Fale conosco

Bem Estar

Cromoterapia com Cristais

Saiba como os cristais e suas cores podem auxiliar na sua saúde - Shutterstock

A Cromoterapia é a modalidade de Terapia Holística que utiliza a frequência vibracional das cores para promover o equilíbrio físico, mental, emocional e energético do ser humano. Através da aplicação das cores sobre pontos energéticos do corpo humano, o uso de alimentos, visualizações, entre outras formas de uso, é possível realizar um tratamento de forma integral ou até associar essa técnica com outras em potencial. É neste cenário que entra a participação dos cristais como ferramentas, sendo eles considerados a própria Luz Sólida.

 

Os cristais possuem como características principais e visíveis sua cor e luz. É comprovado e estudado na Cromoterapia que tudo absorve o espectro solar, e nos cristais essa condição é notória. Quando uma gema não absorve a luz, temos pedras incolores por exemplo. Existem pedras que absorvem em sua formação todo o espetro solar, como é o caso do cristal branco leitoso. Já algumas absorvem tom por tom, começando pelos mais escuros, como é o caso de pedras que são encontradas em diversas cores como jaspe vermelho e jaspe amarelo. As pedras negras fazem parte do grupo que absorveu o ultimo padrão de cor e já não assimila mais o espectro solar. Estas pedras são consideradas antigas, mais velhas do reino mineral, já que o negro não é ausência de cor, mas soma de todas, possuidoras de toda sabedoria.


Ao aplicarmos os cristais sobre os chakras, os centros de energias do corpo humano que também atuam e vibram em uma frequência de cor, ao ingerirmos o elixir de cristais, nas práticas de meditação com pedras ou até mesmo quando utilizamos um amuleto de cristal, estamos trabalhando com conjunto com a cromoterapia. E neste sentido podemos classificar basicamente as funções e correspondências dos cristais através das frequências cromáticas.

 

As Cores e seus Cristais Correspondentes:


Preto

Pedras negras são usadas para aterramento, limpeza energética e proteção, já que representam a terra e a estabilidade. Promovem foco, concentração e autocontrole. 


Cristais Negros: Turmalina Negra, Obsidiana e Ônix.


Vermelho 

A cor do sangue, do nascimento e da magia, é uma cor sagrada em diversas culturas. Pedras vermelhas são projetivas, muito ativas e  promovem um trabalho de proteção, força, poder, sexualidade, energia do corpo, coragem, força adicional. Usadas na cura do sangue. 


Cristais Vermelhos: Jaspe Vermelho, Granada e Rubi.



Laranja 

As pedras de cor laranja possuem a nuance do vermelho, porém, mais suaves. São pedras projetivas que trabalham o poder pessoal, autoestima, alegria e sorte.


Cristais Laranja: Calcita, Pedra do Sol e Cornalina.


Amarelo 

Pedras e minerais amarelos são também projetivos e trabalham a comunicação, inteligência, expressão. Aí entram também as pedras douradas, com alto poder energético. Os cristais amarelos, mesmo os mis intensos, trabalham sucesso, proteção, e na saúde são indicadas para digestão física e emocional, problemas do sistema nervoso e a pele. 


Cristais Amarelos: Citrino, Enxofre e Topázio Imperial.

 

Verde 

Cor da esperança, da fertilidade e da vida. As pedras verdes são receptivas usadas para cura e equilíbrio. Também usadas para prosperidade. 


Cristais Verdes: Quartzo Verde, Esmeralda e Malaquita.

 

Rosa 

Pedras cor-de-rosa são de alta frequência vibracional. São receptivas, usadas autoamor, tranquilizar, harmonizar. Usadas para atrair o amor, a paz e felicidade. Usadas na cura emocional. 


Cristais Cor-de-Rosa: Quartzo Rosa, Kunzita e Rodocrosita.

 

Azul 

As pedras regidas pela cor azul são receptivas e ligadas a paz e tranquilidade. Trabalham o sono, a pureza e a calma. Usadas na cura para tratar febres e inflamações. Muito usadas para purificação. 


Cristais Azuis: Larimar, Águia Marinha e Turquesa.

 

Azul Índigo 

São pedras receptivas e muito espirituais. Ligadas ao misticismo, meditação, trabalhos psíquicos, melhora o sono e desenvolvem o poder mental.


Cristais Azul Índigo: Sodalita e Lápis Lazúli.



Violeta

As pedras violetas são ótimas para transmutar padrões. Pedras usadas na cura de problemas na cabeça, depressões e tristezas.


Cristais Violeta: Ametista, Charoíta e Lepidolita.

 

+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste LINK!


TEXTO: Sérgio Olens | Terapeuta Holístico e Oraculista

INSTAGRAM: @sergio.olens

 

LEIA TAMBÉM:

 

Por