Fale conosco

Simpatias

Dicas da Benzedeira: o poder da camomila

Conheça mais sobre essa singela e poderosa plantinha - Shutterstock.

Como está seu espírito hoje? Você sabia que a camomila tem quase o efeito de pó de pirlimpimpim? Vem comigo neste texto que hoje a dica da Benzedeira é sobre essa poderosa planta. 

A camomila tem alguns nomes populares como, matricária, maçanilha, camomila-romana, camomila-vulgar, kamille, entre outros. Mas o nome científico é Matricaria chammimilla.

A camomila é aplicada especialmente no tratamento de mulheres, daí o nome latino “matricaria”, sendo também um símbolo da Virgem Maria. Assim como símbolo de modéstia a adicionada a força. 

Já se dizia que nenhuma donzela poderia passar por um pé de camomila sem fazer uma pequena reverência.

A camomila tem uma energia ótima para eliminar as mágoas, o ódio, a raiva, o medo e a falta de fé. Ela também traz esperança e tira o estresse emocional.

Na Idade Média, as flores já eram espalhadas pelo chão devido ao perfume que exalavam, e as mulheres davam ao cabelo o tom dourado do Sol, preparando um chá bem forte com a camomila.

Os egípcios já usavam essa planta para combater a malária e para aliviar queimaduras de sol.

Além disso, os antigos chamavam a camomila de “mãe das ervas”, pois já se acreditava que ela era a doadora de energias para as demais plantas.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Fitoterapia

De acordo com estudos da fitoterapia, a camomila é um calmante, e atua em dores abdominais, cistite, reumatismo, doenças de pele, conjuntivite, hemorroidas, cólicas intestinais, desequilíbrios de humor e medo. Assim como em dores de garganta, vermes, gota, cólicas menstruais e vermes intestinais.

Contudo, é preciso sempre observar as contraindicações, principalmente nos casos de mulheres gestantes.

Rituais com camomila

Banho com flor de camomila:

O banho com camomila auxilia o seu espírito a ficar mais tranquilo e equilibrado, gerando uma estabilidade nos pensamentos e atitudes.

Dizem também que este banho ajuda a atrair a pessoa amada e deixa fluir certas tomadas de decisões que antes estavam complicadas. Além disso, é um grande restaurador de forças. Então, bora tomar um banho de camomila?

Modo de fazer: ferva 1,5 litro de água, coloque a camomila seca na água, conte até cinco e desligue. Abafe por 15 minutos. Deixe esfriar na temperatura ideal para você. Coe, tome seu banho higiênico e, em seguida, despeje na sua cabeça a água de camomila. Faça o ritual acreditando na sua potência.

Caso não possa preparar o banho, amarre de um a dois sachês do chá de camomila no seu chuveiro e aproveite!

Banho para intuição e sensibilidade:

  • 1 punhado de camomila
  • 1 rosa branca (separe as pétalas antes de colocar)
  • 1 gota óleo essencial de alfazema
  • 2 punhados de capim-cidreira
  • 7 folhas de laranjeira

Modo de fazer: ferva 1,5 litros de água, conte até cinco, coloque os itens na água, exceto o óleo essencial. Desligue e abafe por 15 minutos. Acrescente o óleo essencial, tome seu banho higiênico e em seguida despeje na sua cabeça a água aromática. Esteja concentrada(o) e acredite no poder do banho para aumentar a sua intuição e sensibilidade. 

Para ter bons sonhos:

Faça ou compre um travesseiro de camomila com as flores desta planta. Além de dormir melhor pelo aroma e energia, ainda fica aquele cheirinho de campo.

“Camomila linda
a tempos você não vinha
Mas sei que você é ainda minha
e lá se vai esta insônia 
sem fazer picuinha “

Para afastar olho gordo:

Se você mora em casa, plante ao redor da residência mudas de camomila. Isso afasta o olho gordo. Caso você more em apartamento, plante em um vaso e deixe no ambiente que você recebe os amigos, ou “amigos” do pau-oco.

Para atrair sorte e fazer magias:

Muitos jogadores antes das grandes partidas costumavam lavar as suas mãos no chá de camomila. Você também pode fazer isso!

Além disso, a dica é borrifar chá de camomila no quarto dos filhos ou pessoas que não sabem esperar. Além de diminuir a ansiedade, ainda deixa este ser mais gentil e modesto. Quem não quer alguém bondoso assim do ladinho, me diga?

Para desenvolver clarividência e intuição:

  • 1 gota de milefólio
  • 1 gota de camomila
  • 4 gotas de palmarosa

Modo de fazer: misture nas mãos a composição citada acima, e sinta profundamente o aroma. Respire e inspire três vezes profundamente.

Para acabar com a insônia:

  • 1 punhado de camomila
  • 1 punhado de erva-de-são-joão
  • 1 punhado de capim-limão
  • 3 folhas de maracujá
  • 1 punhado de melissa

Modo de fazer: ferva meio litro de água, coloque os itens acima e desligue o fogo. Abafe por, no mínimo, 15 minutos. Tome pela manhã, à tarde e à noite meia hora antes de dormir.

Para reduzir as olheiras:

Às vezes estamos com aquelas olheiras que não tem creme que tire, não é mesmo? Pois bem, certamente é sinal de cansaço, nervoso e tensão. Para que a circulação local seja ativada, faça um bom chá de camomila e coloque compressas por alguns minutos. Se for de sachês, coloque nos olhos os próprios saquinhos.


Texto: Cris Meinberg, benzedeira da Terra do Bugio e terapeuta da alma. Ministra curso de ancestralidade, benzimento e proteção. 
Instagram: @cris_meinberg

Campanha Outubro Rosa:

Especialmente neste mês, até o dia 10/10, em apoio à campanha Outubro Rosa, a loja do João Bidu estará com descontos de 15 até 50%, usanod o cupom outubro15. A cada produto vendido, R$ 1 será doado para a ONG OrientaVida, que tem como foco a conscientização e promoção da prevenção do câncer de mama. 

LEIA TAMBÉM

Por