Fale conosco

Meditação

Técnicas de meditação: dicas para acalmar a mente sem sair de casa

Aprenda como fazer meditação sem sair de casa - Shutterstock/Mariia Korneeva

Estar de quarentena não é fácil para ninguém, afinal, somos seres sociáveis, e isso pode causar efeitos negativos na nossa mente e na nossa saúde emocional. O isolamento, principalmente para quem mora sozinho ou precisa se manter afastado das pessoas com quem mora, pode causar sintomas de depressão, ansiedade e insônia. Porém, para evitar ou até reverter esses quadros, saiba que é possível alcançar a tranquilidade por meio das técnicas de meditação. Isso porque a prática permite que o corpo e a mente entrem em um modo de relaxamento interno - graças à postura do corpo e ao direcionamento da atenção.

Portanto, meditar em casa pode ser uma ótima solução para conseguir passar por essa fase tão difícil com mais serenidade. Então, confira as dicas de como acalmar sua mente sem sair de casa com essa prática tão poderosa e milenar.

Use roupas confortáveis

Estar confortável é parte essencial para conseguir realizar a meditação. Por isso, prefira roupas leves e que deixam o corpo livre.

Encontre o seu lugar para meditar

Busque por ambientes calmos, sem barulho ou qualquer tipo de bagunça. O lugar precisa ter também um clima agradável, no qual você não sinta nem calor, nem frio. De novo: quanto mais confortável você se sentir, melhor será a atividade. Então, fique em um ambiente que traga bons sentimentos.

Posição

Há pessoas que preferem meditar sentadas, outras encontram o relaxamento quando estão deitadas, ou até mesmo em pé. Não existe uma regra; teste as posições até encontrar a certa para você. Se você preferir ficar sentado, tenha cuidado com a posição do corpo para não ter dores após a atividade - vale colocar uma almofada atrás dos glúteos para ajudar a manter a postura reta e o quadril para trás. Se for deitada, o ideal é não pegar no sono!

Música

Músicas calmas de fundo podem ajudar a relaxar mais rapidamente. Coloque uma melodia que traga paz ao seu interior e deixe o som em um volume baixo. Essa técnica pode não funcionar com algumas pessoas - há quem prefira o silêncio total. Nesse caso, quem dirá o que é certo para você é a sua mente.

Respiração

Tentar aquietar a mente pode ser difícil no primeiro momento. Pode ser que você encare a sensação de que quanto mais você tenta esvaziar a mente, mais os pensamentos vêm - e está tudo bem! Preste atenção na sua respiração, controle ela durante todo o processo. Perceba como o ar entra e sai do seu corpo, acompanhando o caminho que ele faz desde o nariz até os pulmões e o diafragma, e como você o expulsa. Se algum pensamento aparecer, aceite-o, mas sem se deixar levar por ele - ele irá sumir sozinho de sua mente. Então, volte a prestar atenção na respiração. Outras boas dicas para conseguir meditar é manter os olhos fechados e o olhar focado entre suas sobrancelhas, além da ponta da língua encostada no céu da boca, sempre buscando não tensionar os músculos da face

Qual momento do dia é melhor para meditar?

Pode ser depois de acordar, antes de dormir ou até depois do expediente de trabalho. O momento ideal é quando você tiver alguns minutos para se sentar e relaxar. No começo, até que você se acostume com a prática, meditar até 5 ou 10 minutos é o suficiente. Aumente a duração da meditação gradualmente.

LEIA TAMBÉM:

Por