Fale conosco

Geral

Mau humor? Saiba como mudar isso por meio dos aromas

Muito mais que um item de cuidado pessoal, as fragrâncias dos perfumes podem ser usadas como aromaterapia - Shutterstock

Diante de milhares de pessoas perdendo o olfato devido às consequências da covid-19, muitas pessoas começaram a valorizar mais esse sentido. Hoje, é de conhecimento geral que o paladar está ligado ao nosso olfato, assim como outras sensações. Com os holofotes voltados aos aromas, uma técnica medicinal milenar, a aromaterapia que utiliza óleos essenciais para tratamentos, agora passou a usar também perfumes? Saiba mais como são utilizados os aromas e como você pode aproveitar para ganhar mais bem-estar e até afastar o mau humor!

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

De acordo com o perfumista Olindo Caverzan Júnior, dentre os cinco sentidos, o olfato é o que afeta mais rapidamente as nossas emoções. “O olfato está diretamente ligado às emoções por meio das memórias. De forma resumida, o odor é uma partícula química que entra pelo nosso nariz e é enviada ao bulbo olfatório. Nessa região do cérebro, células receptoras processam a informação, que é transmitida até a amídala, local em que as emoções são assimiladas. Então, esta sensação vai até o hipocampo, que é a área responsável pelo aprendizado e pela nossa memória”, explica o especialista.

Portanto, pode-se dizer que o olfato é único sentido que está ligado diretamente ao cérebro, fazendo com que os aromas evoquem lembranças e memórias profundas inconscientemente, liberando serotonina e afetando o humor.

Mas vale lembrar que o cérebro armazena as informações de formas diferentes, por isso nem todas as lembranças e sentimentos em relação aos aromas podem ser positivos. Cada pessoa terá uma perspectiva diferente sob o mesmo cheiro, levando a diferentes emoções.

Um aroma para cada momento

Segundo Olindo Caverzan Júnior, é possível escolher um aroma para cada atividade que será desempenhada no dia. “Cada aroma age de forma diferente no organismo, por isso devemos conhecer suas características para obtermos os melhores benefícios. Por exemplo, o alecrim pode ser usado para ambientes onde precisamos de concentração, como no trabalho ou estudo, por ter ação energizante e revigorante, porém durante a noite pode provocar insônia”, alerta o diretor na Água de Cheiro.

Já para atividades que exigem calma, o perfumista indica o aroma de lavanda, pois traz paz, relaxamento e tranquilidade aos ambientes, por isso é muito usado para aromatizar o quarto na hora de dormir. E a lavanda já é bem conhecida como um tranquilizante natural e isso faz com que os perfumes com suas notas ofereçam a mesma referência, regularizando a resposta do organismo com o sistema nervoso.

Outro aroma conhecido é o da baunilha. De acordo com o profissional, essências com notas de baunilha, trazem lembranças da infância – como sorvete e biscoito –, pois eram comuns esses alimentos serem consumidos como recompensa e em momentos de prazer. Por isso, o aroma carrega efeito relaxante e de conforto.

Olindo Caverzan Júnior também fala sobre outros aromas e as sensações. “A laranja-doce oferece segurança e equilíbrio e ajuda a eliminar alguns temores, como medo infantil, medo noturno, medo de dirigir. Já o ylang-ylang desperta paixão e sensualidade, tornando os momentos entre os casais inesquecíveis”, revela o diretor da franquia.

Para quem levantou da cama com o pé esquerdo e não sabe o que fazer para mudar o mau humor, a dica do perfumista são os aromas cítricos. “Perfumes com notas cítricas, como laranja e limão, estão associados ao bom humor. Isso porque a essência está ligada ao frescor e ao revigoramento de energia.”

Contudo, o especialista alerta que cada pessoa por ter uma percepção diferente do cheiro. “Diversos motivos influenciam, como sensibilidade a aromas específicos ou olfato mais aguçado. Porém, na aromaterapia, eles agem da mesma forma nas pessoas. Para melhorar o humor são indicados os aromas energizantes e revigorantes, como o alecrim ou o Lemon Grass, também conhecido como erva-cidreira”, aconselha.

LEIA TAMBÉM:

Por