viver com mais qualidade de vida.

O vaginismo é um grande professor, pois ele ensina que você tem que lutar para aprender a receber as coisas mais gostosas que a vida pode nos dar!

Cuide-se, permita-se e não espere mais pra ser feliz por completo.

Você merece ser feliz!
 

TEXTO: Mary Archangel | Taróloga, Facilitadora de Desenvolvimento Feminino, Terapeuta e Psicoterapeuta tântrica
 

INSTAGRAM: @mary_archangel

 

+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste LINK!

 

LEIA TAMBÉM:

Por