Fale conosco

Astrologia

Dia dos Filhos: veja a personalidade do filho de cada signo

Descubra os detalhes da personalidade do seu filho - Crédito: Andrea Piacquadio/Pexels

O Dia dos Filhos, comemorado em 23 de setembro, foi criado para incentivar os pais a passarem mais tempo com as crianças. Por causa do trabalho e de outras tarefas do dia, muitas vezes a convivência entre filhos e pais é reduzida. Então, neste dia especial, procure ter um momento com os seus filhos para fortalecer a união dentro do lar e, também, para não perder os detalhes do crescimento das crianças.

Durante a infância, cada pequeno é de um jeito, não é? Alguns são mais quietinhos, outros são mais enérgicos, têm os que choram mais e os que tão sempre sorridentes. Mas você sabia que a Astrologia pode explicar esses diferentes comportamentos e, ainda, te ajudar a descobrir qual é a melhor forma de agir com cada pequeno? Assim, para celebrar o Dia dos Filhos, descubra como é o filho de cada signo e saiba como agir com cada um, de acordo com as suas diferenças!

Saiba como lidar com a personalidade dos filhos de cada signo

Áries (21/3 a 20/4)

Determinação, coragem, ousadia e espírito de liderança serão marcantes na vida desse pequeno ser. Mas vai ser preciso saber driblar a impulsividade ariana, que pode aparecer tanto num surpreendente e carinhoso beijo como num acesso de fúria quase indomável.

  • NÃO FUNCIONA: bater de frente com a criança deste signo, pois ela sempre vai querer medir forças com você. Pode até ser que ela ceda diante de uma ameaça autoritária, mas retribuirá mais tarde em forma de teimosia e pirraça.

  • PREFIRA: convencê-la a fazer o que você quer por meio de argumentos. Por exemplo, em vez de obrigá-la a escovar os dentes, explique que, se não o fizer, a boca ficará cheia de bichinhos feios. Ou, senão, faça uma aposta do tipo: "Vou escovar os meus dentes primeiro". Áries vai correr na sua frente!

  • ESTIMULE: a autoconfiança, a determinação, a criatividade, a auto-expressão, a inteligência e a coragem.

  • CORTE PELA RAIZ: a agressividade, a impaciência e a tendência de abandonar as tarefas pela metade. Ensine-a a se controlar.

Touro (21/4 a 20/5)

Ela pode parecer meio lenta e até preguiçosa, mas não se engane - esta criança está apenas observando como os outros agem para fazer melhor! Quando gosta de uma atividade, pode passar horas ali, concentrada. Aliás, costuma resistir às mudanças. Precisa se sentir segura para não se tornar possessiva.

  • NÃO FUNCIONA: apressar a criança para se trocar, sair de casa ou terminar uma tarefa, porque ela estará tão determinada em fazer tudo certo que vai se atrapalhar e demorar ainda mais. Isso vale, inclusive, para aprender a falar e andar.

  • PREFIRA: reservar um tempo maior para cada atividade, estabelecendo uma rotina e prazos para ela cumprir. Uma opção é mostrar o relógio e dizer que, quando o ponteiro estiver em tal lugar, ela deverá estar vestida para sair, por exemplo.

  • ESTIMULE: a concentração, a persistência, o desejo de ajudar, as habilidades manuais e a segurança.

  • CORTE PELA RAIZ: a possessividade e o ciúme exagerado de objetos e pessoas. E a teimosia que se esconde por trás da aversão do signo de Touro às mudanças.

Gêmeos (21/5 a 20/6)

A criança deste signo parece estar ligada em 300 volts: ela se mexe o tempo todo e, mais tarde, corre, fala sem parar e faz mil coisas ao mesmo tempo. Ela se cansa rápido das coisas e vive em busca de variedades e novidades. Tende a imitar o comportamento dos adultos. É alegre, comunicativa e bem-humorada.

  • NÃO FUNCIONA: dar uma ordem, alegando um simples "Porque não". Gêmeos pode enlouquecer você com mais perguntas até ter a sua curiosidade completamente satisfeita. E nem pense em mandá-lo ficar quieto!

  • PREFIRA: usar argumentos convincentes. Ao dizer que não pode correr com um copo de vidro nas mãos, explique que, se ela tropeçar, o copo pode quebrar e machucá-la. E, se quiser acalmá-la, leia uma história ou peça que ela conte uma.

  • ESTIMULE: o bom humor, a curiosidade que a faz querer aprender mais e o dom natural da comunicação.

  • CORTE PELA RAIZ: a agitação exagerada, o hábito de mentir e a indecisão. Mostre à criança como avaliar as opções, ensinando-a a fazer as próprias escolhas.

Câncer (21/6 a 21/7)

A vida da criança deste signo será sempre guiada pelos sentimentos e pelas emoções. Ela é sensível, carinhosa e muito ligada à família. É no lar que se sente segura. Tem instinto protetor e tende a cuidar de quem ama. Guarda seus presentes como tesouros e carrega na memória todos os fatos marcantes.

