Fale conosco

Geral

Entenda a dualidade da simbologia da cobra

Veja como a cobra é vista por diferentes culturas e religiões - Crédito: Foto de Worldspectrum/Pexels.

As cobras são um dos animais mais presentes nas mitologias de diversas culturas. Este animal místico carrega consigo simbologias negativas e positivas, assim como muitos outros animais, mas, ainda assim, são animais que vale a pena conhecer. Confira a seguir a dualidade de simbologias da cobra.

A cobra vista pelas religiões

No Antigo Testamento, a cobra é o personagem que influencia Eva a comer o fruto proibido quando ainda estava no Jardim do Éden.

A simbologia da cobra acabou entrando no inconsciente humano através desta história com a expansão do cristianismo. A cobra é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria. Assim, como aprendemos a ver o mundo de forma mais simples, a partir da dicotomia, a sabedoria também pode ser usada para o bem e o mal. A cobra então pode representar manipulação ou perspicácia.

No budismo, a cobra representa ascensão espiritual e superação de desafios. Quando Buda medita na Árvore de Bodhi depois de dias, o Rei Serpente, Mucalinda, aparece para proteger Sidarta Gautama no seu processo de ascensão espiritual.

A cobra na mitologia grega e na Medicina

Na mitologia grega, a cobra é símbolo de regeneração e cura, representando o deus Asclépio, filho de Apolo. O mito diz que Apolo retirou o filho do ventre da mulher, Tessália, antes de a queimar por traição, e deixou seu filho aos cuidados do centauro Kiron. 

Asclépio estudou a arte da cura e desenvolveu um método para dar vida aos mortos, sendo então declarado o deus da Medicina. 

Não por acaso, o símbolo da medicina atual é um bastão com duas cobras enroladas devido a história de Asclépio.

A cobra ouroboros na mitologia

A famosa imagem da cobra que morde a própria cauda fazendo um círculo é bastante conhecida em diversas culturas. Seus símbolos são diversos, incluindo a representação do ciclo da vida, o infinito, movimento da vida e evolução. 

Hoje a figura é bastante conhecida no mundo esotérico e usada como amuleto. Apesar de ser um personagem mitológico, Ouroboros pode ser associado tanto à mitologia grega, egípcia e nórdica, mesmo que seu nome seja de origem grega, que significa "que consome a própria cauda". 

Cobra como símbolo sexual

A cobra também carrega o símbolo de sexualidade e sensualidade. Na crença cristã, por exemplo, a cobra é símbolo da tentação. Na cultura chinesa, além de ser símbolo de sabedoria e prudência, a cobra representa sensualidade e mistério. 

Para alguns psicanalistas, assim como Sigmund Freud (1856-1939), sonhar com cobra é ligado ao desejo sexual, devido a representação do falo, símbolo masculino. 

Sonhar com cobras

Podemos afirmar que a cobra é um dos animais que mais perturbam os sonhos alheios, é um dos significados mais procurados no glossário dos sonhos do site João Bidu. Dependendo de como for o sonho, pode ser algo positivo ou negativo, além de também estar ligado a um desejo ou intuição. Veja abaixo o que significa sonhar com cobras:

Significados sobre sonhar com cobras

Ver revela que você tem medo de algo. Se a cobra estiver na sua cama, significa relações amorosas com pessoa infiel. Levar uma mordida de cobra é sinal de que um inimigo poderá acusar você de algo. Pegar indica que poderá enriquecer. Matar representa vitória sobre pessoas que vinham atrapalhando o seu sucesso. Seguir uma é um conselho para que respeite suas intuições. Ser seguido por uma cobra anuncia que você conquistará uma vitória considerada impossível. Ver uma cobra morta simboliza que suas disputas se aproximam do fim. Se for verde, ninguém prejudicará você. Se for azul, você tem grande energia espiritual. Caso seja marrom, preste atenção aos seus desejos sexuais. Se for vermelha, você poderá viver uma paixão. Preta indica que poderá passar por momentos de perigo. Preta e amarela é sinal de que pessoas falsas estão próximas. Preta e vermelha é um alerta para tomar cuidado com violência.

+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

LEIA TAMBÉM:

Por