Fale conosco

Religiosidade e Fé

São João Bosco: Conheça a história do Santo Mestre

Confira história e oração para o padre que se dedicou aos estudos e aos necessitados - Crédito: Foto de Shutterstock.

Hoje, dia 31 de janeiro,comemora-se o dia de São João Bosco, um padre que dedicou a vida aos estudos e à juventude. Conheça a história do Santo Mestre e Pai da Juventude. 

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

Quem foi São João Bosco?

São João Bosco

João Melchior Bosco, filho de camponeses analfabetos, nasceu em 16 de agosto de 1815 na Itália. Bosco teve que trabalhar como alfaiate, sapateiro, ferreiro entre outras funções para bancar seus estudos. O padre sempre teve o apoio da mãe que passou-lhe os ensinamentos cristãos e sua fé. 

São João Bosco sempre acreditou no poder da educação e, ao ver que muitos jovens abandonaram a escola pelas dificuldades financeiras, o Padre começou a promover atividades nas escolas como teatro, música, mágicas entre outras atividades para atrair os jovens e, ao fim das apresentações, pregava a palavra de Deus. Seu apoio e incentivo aos jovens repercutiu na cidade, tornando-o conhecido por sua fé e dedicação.

Após a conclusão do seminário para virar padre, João ficou conhecido como Dom Bosco e começou a evangelizar as pessoas. O padre conseguiu um terreno em Turim, Itália, e fez do lugar um abrigo para os necessitados. O espaço mostrou grandes resultados, atraindo outras pessoas para trabalhar e ajudar no objetivo de Dom Bosco. Essas pessoas ficaram conhecidas como Salesianas após fazerem o voto de religiosidade, pobreza e castidade. O sucesso do espaço inspirado em São Francisco foi tão grande que se espalhou para outros países. 

Dom Bosco contribuiu para a criação do sistema educacional que existe hoje. O Santo morreu aos 72 anos de vida, em 1888. O padre foi canonizado pelos títulos de Pai da Juventude e Santo Mestre. 

Orações para Dom Bosco:

Novena de São João Bosco

Oração deve ser feita por 9 dias e ser finalizada com um Pai-Nosso.


“Oh, Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo cultivastes às múltiplas formas de ação católica que hoje florescem na Igreja, concedei a suas associações o maior progresso e desenvolvimento. Redobrai, em todos os corações, a devoção à Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristãos.

Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Fazei que, em cada uma das nações, fomente-se e inicie a guerra contra a blasfêmia, o mal falar e a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas as partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.

Infundi em todos os corações católicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam, ao fim de suas vidas, recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.

São João Bosco, rogai por nós!”

Oração
“Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco. Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente (pequena pausa para pedir a graça que se deseja). Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus. Amém!”

LEIA TAMBÉM:

Por