Fale conosco

Bem Estar

Tenha o seu próprio Jardim Zen em casa com essas 5 dicas

Faça um espaço de meditação e reflexão para se desligar da correria cotidiana - Shutterstock.

Você sente vontade de ter um lugar que transmita paz e tranquilidade sem precisar viajar pra longe ou sequer sair do conforto do seu lar? Saiba que, para isso, é possível ter um Jardim Zen em casa - até mesmo em pequenos ambientes.

Certo que um Jardim Zen tradicional - ou jardim de pedras japonês - é mais difícil de se ter em casa graças ao espaço que exige. Mas, você não precisa ter realmente um jardim ou uma casa grande para criar um ambiente tranquilo e meditativo. Reservar um cantinho para cultivar algumas plantas, elementos naturais e até uma miniatura do Jardim Zen em casa pode ser suficiente para ajudar a aliviar o estresse.

Além disso, o processo de composição desse ambiente pode ser uma atividade de distração, uma vez que a jardinagem ajuda a distrair a mente e mantê-la relaxada - isso sem contar que as plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar, já que muitas delas têm ação purificadora, pois retém a poluição presente no ambiente.

Não é só a poluição que prejudica nossa saúde, mas também as energias tóxicas que ficam estagnadas e fazem mal para o espírito e para a harmonia do lar. Por isso, um espaço de boas energias é importante para revitalizar o seu ser. Portanto, descubra como criar um pequeno Jardim Zen para você ter um lugar único em casa.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Faça um altar

Para montar um Jardim Zen em casa, primeiramente monte um pequeno altar. Como o jardim é tradicional da cultura budista, vale ter uma imagem de Buda nesse altar. Mas, você também pode apostar em outras imagens nas quais acredita, independentemente de crenças e religião. Para compor esse espaço, o ideal é colocar diferentes elementos que representem limpeza e proteção energética e espiritual para você, que podem ser amuletos, incensários e pedras.

Combine os elementos

Para aumentar o poder da natureza no seu pequeno espaço, você pode colocar objetos que, além de trazerem sorte e boas energias, simbolizem os quatro elementos essenciais - fogo, ar, terra e água. Incensos, defumadores, sinos dos ventos, pedras e fonte de água são opções simples, mas poderosas. Para representar a terra, por que não montar uma miniatura de Jardim Zen tradicional para ter no seu espaço meditativo? Com uma pequena caixinha e um pouco de areia, você consegue ter um mini templo! Importante: não se esqueça de limpar sempre e manter tampados os objetos que acumulam água, além de trocá-la com frequência, para evitar a proliferação de mosquitos que transmitem doenças.

Tenha objetos poderosos no seu jardim

Para o seu Jardim Zen em casa, você pode optar por objetos e elementos nos quais sinta uma força importante para limpar as energias e proteger o ambiente, como os sinos dos ventos, que tocam com a passagem do ar, filtros dos sonhos, mandalas e espelhos. E se você estiver montando o seu em um apartamento, busque por um espaço próximo da janela para que todos os componentes recebam ar e luz do Sol e da Lua.

Busque por um lugar aconchegante

O importante é que seu jardim seja um local aconchegante e leve, que revigore as energias. Por isso, deve estar sempre bem cuidado, limpo e organizado - plantas mortas, sujeira e bagunça têm o efeito contrário.

Para aprimorar o seu cantinho, você pode investir em esteiras e almofadas e, se tiver espaço, pode até colocar uma rede para descanso. Pode usar esse local para meditar, descansar e até mesmo praticar Yoga, estudar e fazer uma boa leitura. Vale colocar alguns livros interessantes - em um espaço adequado para não pegarem a umidade das plantas. Se quiser, pode disponibilizar um rádio com músicas com mantras ou sons da natureza.

O poder das plantas em casa

Muitas religiões e filosofias acreditam no poder das plantas e nas energias que elas transmitem. O Feng Shui, por exemplo, é uma arte chinesa milenar que planeja a disposição dos móveis, a decoração e a utilização de plantas e objetos em cada cômodo da casa, a fim de harmonizar o ambiente e fazer as energias fluírem. Conheça a seguir algumas plantas para se ter dentro ou fora de casa.

Árvore da felicidade

Se você mora com seu parceiro e quer que a união fique mais forte, essa árvore pode te ajudar pois ela simboliza a união e harmonia do casal. Essa planta é responsável pela melhora da energia do amor e torna qualquer relação muito mais aprazível e apaixonante. Dica: plante a árvore da felicidade fêmea e a macho no mesmo vaso, para fortalecer os vínculos entre você e seu amor.

Bonsai

A cultura chinesa de criar árvores em miniatura, profundamente difundida entre os japoneses e budistas do mundo todo, também pode ser uma boa ideia para seu cantinho de meditação. A técnica, ao contrário do que muitos pensam, não é feita com um tipo específico e pequeno de árvore, mas sim com árvores comuns que são criadas de forma diferente para que fiquem pequenas, como uma verdadeira miniatura da natureza. Esse processo de cultivo requer paciência e cuidados, o que é ótimo para ocupar a cabeça, limpar os pensamentos e renovar as energias.

Alecrim

Ter um vaso de alecrim em casa é ótimo para limpar as energias e promover um ambiente de cura. Além de ser um ótimo tempero, ele também é ideal para banhos de limpeza, então cultivar um pode ser ideal para evitar ficar comprando sempre que quiser usá-lo como limpeza energética corporal.

Orégano

As plantas com folhas arredondadas, como o orégano, são as que atraem prosperidade, dinheiro e sucesso no trabalho. Se você precisa de uma ajuda no serviço, tenha essas plantas por perto. As plantas que crescem para cima, como trepadeiras, também têm esse efeito. Dica: cultive essa planta principalmente perto do ambiente que você usa para estudar ou trabalhar.

Cactos

Principalmente em apartamentos, é muito comum ter vários cactos em casa, né? Como são fáceis de cuidar, essa plantinha é a preferida de muitas pessoas. Porém, tenha cuidado com ela! Cactos retém água e essa característica mexe com as emoções e nos deixam mais sensíveis. Eles também apresentam muitos espinhos, o que pode ser considerado uma barreira para o fluxo de energia. Mas calma, se você gosta ou já tem cactos em casa, não precisa se desfazer deles! Basta deixá-los do lado externo da casa ou próximos à janela ou à porta - assim, eles agem como barreiras de más vibrações que possam tentar entrar na sua casa.

Aproveite a semana de Black Friday para conferir diversas lives com especialistas e promoções na Loja do João Bidu!

LEIA TAMBÉM

Por