Fale conosco

Eneagrama

Eneagrama: autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional

Eneagrama - Nove Caminhos/Divulgação

Vivemos em uma sociedade que preza a necessidade de constantes treinamentos, não só para a atividade profissional, mas também para o equilíbrio emocional, a fim de suportar os dias difíceis do nosso cotidiano.

Em meio a tantas ferramentas para desenvolver pessoas, utilizadas no universo corporativo, uma vem ganhando muito espaço: o Eneagrama.

Esse sistema consiste em um canal para a busca de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Ele descreve nove tipos de comportamentos e permite que possamos entender e superar os pontos de melhoria específica, já que o Eneagrama utiliza nove tipos comportamentais, destacando a perfeição, presteza, performance, profundidade, privacidade, precaução, prazer, poder e paz.

Para saber exatamente qual seu tipo, de 1 a 9, é necessário realizar um teste de acordo com seu modo de pensar e agir, como o disponível no site Nove Caminhos.

Características gerais dos 9 eneatipos

Eneagrama

Tipo 1 - Perfeccionista

São pessoas também conhecidas como DISCIPLINADORAS. Movidas pela Justiça e pela Ordem. Visam a Ética e a atuação exemplar. São corretos e íntegros. Muitas vezes são bons líderes e professores, já que se esforçam para dar exemplo. Porém, têm muita dificuldade em aceitar as imperfeições próprias e a dos outros. Desde criança ouviram a expressão: “faça melhor”, “esforça-se”.

Características positivas: disciplinados, objetivos, determinados, comprometidos.

Características negativas: intransigentes, rígidos, intolerantes e exageradamente exigentes e tensos.

Tipo 2 - Conselheiro

As pessoas do Tipo 2 são também conhecidas como AJUDADORAS. Muitas vezes até vistas como bajuladoras. São aquelas que fazem das “tripas, o coração”, já que pertencem a tríade emocional. Pessoas do tipo 2 são compreensivas, solidárias, desprendidas, prestativas, afetuosas, amáveis.

Características positivas: empáticos, carismáticos, voluntariosos, envolventes.

Características negativas: ingênuos, teimosos, inconsequentes, intempestivos.

Tipo 3 - Competitivo

As pessoas do Tipo 3 são buscadoras do sucesso. São pragmáticas, motivadoras e conscientes da própria imagem. Também chamadas de alpinistas social, pois querem estar sempre no topo. São ambiciosas, atraentes e diplomáticas. São trabalhadoras e como cuidam da imagem pessoal, adoram impressionar.

Características positivas: dedicado, eficiente, objetivo e principalmente, um grande negociador

Características negativas: dissimulado, calculista, impessoal e manipulador.

Tipo 4 - Individualista

As pessoas do Tipo 4 são artísticas, românticas e melancólicas. São dramáticas e temperamentais. Seu humor oscila, seus sentimentos são vulneráveis e tem um pé no passado e outro no futuro. São movidos por um sentimento de culpa. São refinados, tem senso estético, são sensíveis e reservados. Representam o último número da tríade das emoções.

Características positivas: sensível, criativo, detalhista, exigente.

Características negativas: instável, crítico mordaz, queixoso, pouco objetivo, invejoso.

Tipo 5 - Investigador

As pessoas do Tipo 5 também são conhecidas como PENSADORES. Representam o cérebro do Eneagrama. Reservados e isolados. Neles tudo tem que ser explicado. Tudo é matemático. “Um dia sem aprender nada é um dia sem sol”. Tem atração por cultura.

Características positivas: planejadores, analíticos, ponderados, lógicos.

Características negativas: apáticos, distantes, frios, calculistas.

Tipo 6 - Responsável

As pessoas do Tipo 6 também são conhecidas como PATRULHEIROS. É o centro da tríade do raciocínio e, portanto, o mais preocupado e ansioso. Adotam comportamentos que acham que poderão aumentar sua segurança e por trás das defesas do seu ego, há bastante medo. São cumpridores do dever, extremamente cautelosos, confiáveis e moralistas.

Características positivas: leais, organizados, comprometidos e gregários (vivem em grupo).

Características negativas: ansiosos, preocupados, desconfiados, legalistas.

Tipo 7 - Animador

As pessoas do Tipo 7 também são conhecidas como ENTUSIASTA. Irradiam otimismo, são alegres, agradáveis, descontraídos, brincalhões, extrovertidos, imaginativos, otimistas, buscam a felicidade. Muitos projetos, mas sem foco, beirando o impossível. As pessoas desse tipo parecem que riem sem cessar. São vistas como eternas crianças.

Características positivas: criativos, bem-humorados, improvisadores e otimistas.

Características negativas: dificuldades com regras, argumentadores compulsivos, utópicos e fantasiosos.

Tipo 8 - Confrontador

As pessoas do Tipo 8 também são conhecidas como DESTEMIDO e DESAFIADOR. Mostram-se vigorosas e transmitem aos outros o sentimento de força. Têm senso de justiça e, de forma instintiva, descobrem coisas erradas. São abertos e diretos. É o mais visceral de todos.

Características positivas: assertivos, objetivos, eficazes, realizadores.

Características negativas: insensíveis, autoritários, intimidadores, agressivos.

Tipo 9 - Mediador

As pessoas do Tipo 9 também são conhecidas como PACIFISTA, pois nenhum outro tipo é mais dedicado à busca da paz interior do que ele. O tipo 9 é a coroa do Eneagrama, porque está no alto do símbolo, por isso é o mais espiritual de todos. Evitam conflitos, ficam em cima do muro, preferem ligar o piloto-automático. São conhecidos como preguiçosos e deixam mostrar sua procrastinação.

Características positivas: são calmos, mediadores, flexíveis

Características negativas: indecisos, apáticos e procrastinadores.

CONSULTORIA: Professor Luiz Roberto Relvas / Nove Caminhos

Por