Últimas

Sábado de Aleluia: Confira oração para este dia

Por Redação João Bidu 03/04/2021 ÀS 09H00
Entenda mais sobre este dia Santo Entenda mais sobre este dia Santo - Crédito: Foto de Pixabay no Pexels.

A morte de Jesus Cristo foi um momento de grande dor para seus seguidores. No sábado, um dia após sua crucificação, a fé nas palavras do Filho de Deus era grande e muitos tinham esperança de que um milagre poderia acontecer.

Essa data faz parte da Semana Santa e passou a ser conhecida como Sábado de Aleluia, Sábado Santo ou Sábado de Alegria - principalmente por anteceder a ressurreição de Cristo. 

Durante o dia, os fiéis costumam meditar constantemente nos últimos momentos da vida de Cristo. Para tornar essa data ainda mais especial, confira qual oração é ideal para ser feita no Sábado de Aleluia.

Significado do Sábado de Aleluia

O Sábado de Aleluia é o dia que antecede a Páscoa, então, para comemorar esse momento os fiéis realizam a Vigília Pascal, em que as orações são dedicadas ao Senhor, principalmente durante a noite. Isso é feito para ser aguardado o milagre da ressurreição. O Círio Pascal é aceso neste dia, pois simboliza a luz de Cristo que guia o mundo.

Como o Sábado de Aleluia também significa descanso, pois foi quando o corpo físico de Cristo descansou na sepultura, é importante recolher e descansar o espírito nesta data, além de buscar entrar em contato com a fé para se aproximar mais do amor de Jesus pela humanidade.

O Fogo Santo

Uma cerimônia tradicional que é realizada no Sábado de Aleluia é de apagar todas as luzes da igreja para que do lado de fora seja preparada uma fogueira com as faíscas de uma pedra. Esse fogo é abençoado e as brasas são recolhidas, significando o Espírito Santo. Por causa da quarentena, essa e outras celebrações, como a Malhação de Judas, não vão poder acontecer neste período.

Mesmo assim, saiba que o ideal é ficar junto com a família - mesmo que seja por vídeo chamada - para orar e aguardar a ressurreição de Cristo, que acontece no domingo da Páscoa. Se você quiser, faça um jejum e evite bebidas alcoólicas e carne vermelha - isso porque este momento ainda é de penitência pelo sofrimento de Jesus Cristo.

Malhação de Judas

O ritual acontece principalmente no Sábado de Aleluia, em que um boneco de palha ou de pano é pendurado em um lugar público e é rasgado e queimado. Esse costume foi trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina e significa uma maneira de vingança contra o traidor de Cristo, Judas.

O boneco é tratado dessa maneira porque Judas, após receber 30 moedas em recompensa pela sua traição, se arrependeu desse ato e tentou restituir o dinheiro, mas como não teve sucesso, enforcou-se com uma corda.

Oração para o Sábado de Aleluia

Para se conectar com sua espiritualidade sem precisar sair de casa neste Sábado de Aleluia, aposte na oração especial da data:

"Senhor Jesus Cristo, na escuridão da morte fizeste luz; no abismo da solidão mais profunda habita agora para sempre a proteção poderosa de Teu amor; em meio ao Teu ocultamento, podemos já cantar o aleluia dos salvos. Concede-nos a humilde simplicidade da fé, que não se deixa desviar quando Tu nos chamas nas horas da escuridão, do abandono, quando tudo parece problemático; concede-nos, neste tempo no qual se combate uma luta mortal ao teu redor, luz suficiente para não te perder; luz suficiente para que possamos dá-la a todos aqueles que precisam ainda mais dela. Faz brilhar o mistério da Tua alegria pascal, como aurora da manhã, nos nossos dias; concede-nos que possamos realmente ser homens pascais em meio ao Sábado Santo da história. Concede-nos que por meio dos dias luminosos e obscuros deste tempo possamos sempre com espírito jubiloso nos encontrar em caminho, rumo à Tua glória futura."

LEIA TAMBÉM:

03609