Fale conosco

Religiosidade

Dia de João Paulo II: santo que foi papa durante 26 anos

Estátua de João Paulo II - Crédito: Pixabay

João Paulo II, batizado com o nome Karol Jósef Wojtyla, nasceu em 18 de maio de 1920 na Polônia, em uma cidade chamada Wadowice. Os membros da sua família, que eram a mãe, o pai e dois irmãos mais velhos faleceram ainda jovens, deixando Karol completamente sozinho aos 21 anos. Ao relembrar dessa época, o papa João Paulo II disse "aos vinte anos, eu já tinha perdido todos os que amava".

Quando ainda tinha 18 anos, o rapaz entrou na escola de teatro, da Universidade Jagellonica. Em 1939, soldados nazistas invadiram a Universidade e a fecharam. Para conseguir sobreviver e não ser levado para Alemanha, Karol começou a trabalhar em uma indústria química. De forma clandestina, ele continuou os estudos com o objetivo de preservar a rica cultura do seu país.

Já em 1942, Karol ingressou em um seminário clandestino, na Cracóvia, criado pelo arcebispo Adam Stefan Sapieha. Tudo era feito com muita cautela e escondido porque judeus e padres eram levados pelos nazistas para os campos de concentração.

Karol conseguiu retornar abertamente para os seus estudos de teologia após a II Guerra Mundial. Então, em 1946 tornou-se sacerdote. Mesmo com a nova ocupação, não parou de estudar, assim foi dirigido para Roma, onde conseguiu pegar um título de Doutor em teologia. Nos anos seguintes trabalhou como vigário e até lecionou aulas de Ética e Teologia.

Outros anos marcantes para a vida de Karol foram 1958, ano em que tornou-se bispo; 1964, data em que foi designado arcebispo de Cracóvia e 1967, por meio do Papa Paulo VI, foi nomeado cardeal.

Aos 58 anos, Karol Jósef Wojtyla foi escolhido para ser papa, em 16 de outubro de 1978. Foi então que ele passou a ser chamado de João Paulo II, nome papal que ele escolheu para si mesmo. João Paulo II teve um dos mais longos pontificados, com a duração de 26 anos.

Durante os seus anos como papa, João Paulo II promoveu o diálogo e as orações de paz. Foi responsável pela criação da Jornada Mundial da Juventude, em 1985, com o objetivo de facilitar a comunicação entre jovens de diversas culturas e, assim, criar empatia e conexão entre eles.

João Paulo II morreu aos 85 anos, em 2 de abril de 2005. Na época, grandes foram as homenagens para esse papa que até os dias atuais é muito querido pelos fiéis. O processo de beatificação de João Paulo II começou 26 dias após a sua morte.

O milagre que foi associado ao papa ocorreu com uma freira francesa. João Paulo II, quando vivo, sofreu muito com a doença de Parkinson. A freira estava passando pelo mesmo sofrimento, então rezou pela ajuda do papa. Milagrosamente, a freira foi curada do mal de Parkinson. Assim, João Paulo II foi beatificado em 1 de maio de 2011, passando a ser considerado como santo. A data escolhida para celebrar o Dia de João Paulo II foi 22 de outubro.

Dia de João Paulo II: oração ao santo

"Deus, nosso Pai, a fim de voltarmos para vós, devemos encontrar vossa misericórdia, vosso paciente amor que em Vós não conhece limites. Infinita é a vossa prontidão em perdoar os nossos pecados assim como inefável é o sacrifício de vosso Filho. Com confiança pedimos, pela intercessão de São João Paulo II, que nos concedais esta graça. Por Cristo Nosso Senhor. Amém."

LEIA TAMBÉM:

Por