Fale conosco

Religiosidade

Tenha mais sabedoria com o auxílio de São Tómas de Aquino

Confira as orações de São Tómas de Aquino - Crédito: Reprodução/Gentile da Fabriano

Filósofo e um dos maiores teólogos da Idade Média, São Tomás de Aquino é o patrono das universidades e escolas católicas. Nascido no ano de 1225, fugiu de casa quando tinha 19 anos para se tornar padre dominicano.

São Tomás de Aquino escreveu várias obras e seus estudos ainda influenciam a teologia da atualidade. Seu lema de vida era “contemplar e transmitir o fruto da contemplação”.

Para ser guiado(a) pela sabedoria, peça auxílio a São Tomás de Aquino por meio das orações abaixo. Com fervor, faça as orações e reze pelo santo que é celebrado em 28 de janeiro.

Confira as orações a São Tomás de Aquino

Oração para ter mais inteligência

Criador inefável, Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência, derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade.

Dai-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar e graça abundante para falar.

Meu Deus, semeia em mim a semente da vossa bondade. Fazei-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba; que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.

Concedei-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-Vos, diligência para Vos procurar, sabedoria para Vos encontrar, uma boa conduta para Vos agradar, confiança para esperar em Vós, constância para fazer a Vossa vontade.

Orientai, meu Deus, a minha vida; concedei-me saber o que me pedis e ajudai-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém.

Oração para ter sabedoria 

Ó Deus eterno e todo-poderoso, eis que me aproximo do sacramento do vosso Filho único, nosso Senhor Jesus Cristo.

Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade; pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra.

Imploro para que vos digneis curar minha fraqueza, lavar minhas manchas, iluminar minha cegueira, enriquecer minha pobreza e vestir minha nudez.

Que eu receba o pão dos Anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com o respeito e a humildade, com a contrição e a devoção, a pureza e a fé, o propósito e a intenção que convém à salvação de minha alma.

Dai-me receber não só o sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, mas também seu efeito e sua força.

Ó Deus de mansidão, dai-me acolher com tais disposições o Corpo que vosso Filho único, nosso Senhor Jesus cristo, recebeu da Virgem Maria, que seja incorporado a seu corpo místico e contado entre seus membros.

Ó Pai cheio de amor, fazei que, recebendo agora o vosso Filho sob o véu do sacramento, possa na eternidade contemplá-lo face a face. Ele, que convosco vive e reina para sempre. Amém.

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

LEIA TAMBÉM:

Por