Fale conosco

Bem estar

Slow Living: conheça o estilo de vida desacelerado

Conheça um estilo de vida que nos leva a sair do automático e viver mais conscientemente - Shutterstock

Hoje em dia vivemos uma vida caoticamente rápida, sem termos tempo para cuidar de nós mesmos, lazeres ou até mesmo para ouvir o que nosso corpo precisa. Essa correria do dia a dia se tornou a norma e dificilmente temos tempo para ter tempo. Isso causa um caos em nossa vida que muitas vezes nos faz sentir que não a controlamos.

Nascido na Itália nos anos 80, o Slow Living foi criado junto com o Slow Food, que veio como uma resposta mais saudável ao Fast Food.

Com o objetivo de fugir dessa vida corrida, onde nunca conseguimos vencer o tempo nasceu a ideologia do Slow Living, um estilo de vida que nos leva a sair do automático e viver mais conscientemente, tendo como resultado uma vida mais leve e prazerosa.

Uma característica importante desse estilo de vida é o equilíbrio. Ele te coloca de volta no controle da sua vida, permitindo tempo o suficiente para realmente viver e fazer escolhas conscientemente, o que não significa ignorar todas as suas obrigações e responsabilidades, pelo contrário, a questão toda é fazer as coisas necessárias estando realmente presentes de corpo e alma.

Então o que muda?

Sua conexão e introspecção consigo e com o seu ambiente. A conexão com o seu verdadeiro eu e suas escolhas.

Nessa ideologia, o importante é tomar decisões e levar uma vida a qual você sinta orgulho, até mesmo no sentido do que você compra. Afinal, porque comprar uma roupa Fast Fashion que talvez tenha sido produto de trabalho escravo e só vai durar 3 lavagens, se você pode comprar de uma marca sustentável, que paga um salário justo a seus funcionários, comprando apenas aquilo que é realmente necessário e durará por anos?

A alimentação também tem um peso imperativo no Slow Living. Se tratando de um momento o qual é necessário desacelerar e estar presente, e claro, se alimentar adequadamente, tendo em mente que tudo que consumimos será para o bem ou mal do nosso organismo. Sendo assim, consumir alimentos naturais é uma maneira de nutrir o nosso corpo e melhorar nossa saúde.

Seguir uma vida mais lenta é uma forma de controlar o estresse e a ansiedade, pois nesse estilo de vida, o foco é apenas no aqui e agora, o futuro pertence ao futuro e não devemos nos preocupar com o que ainda não é atingível.

Essa também é uma técnica de autoconhecimento, já que ao desacelerar você descobre muito sobre si, desde seu relacionamento com o tempo até suas verdadeiras prioridades e gostos pessoais que você talvez nem conhecia.
 

TEXTO: Victoria Oliveira

LEIA TAMBÉM: 
 

Por