Fale conosco

Orações

Sexta-feira da Paixão: Entenda mais sobre essa data cristã

Veja o significado da data e suas tradições - Crédito: Foto de Alem Sánchez no Pexels.

A Sexta-feira Santa é uma data super importante e simbólica para os devotos da Igreja Católica. Também chamada de Sexta-feira Maior ou Sexta-feira da Paixão, em 2021 terá sua comemoração em 2 de abril, no final do período de 40 dias que marca a Quaresma. Entenda o significado da Sexta-feira Santa para os devotos de Jesus Cristo.

Significado da Sexta-feira Santa

Na Quinta-feira Santa, Jesus fez sua última ceia - a famosa Santa Ceia - com seus apóstolos e já tinha conhecimento de que um deles o trairia. Nesse mesmo dia, Cristo lavou os pés deles - um ato que até hoje é relembrado pela cerimônia de Lava-pés - como uma forma de humildade. Logo após a refeição, o Filho de Deus foi preso.

Seu julgamento e condenação aconteceram na Sexta-feira Santa. Cristo foi crucificado em um monte, junto com dois ladrões. Muitas pessoas que acompanharam a crucificação caçoaram dele. Esse dia faz parte de uma semana especial para os católicos e antecede a Páscoa, dia da ressurreição de Jesus.

Nesta data, muitos fiéis abdicam da carne vermelha e evitam qualquer ato de prazer, em respeito ao sacrifício do Filho de Deus. Acredita-se que fazer um pedido de coração na Sexta-feira Santa, depois entregar o jejum e orações a Deus, pode ajudar no alcance de milagres.

Celebração das 15 horas

Na Sexta-feira Santa acontecem celebrações às 15 horas, pois é o horário em que Jesus Cristo foi morto. Essa homenagem é uma das mais importantes do dia e é dividida em três partes. Na primeira ocorre a liturgia da Palavra, depois a adoração da Cruz e, por último, a comunhão da Eucaristia. 

Já durante a noite, as paróquias fazem a encenação da Paixão de Jesus Cristo com o sermão da descida da Cruz. Logo depois ocorre a procissão do enterro, em que é carregada a imagem do Senhor morto.

Na sua própria casa, você pode celebrar esse momento lendo o capítulo 18 do Evangelho de João e os capítulos 13 e 52 de Isaías. Essas leituras são uma reflexão dos acontecimentos antes da crucificação e morte de Cristo. Aproveite também esta data para meditar nas 7 palavras do Filho de Deus na Cruz.

As 7 palavras de Jesus na cruz

“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”;

“Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”;

“Mulher, eis aí o Teu filho (…) Eis aí a Tua Mãe”;

“Tenho Sede!”;

“Eli, Eli, lema sabachtani? – Meu Deus, Meu Deus, por que Me abandonastes?”;

“Tudo está consumado!”;

“Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”.

Oração para Sexta-feira Santa

“Ó Cristo ressuscitado, da morte vencedor, por tua vida e teu amor, mostraste a nós a face do Senhor. Por tua Páscoa o céu à Terra uniste e o encontro com Deus a todos nós permitiste. Por ti, ressuscitado, os filhos da luz nascem para a vida eterna e abrem-se para os que creem as portas do reino dos céus. De ti recebemos a vida que possuis em plenitude, pois nossa morte foi redimida pela tua e em tua ressurreição nossa vida ressurge e se ilumina. Volta a nós, ó nossa Páscoa, teu semblante redivivo e permita que, sob teu constante olhar, sejamos renovados por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para contigo nos revestir de amor e imortalidade. A ti, inefável doçura e nossa eterna vida, o poder e a glória por todos os séculos. Amém!”

LEIA TAMBÉM:

Por