Fale conosco

Religiosidade e Fé

Dia de Iemanjá: Conheça mais sobre a grande Mãe

Veja mais informações da orixá feminina mais cultuada do Brasil - Crédito: Foto de Shutterstock.

Dia de Iemanjá é celebrado em 2 de fevereiro. Ela é considerada Orixá das águas salgadas, ou seja, do mar e também das lágrimas da mãe que sofre pelos filhos. Ela recebe a função da maternidade no sentido de educação da criança, da sua socialização. Ela é mãe do jovem e do adulto, a figura materna que acompanha o ser humano por toda a sua vida. Além da imagem de mãe, Iemanjá também é uma mulher bela, vaidosa e que gosta de receber presentes.

Suas vestes são brancas com aplicações de azul-claro e seus fios de contas incolor. Na mão, traz um leque de metal com espelho, conhecido como abebê. Usa braceletes e pulseiras largas em metal branco ou alumínio. Da parte lateral de suas vestes cai uma corrente com miniaturas em metal branco de estrelas, corações e, principalmente, peixinhos. Usa saias armadas que vão até o tornozelo. Do busto pende um grande laço. Na cabeça, traz um ojá comprido que termina também com um grande laço na altura da nuca. Por cima do ojá, uma coroa em tecido do mesmo pano e chourão de canutilhos que cobrem seu rosto.

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

Outras informações

Orixá dos grandes rios, mares e oceanos. Rege a vida, gestação, família, purificação e harmonia. A grande Mãe da Umbanda.
Cor: Azul e Branco.
Elemento: Água.
Local de oferta: Praias e oceanos.
Sincretismo: Virgem Maria e Nossa Senhora de Fátima.
Saudação: Odoiá!

Monte um guia para Iemanjá

Cores: azul-claro e verde-água. Faça sua guia em um sábado bem cedinho. Mergulhe-a em um copo com água e sal por 12 horas e, ao anoitecer, seque-a com um pano branco novo.
Saudação: “Odoiá”.

Na loja de João Bidu é possível comprar uma linda estátua de Iemanjá para deixar em seu altar.

Oração

“Oh! Rainha mãe das águas, grande é seu poder, grande é sua força e sua luz, por seus filhos, como é a sabedoria que governa todos os oceanos e mares.

Com esta oração rogo para que chegue a senhora meu pedido de encontrar um amor e afastar do meu rumo, os inimigos e barreiras e afogar em mim meus temores.

Que não chegue ao meu lar a tristeza nem rancores ou pesares! Que seja sua grandeza a maior riqueza que me dispensares!

Qualquer que seja seu nome, qualquer que sejam as praias e costas que suas águas beijarem, qualquer que seja o ritmo incessante das suas ondas, dos seus mares, minha fé em ti, deposito, como parte da criação de Deus na terra.

É por isso que te peço que eu encontre uma pessoa que me ame. Sei que minha súplica será atendida se for justa e bem merecida. Terá sempre meu agradecimento! Salve, Iemanjá! Amém!”


LEIA TAMBÉM:

Por