Últimas

O Ciclo de Saturno sob a perspectiva profissional

Por Vanessa da Rocha 16/10/2020 ÀS 12H00
Saiba como o Ciclo de Saturno influencia na perspectiva profissional Saiba como o Ciclo de Saturno influencia na perspectiva profissional - Shutterstock

Saturno na Astrologia é o astro da regência do tempo, aquele que nos lembra que tudo na vida  tem começo, meio e fim. Por isso, o ciclo de Saturno em relação ao nosso Mapa Natal tem um  papel fundamental no nosso processo de amadurecimento e de estruturação em todas as  áreas da nossa vida. Por onde “Saturno passa” em trânsito, ele nos convoca a assumir a  responsabilidade pelo o que queremos e devemos fazer. Por isso o entendimento de  eventualmente representar os atrasos e paradas naquele setor, pois o lembrete é de que  devemos estar preparados para o próximo estágio e, quando não estamos, a tendência é  enfrentarmos desafios e obstáculos para amadurecermos. 

Hoje quero especificamente falar do ciclo de Saturno em relação ao Meio do Céu no Mapa  Natal. Se Saturno é o regente da estruturação e amadurecimento e o Meio do Céu no Mapa o  ponto que aborda as nossas questões de carreira e as metas de realização material, analisar  esse ciclo pode nos dar insights sobre o nosso momento atual de carreira e qual foco devemos  dar para obtermos o melhor resultado com as nossas escolhas e atitudes. 

Primeiramente gostaria de explicar o que estou chamando de ciclo entre Saturno e o Meio do  Céu, que dura aproximadamente 28 anos e tem seus principais marcos acontecendo a cada 7  anos, também aproximadamente. Para identificar em qual fase estamos, analisamos Saturno em trânsito em relação ao Mapa Natal e identificamos as etapas do ciclo conforme os ângulos que Saturno faz com o Meio do Céu (MC) do Mapa, da seguinte forma: o início do ciclo é  marcado pela conjunção, ou ângulo de 0°, de Saturno com o MC Natal. O segundo momento  do ciclo se refere à primeira quadratura, ou primeiro ângulo de 90° de Saturno com o MC  Natal. A terceira etapa do ciclo corresponde a oposição, ou ângulo de 180°, entre Saturno e MC Natal. E o último período do ciclo corresponde a segunda quadratura, ou ângulo de 90°, de  Saturno em relação ao MC Natal, momento em que está caminhando para a próxima  conjunção e reinício do ciclo. 

 

Gráfico Saturno MC

O início do ciclo, ou a conjunção, marca uma nova etapa da carreira e das nossas metas de  realização material. É a fase em que avaliamos o que nos motiva a fazer o que fazemos, a buscar as metas materiais que temos buscado e traz a oportunidade de um novo impulsivo, de  semear algo novo e planejarmos como colocaremos essa nova motivação em prática.  

Já na segunda etapa, período que se inicia na primeira quadratura, podemos observar o primeiro desafio do ciclo. Completados os primeiros sete anos de uma nova direção de carreira  e metas, temos mais experiência e tendem a ficar mais claros os ajustes necessários para que  as novas perspectivas se concretizem. Porém, o momento é de realizar os ajustes, inclusive das  atitudes individuais, visando expansão e crescimento do que foi semeado. 

Na terceira etapa do ciclo, ou oposição, temos a total exposição dos resultados que tem sido  semeado nos últimos 14 anos, o que nos convoca a uma parada para observar. Temos nesse  momento a oportunidade de fazer uma reavaliação das metas, da carreira, analisando  inclusive a conexão entre o que estamos buscando e o que nos motiva. Com base nisso  podemos realizar uma reestruturação, antes de caminharmos para a próxima etapa. 

A seguir, caminhamos para o fechamento do ciclo, ou para a segunda quadratura entre  Saturno e o Meio do Céu, momento em que temos uma clara percepção de tudo o que foi  construído e começarmos a nos preparar para o próximo ciclo. É a fase em que colhemos o  resultado do que plantamos e dos ajustes que fomos realizando ao longo da trajetória, podendo esses resultados positivos ou negativos. E observando os resultados, temos a 

oportunidade de avaliar o que queremos levar adiante e o que precisaremos eliminar, pois um  novo ciclo começa a se aproximar e se faz necessária uma limpeza para que o novo tenha um  lugar. 

O interessante dessa análise entre Saturno e o Meio do Céu é que cada um de nós nasceu com  Saturno em um determinado ponto do Mapa Astrológico e vivenciamos as etapas desse ciclo  em diferentes idades. O início desse ciclo, muitas vezes marca importantes estruturações de  carreira e perspectivas profissionais na vida das pessoas e analisar o momento em que você  está, pode te ajudar a compreender melhor como agir. Aliás, se você estiver passando por uma  conjunção de Saturno com o Meio do Céu em 2020, junto com a Grande Conjunção com  Plutão e Júpiter, provavelmente você pode estar passando por uma grande transformação  profissional e é um excelente momento para avaliar o que verdadeiramente te motiva e  começar a planejar toda essa grande mudança.

 

TEXTO: Vanessa da Rocha | Astróloga Vocacional e Empresarial

INSTAGRAM: @vanessadarocha.astrologia  

 

LEIA TAMBÉM:

02773