Fale conosco

Bem Estar

Aromaterapia: óleos essenciais indicados para crianças

Como os óleos essenciais podem auxiliar as crianças! - Shutterstock

Nossos filhos são nossos bens mais preciosos e sabemos que cuidar deles é uma enorme responsabilidade. Principalmente, nesse momento que estamos passando por sentimentos de medo, ansiedade e de incerteza a qual instintivamente as crianças sentem e absorvem tudo que está ao seu redor. 

Devido a mudança brusca de rotina nos últimos dois anos, tem sido normal que as crianças se manifestarem mais agressivas, agitadas, depressivas, com transtornos de sono e até com alterações na alimentação.

E  é aí que entram os óleos essenciais como excelentes aliados para essas situações. Sabe-se que as essências concentradas extraídas das flores, folhas, raízes e sementes trazem a sua força vital, e que ao longo do tempo vem sendo usadas e conhecidas por suas propriedades terapêuticas.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Através dos aromas, podemos proporcionar as crianças um sono mais tranquilo, foco nas aulas, aumento do apetite e muitos outros infinitos benefícios. Além da troca de amor, dedicando esse momento de atenção, carinho e cura, através do toque das massagens. 

Somente temos que lembrar que ao lidar com óleos essenciais em bebês e crianças, devemos respeitar as diluições e se restringir apenas ao uso dos óleos indicados para cada fase em que a criança se encontra. 

Os bebês possuem o olfato mais apurado e a pele mais sensível, por isso o recomendado é que se use com muito cuidado a partir dos 6 meses, que é quando o corpo do bebê está começando a fortalecer o seu sistema imunológico.

Outra informação importante é que óleos essenciais são diferentes de essências. Os óleos essenciais são naturais e altamente concentrados, já as essências são sintéticas, tem um cheiro gostoso, mas não são naturais e não possuem efeito terapêutico. 

Quais são os óleos mais seguros e indicados para crianças?

Para aplicar os óleos nas crianças, é necessário que sejam bem diluídos em óleos vegetais naturais.
Os mais indicados são: Óleo de Amêndoas e Óleo de Semente de Uva. 
 

CÓLICAS, FALTA DE SONO E PESADELOS: 

CAMOMILA ROMANA | Para crianças acima de 6 meses

O óleo de camomila romana é um dos poucos óleos que se bem diluído e usado de forma correta, não tem contra indicação. É conhecido como a planta que representa a força e a energia dos anjos, acalma o sistema nervoso,  relaxa e melhora o sono, além de aliviar as cólicas intestinais.


LAVANDA FRANCESA | Para crianças acima de 2 anos

É equilibrante e auxilia em um sono mais tranquilo, pois regula o sistema nervoso e relaxa. É também analgésico e antisséptico. 

Modo de uso:

1. Para ambas as situações podem ser diluídos 1 gotas em 10 ml do óleo vegetal citado e fazer massagem no caso das cólicas na região abdominal e no caso de insônia ou pesadelos na planta dos pés;

2. Você também pode pingar 10 gotas no difusor elétrico de água e deixar ligado no quarto.

 

ANSIEDADE, STRESS E AGRESSIVIDADE:

CAMOMILA ROMANA | Para crianças acima de 6 meses

Conforme já citado, é um dos mais incríveis óleos essenciais para acalmar o sistema nervoso, em casos de agitação, ansiedade e estresse.

LAVANDA FRANCESA | Para crianças acima de 2 anos

Estudos realizados por Lehrner et al.(2005) com 125 crianças comprovam que a Lavanda traz equilíbrio, calma e bem estar para crianças muito ansiosas e agitadas. 

MANDARINA | Para crianças acima de 2 anos

Traz alegria, descontração e suavidade em momentos de irritação infantil e agressividade. 

Modo de uso:

1. Diluir 1 gotas em 10 ml do óleo vegetal citado e fazer massagem na cervical ou planta dos pés;

2. Você também pode pingar 10 gotas no difusor elétrico de água e deixar ligado no quarto.

 

FALTA DE APETITE, MEDO E INSEGURANÇA


MANDARINA e PALMAROSA | Para crianças acima de 3 anos

Auxilia a melhorar o apetite e no caso da Palmarosa ajuda muito a acalmar as emoções e em medos e inseguranças. 

Modo de uso:

  • Diluir 1 gota em 10 ml do óleo vegetal citado e fazer massagem na cervical ou planta dos pés;

 

FALTA DE CONCENTRAÇÃO

LIMÃO SICILIANO | Para crianças acima de 4 anos

Para crianças muito agitadas e desatentas, que não conseguem ficar paradas nas aulas no computador.
Limpa o excesso de informação na cabeça, ajudando a criança ter mais foco e concentração na escola, nos estudos ou em qualquer situação geral do dia-a-dia.

Modo de uso:

  • Pingar 10 gotas no difusor elétrico de água e deixar ligado no quarto ou no ambiente que a criança está.

 

Seguindo as restrições e concentrações indicadas você trará muito mais alegria, saúde e qualidade de vida para seus filhos.
 

Quer saber mais sobre as energias que nos esperam em 2022? Confira as Previsões 2022 e dicas de simpatias para começar o ano novo com o pé direito para uma nova fase em um novo ciclo.

 

TEXTO: Lu Fernandes | Terapeuta holística, aromaterapeuta, estudiosa do ocultismo e práticas espirituais, Sacerdotisa na Magia Natural e Guardiã nos Círculos de Mulheres.

INSTAGRAM: @terapeutamagica

LEIA TAMBÉM

Por