Mamãe Oxum está ligada ao feminino e a fertilidade. Ela ensina as mulheres a honrar a menstruação, a valorizar o poder feminino e o poder que o sangue menstrual tem, que é vida, força e magia da essência da mulher, além de mostrar a força e fertilidade de gerar filhos.
Oxum atua no campo vibracional da fertilidade, mas não é limitada só a fertilidade de gerar filhos, mas da manifestação da prosperidade e criação de nossas vidas. Ou seja, Oxum atua na prosperidade financeira também.
Oxum é dona do ouro e da fartura. Mas o ouro que é de nossas vidas, nossa saúde, nosso equilíbrio emocional e nossas realizações pessoais.
Ela é chamada de Mamãe Oxum por que é dela a responsabilidade de zelar, cuidar dos fetos desde o momento da fecundação até o momento do nascimento. Após nascer o bebê, ela entrega a Mãe Yemanjá, que passa para as mãos dos Orixás de cabeça que vão acompanhar aquela criança por toda a vida.
Como ensina a Yalorixá Mônica Berezutchi, Oxum é a mãe d’água e nenhum ser humano pode viver sem a água, ou seja, ninguém pode viver sem Oxum.
Ela é a observadora do caráter do ser humano, das emoções, é a água que tomamos banho todos os dias e nos purifica. É a água que bebemos todos os dias. Isso é Oxum em nosso corpo físico.
Qualidades de Oxum:
Oxum Apará: Trabalha em vibração com Ogum. Essa é considerada a mais jovem Falangeira de Oxum;
Oxum Ijimum: Trabalha em vibração com Iemanjá. Considerada uma velha Oxum, também conhecida por Ijimú, Ijumú, Jumu,jumum Ou Ygemum;
Oxum Iápondá: Trabalha em vibração com Oxaguiã (Oxalá Jovem). Característica principal de ser guerreira, essa Oxum leva no seu nome a homenagem a sua cidade, Iápondá, na qual ela era rainha;
Oxum Ifé: Trabalha em vibração com Xangô. Tem a força da cachoeira que cai da pedreira;
Oxum Abalu: Trabalha em Vibração com Omulú, Iansã, Ogum e Oxossi. Essa é considerada uma velha Oxum;
Oxum Oxogbo: Trabalha na vibração de Iemanjá e Oxalá. É o aspecto maduro da Orixá feminina. Muito vaidosa de beleza extrema, também conhecida como Abotô, Yaboto, Botô ou Ogbo;
Oxum Ajagura: Trabalha em vibração com Iemanjá e Xangô;
Saudação: Ora ye ye ô (senhora da beleza e das virtudes!)
Oferenda a Oxum
Omolokum
Ingredientes:
• 500gr de feijão fradinho
• 1 cebola
• azeite de oliva
• 8 ovos • 250gr de camarão fresco
• 1 tigela de louça branca
• 1 quartinha de louça branca
• 1 garrafa de vinho licoroso doce e branco
• 1 Maço de flores do campo amarelas
Preparo: Cozinhe o feijão fradinho e reserve. Cozinhe os 8 ovos e reserve. Limpe o camarão. Refogue a cebola em azeite de Oliva. Refogue o camarão até dourar. Bata o feijão Fradinho já cozido no liquidificador e junte ao refogado, mexendo até engrossar. Coloque na tigela de louça, enfeite com os 8 ovos cozidos e regue com bastante oliva.
Enfeite com algumas flores.
Coloque todo seu amor para conseguir acessar o amor de Oxum. E que o Axé de Oxum seja presente em sua vida!
TEXTO: Mary Archangel | Taróloga, Facilitadora de Desenvolvimento Feminino, Terapeuta e Psicoterapeuta tântrica
INSTAGRAM: @mary_archangel
LEIA TAMBÉM: