Fale conosco

Curiosidades

A importância da mulher curandeira para o mundo

Veja o poder da mulher curandeira - Crédito: Pexels

Você gosta de recorrer aos chás de ervas, medicamentos naturais, óleos essenciais e outros tratamentos alternativos quando sente um mal estar? Essas técnicas naturais e benéficas para o corpo foram propagadas há séculos e continuam a ser transmitidas pelas mulheres curandeiras.

As mulheres curandeiras são uma fonte de conhecimento ancestral. O que elas sabem foi passado para elas pelas suas mães e avós. Por essa razão, o conhecimento é considerado poder do feminino. Além da sabedoria sobre ervas, plantas e remédios naturais, as mulheres curandeiras também são cheias de amor e bondade. Prezam a vida acima de tudo e difundem a empatia pelo mundo.

O poder das mulheres curandeiras, então, vai além de seus conhecimentos sobre a vida e a morte. Elas têm a essência do amor, são espirituosas, defensoras da vida e não se deixam ser presas pelo medo. Também possuem um espírito forte, de modo que sempre estão na luta pelo bem de si mesmas e pelo bem de suas irmãs.

A importância das mulheres curandeiras para o mundo está no papel que elas têm na sociedade. A forma como elas curam é executada por meio de suas palavras de carinho, pelos seus olhares cheios de afeto, pela maneira como elas acolhem o próximo e pelo jeito como elas se conectam com a natureza.

A conexão com a natureza é feita através do conhecimento, da admiração e pelo respeito. Em primeiro lugar, conhecer a natureza é compreender os efeitos que ela tem sobre os seres vivos. Ela proporciona alívio das dores e a cura graças às propriedades benéficas que são encontradas em suas plantas, flores e ervas. Contudo, a presença da natureza já é o suficiente para promover a cura: experimente ficar em silêncio em um local repleto de natureza e longe da agitação da cidade, seu corpo ficará anestesiado de paz e a sua mente se livrará dos pensamentos desgastantes que podem causar doenças no organismo.

Em segundo lugar há a admiração da natureza. As mulheres curandeiras manifestam o amor que elas têm pela vida cuidando e valorizando os seres mais vulneráveis, como as plantas e os animais.

Dar amor a uma planta é doar um pouco da sua alma para ela. Seus esforços amorosos são recompensados com o tempo, pois você terá o prazer de ver o desabrochar de uma vida que correspondeu aos seus cuidados constantes e calorosos. Assim, as mulheres curandeiras se doam à natureza porque sabem que serão atendidas no futuro e que não serão vítimas de injustiças, pois tudo que se é dado à natureza é retribuído com vida.

Já em terceiro lugar há o respeito. Como não respeitar a vida abundante? As mulheres curandeiras reconhecem as suas responsabilidades de cultivar, aceitar e respeitar a vida que está em suas mãos, não importa o quão pequena e frágil ela seja.

Respeitar a natureza é assumir a grandiosidade dela. Também é compreender que mesmo que duas macieiras sejam iguais na aparência, elas são valiosas porque propagam a vida e ajudam na manutenção do ciclo natural.

As mulheres curandeiras, portanto, transmitem conhecimentos de gerações. Graças aos esforços dessas mulheres, vidas podem ser salvas todos os dias. Elas conhecem os segredos da natureza e têm a bondade de compartilhá-los com aqueles que precisam.

Você pode ser uma mulher curandeira que guarda a sabedoria da sua mãe e da sua avó que, por suas vezes, também foram guardiãs dos conhecimentos das mulheres anteriores a elas.

Essa sabedoria feminina, que é interligada com a natureza, traz consigo a essência da vida e da morte. Isso porque a mulher curandeira sabe quando é a hora de cultivar para fazer nascer e quando é hora de cortar, para deixar morrer. A morte é o fim de um ciclo, porém é o princípio para o começo de um próximo, por isso é tão importante para as relações da vida.

Para dar vida à mulher curandeira do seu interior é preciso coragem e esforços. Coragem porque você irá despertar forças grandiosas que você precisará aprender a controlar e a usar com sabedoria. Esforços porque é fácil esquecer da sua conexão com a natureza vivendo em um lugar regido pelo estresse, violência, medos e a agitação sem fim. Mas, quando você alcançar a sua mulher curandeira, você terá uma amiga íntima que entenderá as suas dores, as suas ambições e te dará apoio constante. 

Por essas razões, passe a utilizar mais o poder da natureza que é manifestado nos remédios naturais, nos chás e nos óleos essenciais, por exemplo. Ouça as histórias das mulheres mais velhas e guarde os ensinamentos na sua alma. Peça ajuda para outras mulheres e, também, estenda a mãos para as suas irmãs quando elas precisarem. Valorize você e a sua essência feminina antes de entrar em contato com o sexo oposto. E acima de tudo, liberte a sua imaginação, coloque seus desejos para fora e não tenha medo de errar durante o percurso. Decerto a mulher curandeira do seu interior estará lá para te guiar.

LEIA TAMBÉM:

Por