Fale conosco

Meditação

Metta Bhavana: conheça a meditação do amor incondicional

Descubra como fazer a meditação do amor incondicional - Crédito: Brett Sayles/Pexels

A meditação ​Metta Bhavana é uma técnica budista muito utilizada para cultivar amor e propagar compaixão pelo mundo. Por essa razão, a meditação é conhecida por estimular o amor incondicional, que nada mais é que o sentimento puro e verdadeiro de afeto e empatia pelos outros e por si mesmo(a).

O objetivo da prática, então, é direcionar a energia mental para o lado bom da vida. Assim, você deixa de lado o pessimismo, a negatividade, além das emoções destrutivas, bem como a raiva, a inveja e a mágoa, para sentir o florescer do amor dentro de si.

Abrir espaço no coração para o amor incondicional faz com que você encontre a paz nos pequenos detalhes do cotidiano. Isso porque a meditação ajuda a ver o mundo com olhos mais gentis e tolerantes. Confira como praticar em casa o Metta Bhavana para cultivar o amor incondicional!

Metta Bhavana: qual a utilidade?

  • Ajuda a encontrar a paz de espírito;
  • Liberta o coração das correntes das mágoas e dos arrependimentos;
  • Auxilia no processo do perdão;
  • Combate as dores do passado;
  • Muda positivamente a perspectiva da vida;
  • Transmite compaixão e empatia por todas as pessoas;
  • Une as pessoas;
  • Estimula o amor próprio;
  • Faz com que cada um encontre o próprio caminho da felicidade.

Como fazer a meditação

Encontre um local sem ruídos que você possa ficar confortável para começar a meditação. Não há uma posição correta do corpo, assim, escolha ficar sentado(a) ou deitado(a) de acordo com as suas necessidades.

Comece respirando profundamente para relaxar a cabeça e o corpo. Procure se concentrar em um único pensamento positivo ou em um ponto fixo. Dessa forma, o fluxo de pensamentos ficará mais calmo e você conseguirá manter o foco na meditação por mais tempo.

O Metta Bhavana contém oito frases que não precisam ser faladas na mesma sequência, mas devem ser ditas com calma e, principalmente, sinceridade. Ao proferir uma frase, sinta dentro de você qual é a essência dela. Tente compreender o significado para melhor transmitir a verdade por trás das palavras.

  1. Que eu seja feliz;
  2. Que eu não sofra;
  3. Que eu encontre as verdadeiras causas da felicidade;
  4. Que eu supere as causas do sofrimento;
  5. Que eu supere toda ignorância, carma negativo e negatividades;
  6. Que eu tenha lucidez;
  7. Que eu tenha a capacidade de trazer benefício aos seres;
  8. Que eu encontre nisso a sua felicidade.

Após realizar a meditação para você, isto é, com o foco energético em si mesmo(a), direcione a sua energia para outra pessoa. Se você sente dificuldade de se relacionar com um indivíduo ou se você tem sentimentos negativos por alguém, repita a meditação substituindo o "eu" das frases pelo nome da pessoa que você deseja perdoar. Dessa forma, você estará propagando a compaixão até o coração do outro.

Você também pode dizer o nome das pessoas que você ama e até mesmo proferir as frases para a humanidade. Lembre-se que essa é a meditação do amor incondicional, então, seja uma ferramenta dessa prática para levar empatia para todos os cantos do mundo.

Repita, pelo menos, duas vezes todas as frases. A meditação não tem um tempo ideal - pode ser realizada em cinco minutos ou em uma hora. O mais importante é sentir que você é um canal da verdade e, assim, toda palavra que sair da sua boca condiz com a voz do seu coração. Só dessa maneira a meditação trará resultados para a sua vida. Acredite no que você diz para manifestar no mundo o que você deseja.

LEIA TAMBÉM:

Por