Últimas

O que é Quaresma: entenda o significado do ritual católico

Por Redação João Bidu 26/02/2020 ÀS 10H30
O que é Quaresma? O que é Quaresma? - Freedom Studio/Shutterstock

O calendário católico é marcado por diversas comemorações, rituais e datas importantes para os devotos da religião. Mas, afinal, você sabe o que é Quaresma? Originada do latim, a palavra Quaresma refere-se ao quadragésimo dia, ou seja, o período de 40 dias antes da Páscoa. Em 2020, a Quaresma começa dia 26 de fevereiro, na chamada Quarta-Feira de Cinzas, e termina dia 9 de abril, na quinta-feira antes da Páscoa. Nesse momento, os cristãos devem refletir sobre a vida e seguir os passos do menino Jesus.

O significado de o que é Quaresma para as famílias católicas está diretamente ligado ao período de preparação para a ressurreição de Cristo, na Páscoa. Neste momento, Deus nos convida a ter atitudes de bem e procurar o verdadeiro arrependimento dos pecados para a salvação da alma. Algumas atitudes comuns no período são o jejum, a abstinência de carne, a prática da caridade e o hábito da oração. Ao abrir mão de seus desejos e vontades carnais, é tempo de refletir sobre a necessidade do outro e ter compaixão.

O que fazer durante a Quaresma?

Como essa é uma época para se dedicar à salvação da alma, você deve procurar o arrependimento verdadeiro dos pecados. A Quaresma é a ocasião mais adequada para pedir a Deus coragem e sabedoria para agir sempre da forma correta. Muitos cristãos costumam praticar o jejum durante a Quaresma, visando uma vivência plena deste tempo. No entanto, existem outras maneiras de praticar a abstinência. Mais do que abrir mão de comidas e bebidas, nessa época vale a pena pensar no que falta na mesa do outro e no que pode ser feito para alcançar um mundo mais justo para todos, sem distinção de raça, credo ou estilo de vida. 

Segundo a tradição da Igreja, as pessoas deixam de comer carne durante a época da Quaresma, especialmente às quartas e sextas-feiras. A caridade é uma delas: ao dividir o que você possui para oferecer um alento aos mais necessitados, você se aproxima de Deus e fortalece sua fé. Mais do que abrir mão de comidas e bebidas, nessa época vale a pena pensar no que falta na mesa do outro e no que pode ser feito para alcançar um mundo mais justo para todos, sem distinção de raça, credo ou estilo de vida.

LEIA TAMBÉM

01049