Últimas

Retrospectiva 2019: o ano em que Marte mexeu com as estruturas

Por Redação João Bidu 17/12/2019 ÀS 18H06
retrospectiva 2019 retrospectiva 2019 - Foto: Shutterstock

Vamos falar sobre as previsões para 2020, ano do Planeta Sol? Mas, antes, que tal fazer uma breve retrospectiva 2019, o ano regido pelo Planeta Marte, que mexeu nas profundidades de muitas questões internas e mundiais?

Sou a Renata Prado, terapeuta e taróloga, e tenho uma coluna semanal neste site para conversar sobre astrologia, tarô e misticismo.

Uma breve retrospectiva de 2019

O ano de 2019 foi regido por Marte. O planeta da ação trouxe uma força tão intensa que quem não soube se autoavaliar e perceber-se passou por grandes dificuldades, como aspectos de violência, pessoas doentes, brigas políticas,  escândalos, entre outras.

Logo de cara, em 21 de janeiro, ocorreu a SuperLua de Sangue, que exerceu influência na vida das pessoas por um longo período, trazendo à tona conflitos, mexendo com as emoções, levantando dúvidas e inseguranças e apontando a necessidade de mudança de comportamento e de pensamentos. Por outro lado, foi um período de ápice para espiritualistas na realizações de ritualísticas, como encantamentos, magias e meditações.

Em 2019, Marte trouxe uma energia muito forte e convidou a encarar conflitos que provocaram grande desequilíbrio, tanto no campo pessoal, como no social e político do nosso País.

Ainda neste contexto, é preciso se lembrar de Saturno, o senhor do karma e do tempo, que está em seu ciclo de 36 anos, regendo desde 03/ 2017 até 03/2053. Esse planeta traz em sua força a ação do karma e pede um olhar atento para as limitações e áreas da vida que necessitam de estrutura: é primordial olhar para a família e para a ancestralidade, assumir responsabilidades e ter comprometimento.

Além disso, é importante ressaltar que a energia trazida por Marte veio acompanhada da energia do arquétipo O Enforcado, do tarô, que regeu 2019 com a recomendação de que todos fizessem uma análise profunda sobre si mesmo, destacando, inclusive, que muitas vezes somos nosso próprio algoz. Assim, quando nos deixamos levar por essa energia, podemos sentir agonia e passar por sofrimentos que, quando se tornam conscientes, podem emergir de forma diferente.

Contudo, encarar os conflitos internos - proposta de Marte e de O Enforcado - não é tarefa fácil. É certo que algumas dores são difíceis de se superar, mas chega uma hora que é não possível mais empurrá-las para debaixo do tapete. Olhar para o inconsciente possibilita a reflexão e a mudança, abrindo caminhos para transformar a realidade e enxergar a luz. O caminho, porém, é pedregoso, pode causar sofrimento, descrenças e dores e nem todos conseguem percorrer. Em 2019, por não encarar esses problemas e questões que estão sempre batendo à porta, a situação se agravou muito para alguns.

Vamos rumo de 2019 para 2020?

O Sol, enquanto regente de 2020, pede um despertar, uma tomada de consciência que Marte trouxe com nossos conflitos. Assim, para 2020, faça uma autoanálise. Frente a todas as dificuldades que você enfrentou em 2019, tente entender como cada situação reverberou sobre você, quais foram os movimentos repetitivos que você enfrentou, quais foram suas maiores dificuldades e reflita de que forma pode melhorar.

Tente perceber como suas emoções se manifestaram neste período e quais foram suas atitudes que você tomou sobre determinadas questões. Mas nada de terceirizar responsabilidades ou arrumar culpados! Quando não tomamos consciência sobre quem somos, iremos sempre passar pelas mesmas situações até que possamos entender - de uma vez por todas - que somos nós os responsáveis por nossa felicidade e que cada plantação tem uma colheita.

Pare de se trair! Assuma a responsabilidade por sua vida. Pare de arrumar culpados ou justificativas para suas dores! se reconheça e se transforme em sua melhor versão.

