Fale conosco

Geral

O poder da catuaba! Descubra os benefícios dessa planta

A catuaba melhora a circulação sanguínea e estimula o apetite sexual - Shutterstock

Afrodisíaco. É essa a propriedade mais famosa da catuaba (Anemopaegma mirandum). Porém, poucos sabem que essa planta pode ser usada como medicamento natural para muitos problemas de saúde. Assim como a hortelã que tem inúmeros benefícios para a saúde e o alecrim, por exemplo, que age tanto no nosso corpo quanto na mente, a catuaba também é uma poderosa planta medicinal. 

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Confira nesta matéria os benefícios e o poder da catuaba. Essa planta é potente e pode te ajudar, inclusive, a desfrutar de melhores posições na hora H!  

Propriedades medicinais

A catuaba possui ação vasodilatadora, ou seja, dilata os vasos sanguíneos e estimula a circulação. Por isso, é indicada em casos de impotência sexual: a planta melhora a circulação do sangue nos órgãos íntimos e dá mais energia ao organismo.

Pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo) revelou que a catuaba combate até celulite! O extrato da planta contribui com a drenagem linfática e com a microcirculação na pele. Durante 60 dias, 40 mulheres participaram da pesquisa, utilizando um creme à base de catuaba e marapuama (outra planta que contribui para a circulação do sangue) diariamente. Foi observada melhora na circulação da região afetada e uma leve diminuição das celulites e das medidas.

Cuidados

Pessoas com pressão alta, crianças, gestantes e lactantes não devem consumir catuaba.

Receitas medicinais

Chá contra o cansaço

Ingredientes:

  •   1 colher (sopa) de cascas de catuaba
  •   1 copo (250ml) de água
  •   2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo

Ferva a catuaba com a água. Espere amornar e coe. Adicione o mel, misture e leve ao fogo novamente, até ferver. Desligue e espere amornar. Beba metade do chá e, após 8 horas, tome a outra metade.

Chá contra impotência sexual

Ingredientes:

  •   1 colher (sopa) de raízes secas de ginseng
  •   1 colher (sopa) de cascas de catuaba
  •   1/2 litro de água
  •   2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo

Em uma panela, leve o ginseng, a catuaba e a água para aquecer, sem ferver. Desligue, coe, misture o mel e beba 1 xícara (chá) 2 vezes por dia.

Contraindicações: gestantes, mulheres em fase de amamentação e diabéticos devem evitar o consumo de ginseng.

Chá que fortalece

Para o preparo de chás, são usadas as cascas da catuaba. “A catuaba é um poderoso afrodisíaco, fortificante de todo o organismo”, afirma o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit, que indica o consumo de 1 a 2 xícaras (chá) ao dia. O chá fornece energia, estimula a memória e o apetite sexual.

Consultoria: José Bassit, especialista em medicina complementar, fitoterapia e agricultura orgânica.

LEIA TAMBÉM:

Por