  • NÃO FUNCIONA: forçá-la a dar um beijo em uma tia que acabou de chegar ou a conversar animadamente com um estranho na rua. O comportamento tímido e retraído revela insegurança e medo. É o jeito que ela tem de reagir ao desconhecido.

  • PREFIRA: avisar que ela vai receber uma visita, se possível, mostrando uma foto de quem vai chegar. Se o encontro for por acaso, apresente a pessoa naturalmente. Mas respeite esse receio. Oriente-a a dizer "oi", mas dispense-a do beijo.

  • ESTIMULE: a sensibilidade, a intuição, as demonstrações de carinho, o instinto protetor e o apego à família.

  • CORTE PELA RAIZ: o apego e o ciúme exagerado que Câncer pode ter em relação às coisas e pessoas que ama. Isso gera medo e pode render muito sofrimento.

Leão (22/7 a 22/8)

Esse signo já nasce com brilho próprio. É alegre, destemido, determinado e logo se mostra, também, independente. Mas é impaciente e não mede esforços para conseguir o que quer, fazendo cenas dramáticas e birras intermináveis. Faça-se respeitar com amor e receberá carinho em dobro.

  • NÃO FUNCIONA: bater de frente, discutir, brigar ou gritar com esse genioso ser para tentar impor a sua autoridade. Leão vai gritar ainda mais alto e fazer inúmeras pirraças para chamar a sua atenção - e a de quem mais estiver por perto.

  • PREFIRA: mostrar, com suas atitudes, que é "feio" o que ele está fazendo. Dê o exemplo de boa educação, falando com firmeza, mas em tom de voz baixo. Mostre que é você quem manda e deixe bem claro que não vai ceder aos escândalos.

  • ESTIMULE: a segurança, a autoconfiança, a determinação, a coragem, o espírito de liderança e o otimismo.

  • CORTE PELA RAIZ: a vaidade e o orgulho desmedidos e o autoritarismo que pode transformá-lo num pequeno tirano. Ensine a importância do respeito mútuo.

Virgem (23/8 a 22/9)

A criança deste signo pode parecer tímida, calada, séria e solitária. Na verdade, só está observando as coisas e as pessoas, analisando cada detalhe, preocupada em entender o mundo e aprender tudo o que acontece à sua volta. É extremamente organizada, disciplinada, esforçada e muito cuidadosa.

  • NÃO FUNCIONA: ensinar, educar ou corrigi-la por meio de broncas autoritárias, criticando ou debochando de seus erros, pois isso vai magoá-la profundamente. Em vez de tentar de novo, ela ficará insegura e retraída.

  • PREFIRA: mostrar, na prática, uma forma mais fácil (ou mais adequada) de se fazer algo. Evite dizer "Não é assim". Experimente frases de incentivo, como: "Agora que você já sabe como é, vou ensinar um jeito para ficar ainda melhor".

  • ESTIMULE: o capricho nas tarefas, a organização, o cuidado com a higiene e a capacidade de observação.

  • CORTE PELA RAIZ: a tendência ao perfeccionismo e ao complexo de inferioridade, que podem angústia-la bastante. Da mesma forma, ensine-a a respeitar as limitações do próximo.

Libra (23/9 a 22/10)

Cercar-se de amigos e parentes vai ser fácil para essa criança, que costuma ser sociável e bem-comportada. Ela adora a tranquilidade e é muito justa. Numa briga entre amigos, fará tudo para mediar o conflito. Mas vai se desesperar ao ver uma discussão dos pais se não puder intervir.

  • NÃO FUNCIONA: ensinar algo em tom de briga ou ameaça, pois Libra faz qualquer negócio para manter a harmonia. É provável que ceda rapidamente à sua ordem só para ficar em paz, mesmo não entendendo ou não concordando com você.

  • PREFIRA: conversar amigavelmente com ela, explicando o porquê das coisas. A criança libriana é naturalmente obediente e quer agradar a todo custo. Cuidado: Libra precisa aprender que há uma diferença enorme entre obedecer e ser submissa.

  • ESTIMULE: o jeito sociável e diplomático de se relacionar com os outros e o forte senso de justiça.

  • CORTE PELA RAIZ: a indecisão causada pelo desejo de fazer um pouco de tudo, tudo ao mesmo tempo. Ensine Libra a fazer escolhas e a tomar uma posição quando há várias opções.

Escorpião (23/10 a 21/11)

Tudo na vida desta criança é muito intenso, seja na alegria, na tristeza, na raiva, no humor ou na relação com pais, irmãos e amigos. Assim, é comum que ela tenha reações extremas - positivas ou não. É preciso atenção para não alimentar as emoções ruins nem a possessividade dela.

  • NÃO FUNCIONA: tentar conter as explosões emocionais dela com atitudes ainda mais agressivas, pois isso só vai alimentar o rancor escorpiano. Além disso, você estaria adotando a mesma atitude negativa que tenta combater na sua criança.

  • PREFIRA: olhar silenciosamente para ela, mostrando desaprovação, porém, aguardando que ela se acalme para poder ouvir o que você tem a dizer. Só então, sem elevar o tom de voz, repreenda-a como achar mais conveniente.

