Fale conosco

Astrologia

Marte Retrógrado: 4 dicas para sobreviver a esse trânsito

Dicas de como lidar melhor com a energia do Marte em retrogradação - Shutterstock

Como se 2020 não estivesse bastante cansativo, temos Marte Retrógrado em Áries, do dia 09 de setembro a 13 de novembro.

Marte se sente vigoroso em Áries, mas, ao se tornar retrógrado, a energia cai e possivelmente o impulso fica desgovernado. Portanto, tome muito cuidado com as suas ações para evitar acidentes.

Para entendermos a energia da retrogradação, imagine que estamos com uma caneleira de 20 kg em cada perna e precisamos subir as escadas de um prédio de 15 andares. É dificultoso e cansativo, certo?! A energia despendida para concretizar nossos planos é tão intensa, que pode ser que desistamos de algumas coisas.

Somado a isso, temos quadraturas de Marte com os três planetas em Capricórnio (Júpiter, Saturno e Plutão). A sensação de “fraqueza” será em âmbito individual e coletivo, sendo que é possível esperar atritos políticos e transformações abruptas.

DESCANSE

Marte é o planeta da ação e do impulso. Então, quando ele retrocede, é um ótimo período para descansarmos e evitarmos agir freneticamente. Marte retrocede a cada 26 meses, por isso é um convite para realizamos uma autoanálise e permitirmos compreender o que não vale mais a pena.

 

COLOQUE TUDO EM ORGANIZAÇÃO

Retrógrados servem para nos colocar de volta na direção que queremos e nos impede de avançarmos atropelando nós mesmos. Este é o momento de se perguntar sobre nossos rumos, motivos e projetos. Você está colocando muita energia em algo? Elimine problemas antigos que estavam em banho-maria. Para muitos, buscaremos encontrar paz e equilíbrio interior. Quando percebemos que estamos em nosso próprio caminho, podemos encerrar a batalha dentro de nós mesmos.

 

TRABALHE AUTOESTIMA E AUTOCONHECIMENTO

Vênus rege traços "femininos" como emoção, beleza e amor. Em contrapartida, Marte rege traços "masculinos" como agressão, sexo, ação e desejo. Quando o planeta guerreiro fica retrógrado, essas áreas de nossa vida podem parecer um pouco frágeis. Os impulsos sexuais podem diminuir. No local de trabalho, podemos nos sentir estagnados.

Algumas vezes, é possível que a frustração tome conta de nós. Mas, calma! Sabendo disso, se recolha, passe a observar o que lhe dá prazer e compreenda que nem sempre conseguimos ser produtivos no grau máximo. 
 

PRATIQUE O AUTOCUIDADO

Incline-se para o lado venusiano (Vênus está em Leão até dia 01/10). O mundo é um pouco caótico, mas ainda podemos nos tratarmos como a realeza. Tome banhos um pouco mais longos, cozinhe algo que goste e relaxe. Use este retrógrado para reavaliar as áreas da vida governadas por Marte. É possível que, ao final dessa retrogradação, entendamos que algumas pessoas ou situações não devem despender a nossa energia como estava sendo. E, sim, voltaremos a olhar a vida com esperança.
 

TEXTO:  Bruna Giorgi | Astróloga

INSTAGRAM: @in.flua


LEIA TAMBÉM:


 

Por