Últimas

Seu estilo de liderança conforme seu signo solar

Por Vanessa da Rocha 02/10/2020 ÀS 12H00
Descubra como você lidera através do seu signo solar Descubra como você lidera através do seu signo solar - Shutterstock

Assim como qualquer tema a ser analisado no Mapa Astrológico, falar sobre o estilo de  liderança envolve a análise de diversas questões no Mapa Natal como a posição de Marte, planeta que fala sobre a forma como partimos para a conquista, o signo e planetas no ascendente, que sinaliza a nossa atitude e como iniciamos as coisas, os signos do Sol e também da Lua que fala sobre a nossa motivação, da forma como lidamos com as emoções, entre  outras questões. Por isso ao falar apenas sobre o signo Solar estamos fazendo um recorde dessa análise, mas que já pode trazer insights interessantes para que você possa se conhecer  melhor como líder e até aprimorar o seu estilo de liderança. 

 

E por que falar sobre o Signo Solar? 

 

Primeiramente por ser um signo de conhecimento popular, é aquele que descobrimos  conforme o dia em que nascemos. E também, pela própria representação do Sol no nosso  Mapa Astral. A posição em que o Sol se encontra fala sobre a nossa autoexpressão, nossa  capacidade de influência, de aplicar autoridade quando necessário e nossa auto suficiência,  pontos relevantes quando estamos em posições em que precisamos exercer liderança, seja  ocupando um cargo em uma empresa, em atividades em grupo ou até mesmo familiar. 

O signo em que o Sol se encontra qualifica o estilo da nossa liderança e do que irradiamos  quando estamos ocupando esse papel. A seguir, segue algumas dicas sobre a força e o desafio dos lideres de cada signo. 

 

ÁRIES: é aquele estilo de líder que se destaca por ser destemido e muito ágil, do tipo que  contrata, promove e sinaliza os pontos negativos da equipe em tempo recorde. É cheio de  energia e entusiasmo, por isso gosta de ter uma equipe que o acompanhe, tanto no ritmo quanto na coragem para arriscar e criar soluções e alternativas para lidar com os problemas.  Porém, convém ter por perto pessoas com um perfil mais prudente e detalhista, pois seu senso  de urgência pode eventualmente comprometer detalhes importantes. 

 

TOURO: é aquele estilo de líder determinado, mas que conduz sua rotina com mais  tranquilidade. É paciente com a equipe e costuma dar espaço para que todos possam ter uma  boa qualidade de vida equilibrando os bons resultados do trabalho com o conforto da vida  pessoal. Porém, não se deve abusar da paciência de um líder taurino! Assim como na natureza, o touro é manso até ser provocado. A capacidade de manter uma constante rotina produtiva  de trabalho também é um dos seus pontos fortes, que se levado ao extremo pode o tornar  intolerante a mudanças. 

 

GÊMEOS: o geminiano lidera pelas ideias e incentiva essa movimentação intelectual em sua  equipe. É flexível em suas opiniões, que podem inclusive mudar de um dia para o outro e dará  ouvido a opiniões diferentes das suas, principalmente quando entende que elas trarão  mudanças positivas. Aliás, mudança é um dos seus fortes. Gosta de mudar a estratégia, a  forma de fazer, o lugar onde se senta, os móveis na sala, tudo o que puder. Ficar parado por  muito tempo no mesmo lugar também é um desafio para o líder regido por Mercúrio, precisa  sempre colocar sua versatilidade em ação. O desafio é não dispersar em meio a tanta atividade intelectual. 

 

CÂNCER: são líderes intuitivos, criativos e com uma grande capacidade de ser receptivo e  generosos com as pessoas de sua equipe, mas isso se as pessoas merecerem. Câncer é um  signo que busca segurança emocional, mas no trabalho essa segurança também se aplica ao dinheiro, portanto ele trabalhará com empenho para conquistar sua segurança material e  exigirá o mesmo de sua equipe. Além disso, são pessoas naturalmente mais tradicionais,  preocupadas em estarem adequadamente arrumadas e de olho na forma como as pessoas da  sua equipe se vestem e se portam. Aliás, são líderes com uma memória excelente, inclusive  para lembrar o dia em que alguém da equipe deu alguma mancada. Seu desafio está na gestão  das suas próprias emoções que podem o levar a ter atitudes manipuladoras para se proteger. 

 

LEÃO: são líderes com grande capacidade de organização, administração e uma boa dose de  criatividade. Não gostam de se envolver em detalhes do dia a dia, por isso são bons em delegar  tarefas e valorizam pessoas que agregam com ideias criativas e de destaque para solucionar problemas no trabalho. Aliás, apresentar essas novas ideias da sua equipe para os demais é um  dos seus pontos fortes, com sua facilidade para se expressar e autoconfiança, realçam o valor  do seu trabalho como ninguém. Conseguem conduzir o dia a dia com leveza e ao mesmo  tempo administrando bons resultados. Seu desafio está na tendência exagerada por brilhar,  podendo não valorizar devidamente os resultados da equipe para ser pessoalmente  reconhecido. 

 

VIRGEM: é aquele tipo de líder prático, mão na massa e prestativo, tanto para os clientes  quanto para os funcionários. Gosta verdadeiramente de ser útil, por isso conduzirá o seu  trabalho e o da sua equipe para que possa entregar o melhor resultado possível e ficará  extremamente satisfeito quando vê que o que executou fez a diferença. Meticulosos e com uma capacidade de análise apurada, cobram muito de si e consequentemente dos outros. Por  isso, não é fácil atender aos padrões de exigência de um líder virginiano. Destacam-se por sua  perspicácia de encontrar soluções assertivas para os problemas e por sua capacidade de  adaptação para resolvê-los. O desafio do líder de virgem é atender a sua necessidade de se  envolver nos detalhes e na execução e ao mesmo tempo considerar o cenário macro, inclusive  na condução da sua equipe. 

