Fale conosco

Bem estar

Descubra os benefícios da Cristaloterapia

Saiba mais sobre os cristais e seus benefícios - Shutterstock

Os cristais nada mais são do que uma formação sólida geometricamente regular, sendo desenvolvidos quando a Terra ainda se formava. Á medida que o planeta ia se formando, eles foram sofrendo metamorfoses e com isso podem ser comparados energeticamente como arquivos e registros da terra. Presenciaram toda evolução do planeta e do universo, sendo considerados como o DNA da própria Terra e os ossos da Grande Mãe, sendo seu registro químico de evolução. São usados há milhares de anos pra cura e adorno, assim como para adivinhação e magia devido a sua potencialidade energética. 
 

Os cristais além de serem estruturas organizadas, difundem e potencializam a luz. Sua mais perfeita harmonia faz com que a luz passe amplificada através de si. Com isso, todo cristal, independente de sua forma ou composição pode absorver, canalizar, conservar, concentrar e emitir energia por sua estrutura, qualificando-a, através de suas ondas eletromagnéticas. Funcionam como condutores de energia, e por isso, funcionam como elo entre as energias de nossos corpos sutis, atuando em todos os níveis: Físico, Mental, Emocional e Espiritual. 


Em sua estrutura, os cristais se apresentam em formas geométricas separadas por sistemas cristalinos (Hexagonal, Cúbico, Monoclínico, Ortorrômbico, Tetragonal, Triclínico e Trigonal), possuindo estruturas internas diferentes um dos outros, e imutáveis. Interagem com a geometria sagrada do universo manifestada em nós mesmos, além de possuírem compostos químicos semelhantes ao ser humano, sendo ideais para nossa cura interna, nossos ambientes, restabelecendo o equilíbrio em diversos setores da vida.
 

Um Pouco de História e Mito

No estudo sobre minerais de forma geral, em especial os cristais e gemas preciosas e semipreciosas, existem várias lendas, mitos, histórias com comprovações e outras não. Entre elas, atribui-se a cidade perdida de Atlântida o uso em grande escala do poder dos cristais e também aos Lemurianos que segundo as lendas foram uma das primeiras raças a utilizarem os cristais para fins terapêuticos. 


Na antiguidade, as pedras preciosas e semipreciosas eram usadas por Sacerdotes, Reis e Rainhas como adornos, amuletos e talismãs. No antigo Egito foram usados para proteção, magia, adivinhação, saúde e cosméticos, realçando seus olhos com o uso do pó o uso do Lápis Lazúli e da Malaquita. Na Grécia e entre os povos Celtas, os cristais eram utilizados como um oráculo chamado de Litomancia, sendo lançados para prever o futuro em comunhão com os astros. Há rumores de o oráculo com pedras era utilizado por Druidas, a casta sacerdotal desse povo antigo e cheio de magia. Foram correlacionados com a influência dos astros, cores e divindades, atribuindo-lhes poderes e efeitos energéticos. 


As pedras sempre estiveram ligadas ao mundo físico e espiritual. Sabe-se que as propriedades físico-químicas dos cristais (silicato) são de suma importância, sendo utilizados para fabricação de relógios e computadores por exemplo. Alega-se que o uso de forma terapêutica dos cristais surgiu nos Estados Unidos nos anos 60, conhecida como gemoterapia, terapia mineral, litoterapia. 


A Terapia com Cristais, conhecida como Cristaloterapia, é uma modalidade que trabalha com a frequência cromática das pedras, sua geometria, associada aos centros de força do corpo humano (Chakras), com a finalidade de promover o equilíbrio de forma física, mental, emocional e energética. Podendo ser manipulada através da aplicação dos cristais nos centros de energia, como também através da radiestesia, do uso de mandalas cristalinas e do elixir de cristal.


A Energia das Pedras

Os cristais possuem como características principais e visíveis sua cor e luz. É comprovado e estudado na Cromoterapia que tudo absorve o espectro solar, e nos cristais essa condição é notória. A Terapia Cristalina se baseia bastante na frequência cromática dos cristais. Podemos classificar basicamente as funções e correspondências dos cristais através das cores e sua aplicação no corpo para o trabalho da Cristaloterapia.

 

Preto 

Pedras negras são usadas para aterramento, limpeza energética e proteção, já que representam a terra e a estabilidade. Trazem foco e autocontrole. Chakras: Básico e Estrela da Terra.


Vermelho 

A cor do sangue, do nascimento e da magia, é uma cor sagrada em diversas culturas. Pedras vermelhas são projetivas, muito ativas e trabalham a proteção, força, poder, sexualidade, energia do corpo, coragem, força adicional. Usadas na cura do sangue. Chakra: Básico.


Laranja 

As pedras de cor laranja possuem a nuance do vermelho, porém, mais suaves. São pedras projetivas que trabalham o poder pessoal, autoestima, alegria e sorte. Chakra: Sexual.


Amarelo 

Pedras e minerais amarelos são também projetivos e trabalham a comunicação, inteligência, expressão. Aí entram também as pedras douradas, com alto poder energético. Os cristais amarelos, mesmo os mis intensos, trabalham sucesso, proteção, e na saúde são indicadas para digestão física e emocional, problemas do sistema nervoso e a pele. Chakra: Plexo Solar.


Verde 

Cor da esperança, da fertilidade e da vida. As pedras verdes são receptivas usadas para cura e equilíbrio. Também usadas para prosperidade. Chakra: Cardíaco.


Rosa 

Pedras cor-de-rosa são de alta frequência vibracional. São receptivas, usadas autoamor, tranquilizar, harmonizar. Usadas para atrair o amor, a paz e felicidade. Usadas na cura emocional. Chakra: Cardíaco.


Azul 

As pedras regidas pela cor azul são receptivas e ligadas à paz e tranquilidade. Trabalha o sono, a pureza e a calma. Usadas na cura para tratar febres e inflamações. Muito usadas para purificação. Chakra: Laríngeo.


Violeta e Índigo 

São pedras receptivas e muito espirituais. Ligadas ao misticismo, meditação, trabalhos psíquicos. As pedras violetas, como a ametista são ótimas para transmutar padrões. Pedras usadas na cura de problemas na cabeça, depressões e tristezas. Chakra: Frontal.

 

TEXTO: Sérgio Olens | Terapeuta Holístico e Oraculista

INSTAGRAM: @sergio.olens

 

LEIA TAMBÉM:

 

 

Por