Chegou, o Planeta Sol chegou

O Sol convida a um despertar interior. Se por um lado Marte traz toda essa energia de conflitos internos , o Sol é quem possibilita percebê-la.

O ano de 2020 pede que se tenha um olhar para a espiritualidade e para esse todo que permeia nossa jornada. É um período para prosperar e encontrar realização, obter conquistas e alcançar melhoras, mas é preciso ter atenção para aproveitar essa energia tão poderosa que há neste novo ciclo.

É verdade que o Sol traz alegrias, mas também podem ocorrer excessos. Por isso, tenha cuidado, faça um passo a passo do que você está querendo para se realizar, cresça gradativamente e sem impulsividade: desta forma, terá grandes resultados.

2020 é um ano de luz e de amor, que será grandioso para quem têm atitudes boas e equilibradas: use o financeiro de forma consciente para gerar mais abundância. No amor, seja dosado!

Desta vez, o novo ano vem acompanhado das energias das cartas de tarô, O Julgamento e O Imperador. Também é o ano do Rato no Horóscopo Chinês.

O arquétipo O Julgamento do tarô pede uma análise calma de questões internas e alerta que é preciso deixar no passado o que não tem mais utilidade. Esta carta pede que não se deixe pendências, que não se deixe nada para depois. Resolva tudo que precisa de solução: o que não tem, elimine.

Sair da tristeza e trabalhar com a energia da alegria e do amor é um ponto muito importante para este novo ano. 2020 é um período de renovação e de mudanças. Aproveite para estabelecer uma nova vida, tenha fé e esperança. Também é importante trabalhar o perdão e buscar a paz interior. A carta O Imperador pede que você se alimente de sabedoria e equilíbrio, pois sua força é dotada de poder pessoal e de realização. Tenha foco, determinação e objetivos!

No amor, O Imperador determina que não tenha possessividade, mas, sim, leveza e sabedoria para deixar a coisa rolar. Será um ano para encontrar um grande amor.

Além disso, olhe para a espiritualidade, tenha fé, se afaste do ceticismo e procure realizar seu melhor sempre.

A força do Rato, do Horóscopo Chinês, acrescenta que 2020 será um ano de abundância para todas as áreas da vida. Neste ano será possível encontrar o emprego dos sonhos e obter realização profissional, mas é necessário buscar e persistir. Quem tem projetos já iniciados pode ter resultados financeiros neste novo ano, nas atenção: mantenha a integridade, a persistência e confie!

Por outro lado, na política, as promessas não são tão animadoras: há indícios de escândalos e dificuldades impactantes para algumas autoridades políticas. O Brasil deve permanecer agitado nessa área, mas nada ficará impune: o ano da colheita não terá compaixão. Por isso, tenhamos cuidados com nossas ações!

Dicas para a Virada de Ano

Faça uma limpeza física no seu lar e depois defume a casa com sálvia branca para tirar toda energia negativa. Durante o ritual, mentalize toda energia nociva sendo eliminada. Faça uma oração e peça equilíbrio para seu lar.

Você pode também preparar um banho de alecrim. Essa erva é uma grande renovadora de energias e traz harmonização para nosso campo energético e emocional. Para isso, coloque folhas de alecrim em água quente e deixe em infusão por 10 minutos. Tome seu banho normalmente e, ao fim, jogue a água com a infusão da cabeça aos pés. Enquanto isso, faça uma oração pessoal, perdoe-se e dê seu perdão; determine bençãos para sua vida e para a vida de todos que necessitam; comprometa-se com você e promova as transformações que almeja; crie novos hábitos; pense naquilo que você busca e em qual estratégia deve usar para alcançar o que deseja.

 

Espero que com essas orientações, junto da previsão do tarô - que se trata de um sistema oracular que permite compreender nossa evolução, entender nossas questões e encontrar mais doçura na vida - , você possa direcionar seus passos rumo a um novo ciclo. Que 2020 seja o início de uma nova jornada no seu caminho!

Texto: Renata Prado | Terapeuta e Taróloga

Instagram: @espacoterapeuticorenataprado

LEIA TAMBÉM 

noEmbed

01660