Fale conosco

Terapias holísticas

Musicoterapia e cromoterapia: saiba como as músicas e as cores podem ajudar a relaxar

As cores podem ser usadas para trazer harmonia ao organismo - Foto Brooke Cagle/Unsplash

Ultimamente você se sente cansado e até mesmo estressado? Não é porque estamos em quarentena em nossas casas que a calmaria reina entre nós, certo? Afinal, estamos expostos a diversos agentes negativos que podem abalar nossa força física e mental.

Neste momento, o ideal é buscar por alternativas para manter as energias em equilíbrio e, assim, sentir mais harmonia e tranquilidade em casa. E duas formas de terapia podem te ajudar nesse processo: a cromoterapia, que utiliza as cores para o tratamento de cura do corpo e a musicoterapia, que faz uso das melodias. Ambas são capazes de trazer mais serenidade para os seus dias de isolamento. Quer saber como? Então confira a seguir como essas terapias vão te ajudar.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIASI ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

O que é Cromoterapia e como funciona?

A cromoterapia aproveita das diferentes propriedades de determinadas cores para exercer uma ação de cura e estímulo no corpo. Nesse processo, geralmente mais de uma cor é utilizada e a escolha das tonalidades depende muito de qual tipo de problema a pessoa enfrenta.

Esse tipo de terapia está interligado à ciência que defende que cada parte do corpo tem sua própria tonalidade, ligada também aos Chakras. Isso porque as cores têm vibrações e propriedades terapêuticas capazes de manipular e corrigir os campos energéticos do corpo.

Nesse processo, as cores são aplicadas de forma direta para reparar ou neutralizar os excessos do corpo. Então, se você está passando por um período de estresse, seu corpo certamente está acumulando essa energia e isso é sentido por meio do cansaço e aquela sensação de peso no seu corpo físico.

A melhor parte dessa terapia é que você não precisa sair de casa para usar as vibrações das cores. Entre em contato com os benefícios das tonalidades por meio da luz solar, alimentos, líquidos, mentalização, ou até mesmo com roupas e pelo ambiente, com luzes e decorações.

Quer viver com leveza e aproveitar o que o Universo tem de melhor? Participe da Jornada da Transformação, um webinário que abordará temas como inteligência emocional, numerologia e autoconhecimento. 

Shutterstock

Confira algumas cores com propriedades que provocam o relaxamento:

Verde

Essa cor pode ajudar a promover o equilíbrio interno e a diminuição do estresse. O verde é uma boa alternativa para quem quer ter uma sensação de calmaria, pois ele é capaz de trazer refrescância e bem-estar ao corpo. Outro ponto positivo é que essa cor estimula o sistema imunológico, auxiliando, assim, o combate de doenças infecciosas. 

O verde está ligado ao sentimento de renovação e vida nova. Pode ser usado para baixar a pressão, combater a insônia e problemas emocionais.

Azul 

Há uma grande propriedade calmante nessa cor, por isso é a mais famosa quando o assunto é sensação de tranquilidade. O azul atua no sistema nervoso e em todo o sistema muscular, então seus efeitos são facilmente sentidos.

Nos tratamentos, essa cor é usada para ajudar induzir o sono e aliviar os sintomas de estresse. O azul proporciona relaxamento, paz e quietude. Muito benéfico para o nervosismo e dores de cabeça.

Violeta

Sabe quando a cabeça fica cheia de emoções destrutivas? Para minimizar isso, faça uso da cor violeta, pois ela pode dissipar esses sentimentos ruins da sua mente. Suas propriedades também são relacionadas às energias motivadoras dos recomeços, da esperança e da vontade de fazer acontecer. Então, além de mandar embora a negatividade, o violeta restaura seu desejo de viver plenamente.

Também ajuda a reparar o sono e tem efeito curativo sobre as neuroses. Pode ser usada durante a meditação para auxiliar no processo de concentração e respiração. Essa cor não tem contra-indicações, então sempre que possível, dedique um momento para sentir os seus benefícios sobre o corpo físico e espiritual.

O que é Musicoterapia e como funciona?

A música tem um grande poder de mexer com as nossas emoções. Com certeza você já se emocionou com uma melodia ou quis dançar ao som de outra. Por meio das notas musicais é possível ter relaxamento, mais calma e ânimo para o dia a dia - tudo depende do tipo da música.

Esse processo acontece porque a música consegue ativar a parte do cérebro responsável pelo prazer. Quando ouvimos uma melodia do nosso agrado é liberada dopamina pelo nosso corpo, provocando, assim, uma sensação de bem-estar. Graças a esses efeitos, a musicoterapia é utilizada como um tratamento natural para ajudar na cura de diversas doenças.

Pessoas que sofrem com os efeitos do estresse podem aplicar a musicoterapia em suas vidas para conseguir ampliar os níveis de serotonina e endorfina, que minimizam ansiedade, angústia e insônia.

Em um momento do seu dia, principalmente quando estiver sentindo ansiedade ou estresse, coloque para ouvir uma música de sua preferência, em volume baixo. Procure optar por tons suaves e alegres, que podem ser até sons da natureza, como o barulho da chuva, dos pássaros e do vento batendo nas folhas das árvores. Lembre-se de respirar lentamente e profundamente nesses momentos. 

Os conhecimentos místicos do João Bidu pode estar ainda mais perto de você! Com o Curso Básico de Astrologia, você terá compreensão das principais características e simbologias sobre o Zodíaco. Aproveite e aprenda sobre o seu signo com um dos maiores astrólogos do Brasil!

LEIA TAMBÉM:

Por