Últimas

Encontre um sentido para sua vida

Por Redação João Bidu 29/03/2021 ÀS 18H00
Quais as lições do livro Em Busca de Sentido de Viktor Frankl Quais as lições do livro Em Busca de Sentido de Viktor Frankl - Shutterstock

    Você sabia que a vida sempre tem sentido apesar das circunstâncias? Que tudo que nos acontece não é por acaso? É sempre dá para tirar aprendizados e ainda se beneficiar diante de tudo que acontece?

    Pois bem, é com essa mentalidade que muitas pessoas superam os desafios pessoais e sociais.  A cura do ser humano vem através do significado que ele dá a própria vida. Vem da vontade de viver. Quer um exemplo? Você já leu, assistiu um filme ou conversou com algum sobrevivente de guerra? 

    Recentemente li o livro Em Busca de Sentido de Viktor Frankl que foi psicólogo e sobrevivente dos campos de concentração da 2° guerra mundial. Em suas observações e relatos do dia a dia de um prisioneiro, ele pode perceber e registrar o comportamento humano distante de situações críticas e severas que passa. Cada um com sua visão de mundo e resistência. Cada um com sua esperança e fé. Cada um com seus valores e sentidos na vida.

    O que faz uma pessoa querer viver tanto a ponto de suportar grandes adversidades sem saber o que o futuro lhe reserva? É isso que o livro de Frankl nos mostra!

    Agora trazendo para os dias atuais que não estão nada fáceis. O sentido ou significado da vida vem do ser humano apontar para algo além de si mesmo, para algo que não é ele ou não é para ele e sim, algo para alguém, é a sensação de dever cumprido de encontrar algo que transcende. 

    Por exemplo, encontrar um amor. Por que há pessoas que tanto querem amor?  Porque ela tem muito amor para compartilhar. Porque o amor é um valor para ela, que a vida só tem sentido quando se há amor e isso emana de dentro para fora., por isso o desejo de amar e ser amado e consequentemente, construir uma vida a dois e a família. 

    Esse exemplo reflete os 3 principais pontos abordados no livro que traz sentido na vida:

    • Valores de criação - quais são seus atos e qual trabalho desempenha que dá sentido para você? Isso se refere em qual sua contribuição ao mundo através do seu trabalho, estudos e hobbies.

       

    • Valores de experiência - qual o seu olhar para as pessoas e para o mundo? O sentido está em ver a beleza, a bondade, o amor e valorizar a família e as amizades.

       

    • Valores de atitudes – como você age ou reage diante do sofrimento e das adversidades? Suas atitudes mostrarão o que se passa dentro de você e se você realmente tem uma vida de sentido, pois, sem ela, nada somos, só padecemos.

    Reflita quanto a tudo isso e encontre um sentido para sua vida. Toda crise vem e vai embora. Toda bonança vem e também vai embora. Só pode realizar a si mesmo à medida que se esquece de si mesmo.

     

    TEXTO: Liggia Ramos | Numeroterapeuta e Taróloga 

    INSTAGRAM: @liggiaramos

     

    LEIA TAMBÉM: 

    03593