Últimas

Descubra o que é reflexologia e como aproveitar a técnica para relaxar

Por Larissa Silva 06/08/2020 ÀS 07H00
Conheça os detalhes da Reflexologia Conheça os detalhes da Reflexologia - Crédito: Photographee.eu/Shutterstock

Você gosta de massagens? Sabia que por meio delas é possível estimular determinadas áreas do corpo, fazendo com que as funções do organismo sejam melhores executadas? Pois é, essa técnica de massagem é conhecida por reflexologia.

Certos pontos do corpo, como mãos e pés, possuem diversas terminações nervosas que, quando são pressionadas, geram um efeito positivo nos órgãos que estão conectados com essas terminações.

Desse modo, a reflexologia trabalha com os reflexos involuntários do corpo, demonstrando que todas as partes do organismo estão interligadas. 

O método também é utilizado para relaxar, uma vez que quando as áreas certas são estimuladas, há um grande alívio na tensão do corpo. Assim, confira outros detalhes sobre o que é reflexologia e como aproveitar os benefícios da técnica de massagem!

O que é reflexologia

Como já mencionado, a reflexogia trabalha com os pontos do corpo que mais contêm terminações nervosas. Em geral, a coluna vertebral, as orelhas, as mãos e, principalmente os pés são os locais onde é aplicado o mapa da reflexogia.

O mapa dos pontos das extremidades do corpo é utilizado por profissionais para identificarem com precisão onde a massagem deve ser realizada, de acordo com as necessidades do paciente. Contudo, o método também pode ser feito em casa.

Reflexologia podal

Como o pé é o ponto do corpo com maior número de terminações nervosas, foi criado a reflexologia podal para melhor aproveitar os benefícios proporcionados por essa região.

É possível ter reflexos que atingem positivamente o corpo inteiro, mas, para isso acontecer, é preciso conhecer cada área do pé para saber em qual órgão ou local ela está conectada. 

Por exemplo, para estimular o cérebro, pressionar a ponta do dedão é um movimento que pode ajudar. Para dores nas costas, o dedo mindinho é a região conectada com essa área e, por isso, quando massageado alivia a tensão.

Já o centro do pé é onde está as terminações nervosas do coração, do fígado e do estômado. Logo abaixo da área está localizado os pontos interligados com o intestino grosso e os rins.

A massagem, também, ajuda o organismo a liberar endorfinas que proporcionam um maior poder de relaxamento.

Como relaxar massageando os pés

Para relaxar utilizando as técnicas da reflexologia, antes de tudo crie um momento para você, longe de qualquer gatilho que possa causar estresse e/ou ansiedade. Desligue o celular, a televisão e fique em um ambiente agradável e sem ruídos.

Se possível, use os aromas dos óleos essenciais para se desconectar do mundo exterior com mais facilidade. Respire profundamente e procure diminuir o ritmo dos pensamentos. Em seguida, realize suaves movimentos nos pés na região abaixo do segundo e terceiro dedo.

Você também pode ampliar o poder da reflexologia, usando as sensações do corpo e objetos. Por exemplo, pegue uma bacia com água morna e coloque dentro várias bolinhas de gude. Então, acomode os pés dentro da bacia e realize uma massagem, com as bolinhas, no centro do pé.

Além disso, para reduzir as dores das costas e as tensões, faça uma massagem atrás do tornozelo, na área onde é mais funda.

Enquanto fizer os movimentos nos pés, sempre mentalize a dor sendo dissipada ou o estresse saindo do seu corpo. Também coloque uma música calma e aproveite por completo o momento de relaxamento.

LEIA TAMBÉM:

02437