 

LIBRA: o líder libriano é aquele que apesar de muito ativo pode não demonstrar pressa,  conseguindo habilmente administrar o tempo com equilíbrio. Gosta de ser justo e democrático  em suas decisões, por isso vai pedir a opinião da equipe, dos pares e de quem mais estiver  envolvido se ele entender que a pessoa pode ampliar sua percepção sobre o assunto para  tomar a melhor decisão possível. Costuma ser hábil em prender a atenção das pessoas com  seu gracioso discurso, em os convencer com sua capacidade de argumentação e de conciliar  situações conflituosas. Seu desafio é lidar com situações em que precisa decidir sozinho se o  hábito de compartilhar decisões o tornar dependente. 

 

ESCORPIÃO: é o líder mais estratégico de todo o zodíaco. Possui uma tremenda capacidade de  autocontrole para passar a imagem que deseja e a executa minuciosamente, ao mesmo  tempo, está sempre ligado em tudo o que está acontecendo ao redor e traçando o seu  próximo passo. Isso se aplica inclusive a sua equipe, que dificilmente conseguirá esconder algo  dele. Extremamente determinado, sua parceria com sua equipe ou pares é proporcional ao  quanto confia neles, seja pessoalmente ou para a execução do seu trabalho, isso porque percebe “no ar” más intenções das pessoas ou mentiras. Mas se houver lealdade, o líder de  escorpião fará de tudo para que todos cresçam juntos e obtenham sucesso. Por ser muito  franco, pode eventualmente ser rude ao se posicionar. 

 

SAGITÁRIO: são líderes joviais, muito entusiasmados e ambiciosos. Costumam ser pessoas não  somente inteligentes, mas também muito bem informadas sobre os mais diversos assuntos o  que os torna questionadores e faz com que sigam seu próprio sistema de valores. Por isso, sua equipe pode ser composta por uma diversidade enorme de pessoas, que pode parecer ilógico  para quem está de fora, mas está totalmente adequado a visão de mundo do líder de sagitário.  São independentes e inquietos o que pode os tornar até ausentes no escritório, mas suas  ações estão sempre direcionadas às suas metas e idealismo. Apesar de ser muitas vezes  divertido, ele é extremamente franco o que para pessoas mais sensíveis pode ser um choque  ou até um pouco confuso. Mas é assim mesmo, esse líder ora brigará pelo o que é justo e  correto e ora espalhando sinceridade por aí, eis um de seus desafios. 

CAPRICÓRNIO: é o tipo de líder focado em resultados e realização. Aproveitará cada segundo  do seu tempo, aparentemente livre, e espera que a equipe faça o mesmo. Se o dia está calmo,  o movimento fraco, é a hora perfeita de arrumar aquela prateleira que está uma bagunça há  tempos ou retomar aquele projeto que estava parado pois havia outras prioridades na frente. Costuma ser super objetivo e sério no dia a dia, mas ao mesmo tempo cordial. É  extremamente responsável com o seu trabalho e exigirá a mesma atitude da equipe e apesar da rigidez, sabe reconhecer os resultados. Pode até não fazer grandes elogios, mas é justo ao  fazê-lo. Por fim, tem como grande força a sua perseverança apesar dos desafios que encontra  pela frente, o que pode também o tornar rígido e inflexível quando em excesso. 

 

AQUÁRIO: o líder aquariano, por seu lado saturnino, exigirá de sua equipe o melhor que ela  puder fazer e, por seu lado uraniano, não se importará com a forma como ela irá fazer. Está  sempre pensando em novas possibilidades, novas alternativas, novas tendências de mercado,  focado em atingir suas metas e ao mesmo tempo aéreo perdido em suas ideias altruístas. Tendem a ser cooperativos, a fazer junto com a equipe e com os pares e até a estreitar laços  de amizade com as pessoas que trabalha. Ao mesmo tempo, pode ser imprevisível ao delegar  tarefas, não deixando claro para a equipe se está apoiando sua atitude inovadora ou a  deixando errar apenas para lhes dar uma lição. Sua força e desafio está justamente nessa  imprevisibilidade, enquanto o mundo espera que o líder aquariano traga o novo, a forma nem  sempre é aceita ou socialmente adequada. 

 

PEIXES: os piscianos nasceram com uma vontade superior de servir à humanidade, por isso, se  ocupam uma posição de liderança, é importante que ela tenha esse propósito. São intuitivos, altruístas e generosos e aplicarão essas habilidades no seu trabalho e no trato com as pessoas  com quem trabalham. Sua sensibilidade humana os ajuda a saber que muitas vezes, se não  tiverem essa habilidade bem desenvolvida por outros aspectos no Mapa, precisarão de  pessoas que os ajude a organizar o dia a dia e a cuidar da parte mais burocrática, isso lhes dá  uma grande sensibilidade e até adaptabilidade, para ter por perto as pessoas necessárias para  que o trabalho flua. Não porque não sejam hábeis com números, mas porque a rotina pode  sufocar seu lado idealista ou até mesmo, pode ter dificuldade de negar um pedido de ajuda a  um funcionário ou cliente se sentir (e ele sente) que o pedido é sincero. Sua armadilha pode  estar na melancolia, por cultivar ideias tão elevados, pode se decepcionar facilmente e se  abater, o que normalmente é visível a todos os que com ele convivem.

 

TEXTO: Vanessa da Rocha | Astróloga Vocacional e Empresarial

INSTAGRAM: @vanessadarocha.astrologia  

LEIA TAMBÉM:

 

02696