Últimas

Dia de São Bartolomeu: peça auxílio para o apóstolo de Jesus

Por Redação João Bidu 24/08/2021 ÀS 09H00
O padroeiro dos comerciantes pode te ajudar a ter estabilidade financeira e prosperidade nos negócios O padroeiro dos comerciantes pode te ajudar a ter estabilidade financeira e prosperidade nos negócios - Crédito: Foto de Shutterstock.

Em 24 de agosto é celebrado o Dia de São Bartolomeu. O santo é considerado padroeiro dos padeiros, alfaiates, sapateiros, açougueiros e comerciantes em geral.

Nascido em Caná, cidade próxima a Nazaré, na Galileia, Bartolomeu foi apresentado a Jesus pelo apóstolo e seu maior amigo Filipe. Bartolomeu foi cético e por um instante não acreditava que se tratava do messias, especialmente por vir de uma cidade pequena, conforme havia indicado seu amigo: "De Nazaré pode vir alguma coisa boa?".

Essa observação, até em um tom de deboche, seria um indicador das expectativas judaicas em relação à vinda de um messias. Ao receber um elogio de Jesus ("Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento", diz o Evangelho segundo João), o filho de Deus também disse ter visto Bartolomeu embaixo de uma figueira. Assim, Bartolomeu reconheceu Jesus como sendo o “filho de Deus” e o “rei de Israel”.

Além dos evangelhos segundo Mateus, Marcos e Lucas, os Atos referem-se a ele como um dos 12 apóstolos. Bartolomeu acompanhou boa parte da vida pública de Jesus, inclusive sua ascensão.

Bartolomeu ou Natanael?

Filho de Tholmai, também pode ser reconhecido como Natanael, conforme outras passagens da Bíblia. Segundo fontes históricas, viajava muito e atuou como evangelizador em áreas como Arábia, Etiópia, Armênia, Irã, Síria e na Grécia, juntamente com Filipe, especialmente na Frígia. Como relata uma antiga tradição armênia e o historiador Eusébio de Cesareia, Bartolomeu teria ido à Índia, em uma região mais próxima à Ásia, local onde realizou pregações como diz o Evangelho segundo São Mateus.

Depois ter feito várias conversões naquela região, superando muitas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde converteu o rei Polímio, sua esposa e outros homens em algumas cidades. Contudo, essas conversões teriam provocado a ira dos sacerdotes locais. Assim, por meio do irmão do rei Polímio, a ordem foi a de escalpelar (ou seja, tirar sua pele), depois decapitá-lo e crucificá-lo por volta do ano 51.

Aproveite a data para fazer orações e pedir bênçãos ao santo. 

Louvor a São Bartolomeu

"Senhor, trazei a nós a fé que fez São Bartolomeu sempre fiel a Cristo. Deixai que a sua igreja seja o sinal de salvação para todas as nações do mundo. Pedimos isso por meio de nosso senhor Jesus Cristo, vosso filho, que vive e reina ao vosso lado, para sempre e sempre. Amém."

Prece a São Bartolomeu

“São Bartolomeu, vós que sois o Senhor do Vento. Vós que fazeis a varri dela sobre a Terra fria. Vós que fazeis dobrar as árvores e palmeiras, com a força de vossa ventania.

São Bartolomeu, que comandais os tufões, os furacões e todos os tipos de tempestades.São Bartolomeu que comandais os ciclones, rasgando com o poder de vossa força, devastando e destruindo, arrebatando tudo que encontrais no caminho. Reduzindo o destroços por onde passar a varrida de vossas forças. Atingindo sempre os locais onde Deus quer castigar, pois o homem por natureza é mau, egoísta e pretensioso.

Vós, São Bartolomeu, fostes o escolhido por Deus para abalar e castigar os locais que, por natureza, devem mostrar com mais força a presença de Deus. Pois o homem na sua infinita ignorância, a cada dia que passa de Deus se esquece e passa a se considerar um deus sobre esta Terra fria.São Bartolomeu, fostes escolhido para mostrar ao homem que a força de Deus ainda reina por todos os séculos e quando o homem ignora por completo a Sua presença.

Vós, São Bartolomeu, sois a entidade incumbida de mostrar a ira do Rei do Mundo e como sois conhecido nos 4 cantos da Terra comandando os tufões e furacões.

É que vos peço que carregueis no vosso vento, todo o mal, todo o embaraço, toda a amarração e a falsidade dos meus inimigos.

Hoje por esta noite e amanhã por todo o dia. Assim Seja. Amém!”

LEIA TAMBÉM

 

0366