Fale conosco

Religiosidade e Fé

Dia de Santa Mônica: oração para a salvação de um filho

Tenha mais proteção com ajuda de Santa Mônica - Crédito: Reprodução/Wikimedia Commons

Ser mãe não é uma tarefa fácil, não é? Tomar conta, dar broncas e observar os(as) filhos(as) são atitudes que exigem bastante paciência. Isso porque, por vezes, os(as) pequenos(as) buscam constantemente desafiar os pais. Entretanto, o problema torna-se maior quando a situação sai do controle. Nessas horas, a saída pode estar na padroeira das mães desesperadas: Santa Mônica.

OS ASTROS ESTÃO A TODO VAPOR HOJE E PROMETEM SURPRESAS NO SEU HORÓSCOPO! DÁ UMA OLHADINHA NO QUE ESTÁ RESERVADO PARA VOCÊ

Referência quando os assuntos são calma e força, a mãe de Santo Agostinho (354-430) é celebrada no dia 27 de agosto em homenagem a luta e ao amor incondicional que demonstrou em vida. Também protetora das esposas, a santa teve uma trajetória marcada pelo constante cuidado que teve com seus filhos e pela devoção a Deus.

Comemore, então, o dia de Santa Mônica conhecendo a história dessa mãe valente e realizando a oração à santa por um(a) filho(a) desobediente, que precisa retornar para o bom caminho.

Dia de Santa Mônica: uma história de fé

Nascida em Tagaste - atual Souk Ahras, na Argélia -, Santa Mônica foi obrigada a se casar logo cedo. O marido, um nobre chamado Patrício, não lhe rendeu um bom matrimônio e agia de forma rude e violenta. A saída encontrada pela mulher foi recorrer as orações para resolver a rotina conflituosa.

Do casamento nasceram três crianças: Navigius, Perpétua e Agostinho. Os dois mais velhos seguiram os ensinamentos da mãe, porém o terceiro tornou-se rebelde. Santa Mônica acompanhou o ceticismo do filho desde pequeno quanto a religião.

Contudo, movida pela fé, nunca deixou de desejar a salvação do mais novo dizendo "uma única coisa me faz desejar viver ainda um pouco, é ver-te cristão antes de morrer”. O desejo, como conhecido, foi concretizado.

O santo, também conhecido como Agostinho de Hipona, foi batizado aos 32 anos pelo bispo Aurélio Ambrósio e tornou-se um dos grandes nomes da fé cristã. Suas obras que vão de filosofia a teologia são até hoje analisados por estudiosos das áreas. Pouco tempo depois da conversão de Agostinho, sua mãe faleceu.

Portanto, a fé de Santa Mônica salvou o filho de um destino cruel e, da mesma maneira, é possível pedir proteção e salvação para um(a) filho(a) rebelde por meio da constante oração. 

Oração à Santa Mônica

Prece para salvação de um(a) filho(a)

“Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois santo, Santo Agostinho, olhai para o meu coração amargurado pelo comportamento do meu(minha) filho(a) desobediente, rebelde e inconformado(a), que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família. Que vossas orações se juntem com as minhas para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu(minha) filho(a) entrar em si e voltar ao bom caminho. Santa Mônica, fazei que o Pai do Céu chame de volta à casa paterna o filho pródigo. Dai-me esta alegria e eu serei sempre agradecida. Santo Agostinho, rogai por nós. Santa Mônica, atendei-me. Amém.”​

Oração a Santa Mônica

"Neste instante sagrado e bendito, quando minhas forças se tornam unas com o infinito, oro a Santa Mônica pedindo sua excelsa influência junto ao Deus todo-poderoso para abrir os meus caminhos e tornar menos pesadas minhas atribulações que são superiores às minhas forças. Sei da capacidade de maldades das pessoas que me cercam, mas com a participação da doce presença de Santa Mônica e sua intercessão junto ao senhor, terei meios e modos de ultrapassar todos os obstáculos que se interpõem em meu caminho, especialmente com relação aos meus detratores que tentam arruinar a minha vida com infâmias e injúrias. Em nome de nosso senhor Jesus Cristo agradeço a bondade da minha querida Santa Mônica, porque sei que ela não me faltará. Amém."

Súplica pelo esposo

“Santa Mônica, neste momento, venho recorrer a ti para que, misericordiosamente, me acolha em seus braços e me console, pois não consigo mais lidar com meu esposo. Santa amada! Socorra-me nesta hora em que me encontro perdida, sem forças para lutar.” (Reze três Ave-Marias e três Pais-Nossos)

Fonte: Orações e Santos Populares, Salles Editora, 2004.
 

LEIA TAMBÉM:

Por