  • ESTIMULE: a determinação, a garra, a energia quase inesgotável, a coragem, a curiosidade e a autoestima.

  • CORTE PELA RAIZ: a tendência à agressividade e ao autoritarismo. Ofereça opções saudáveis para válvulas de escape, como esportes, desenhos ou diálogos.

Sagitário (22/11 a 21/12)

A natureza extrovertida e bem-humorada desta criança impressiona qualquer um à sua volta. Ela é alegre, divertida, esperta, inteligente e está sempre pronta para um passeio, uma novidade ou uma mudança de planos. Sua presença é marcante e faz amigos facilmente. Só precisa aprender a canalizar toda essa energia.

  • NÃO FUNCIONA: censurar uma atitude perigosa ou inadequada deste signo com broncas e palavras duras, pois ele é espirituoso e vai responder com um deboche. Com isso, você terá de agravar o tom da ordem ou acabará cedendo às vontades dele.

  • PREFIRA: repreender o mau comportamento da criança com uma piadinha, deixando-a sem graça. Por exemplo, em vez de brigar porque ela se recusa a tomar banho, ria, dizendo: "Hum... que cheiro de sujeira! Será que estou vendo um porquinho aqui".

  • ESTIMULE: o gosto por novidades, a alegria de viver, o bom humor e a disposição para explorar o mundo.

  • CORTE PELA RAIZ: o impulso de se atirar em aventuras sem avaliar os riscos, pois a autoconfiança pode expor Sagitário a perigos.

Capricórnio (22/12 a 20/1)

O jeito sério, disciplinado e comportado é marca registrada da criança deste signo desde os primeiros anos de vida. Ela é observadora, pois quer aprender com os adultos e fazer tudo perfeito. Quer agradá-la? Delegue a ela a tarefa de organizar o próprio quarto, por exemplo. A maturidade aparece logo.

  • NÃO FUNCIONA: querer distraí-la com contos de fadas, brinquedos mirabolantes ou piadinhas sem sentido. O jeito prático e realista dela impede que se interesse por esse tipo de diversão. Aliás, atividades fantasiosas podem mesmo aborrecê-la.

  • PREFIRA: contar coisas que aconteceram de verdade com alguém e oferecer brinquedos que se assemelham aos objetos usados por adultos, como panelinhas e ferramentas. Outra opção é dar tarefas reais para ela, como guardar os seus próprios brinquedos.

  • ESTIMULE: a disciplina, a responsabilidade, a seriedade, a persistência e o jeito cuidadoso de agir.

  • CORTE PELA RAIZ: o mau humor, o pessimismo e a sobrecarga de tarefas. Mostre à criança que ser séria não significa ser carrancuda.

Aquário (21/1 a 19/2)

É uma criança independente, criativa, que está sempre propondo uma ideia original, uma forma inovadora de fazer algo ou uma atividade diferente para a turma. Sua especialidade é chocar as pessoas e, para isso, é capaz das maiores estripulias. Sociável, compartilha suas coisas com os amigos numa boa.

  • NÃO FUNCIONA: querer impor normas apenas porque sempre foi assim. A criança aquariana tende a se rebelar contra tudo o que está predeterminado, pois ela acredita fortemente que pode descobrir alternativas melhores do que as suas.

  • PREFIRA: pedir a opinião dela sobre como fazer, ouça suas sugestões e, depois, apresente os seus argumentos para querer que as coisas funcionem da maneira apresentada. O ideal é encontrarem, juntos, um meio-termo que seja convincente.

  • ESTIMULE: a criatividade, o espírito solidário, a independência e a percepção do que ocorre à sua volta.

  • CORTE PELA RAIZ: a teimosia exagerada e a tendência a fugir de vínculos afetivos. Isso pode levá-la ao isolamento.

Peixes (20/2 a 20/3)

O mundo dos sonhos é seu lugar preferido, onde a criança pode passar horas se divertindo sozinha. É preciso ensiná-la a voltar à realidade. É muito sensível e pode ficar feliz ou triste conforme o astral do ambiente que a cerca. Faz o que pode para agradar e costuma revelar forte apego à família.

  • NÃO FUNCIONA: criticar esse pequeno ser ou compará-lo negativamente a outras crianças para incentivá-lo a melhorar seu comportamento ou a obedecer às normas da casa. Em vez de estimulá-lo, você estará magoando seu pisciano.

  • PREFIRA: enfatizar o lado positivo da personalidade da criança. Então, se quer que ela colabore com alguém, relembre um momento em que fez isso e como foi bom, em lugar de acusá-la de estar sendo má, chata, preguiçosa ou egoísta.

  • ESTIMULE: a criatividade, a sensibilidade, a sinceridade de seus sentimentos e seu empenho em agradar.

  • CORTE PELA RAIZ: a fragilidade que torna Peixes tão vulnerável às mágoas e a tendência a sonhar demais. Ensine-o a ter os pés no chão.

LEIA TAMBÉM:

Por