Fale conosco

Bem estar

Conheça a Síndrome do Burnout e como ela afeta os profissionais

Conheça a síndrome de burnout - Crédito: Anna Shvets/Pexels

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Estresse, e não há dia melhor para conhecer mais sobre a síndrome causada por excesso de trabalho que mais afeta profissionais, os levando a ficar estressados e infelizes.

A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, está cada vez mais em voga. Isso se dá devido ao aumento cada vez maior da demanda por produtividade no trabalho e a pressão de começar a trabalhar cada vez mais cedo para construir um currículo. Tudo isso quando aliado com a falta de autocuidado e lazer, nos leva a sentir verdadeiramente esgotados, mesmo estando na profissão certa.

Além de já haver uma grande demanda que cada pessoa deve cumprir no dia a dia, a maioria dos ambientes de trabalho geralmente instigada uma competitividade demasiada entre funcionários, o que leva os leva a trabalhar cada vez mais e por mais horas, acabando por até mesmo levar trabalho para casa, nunca se desvencilhando totalmente do profissional para viver o momento e se distrair das responsabilidades profissionais. O resultado disso, como diz o próprio nome, é o burnout, uma sensação de que houve uma verdadeira queima no mecanismo perfeito que é o corpo humano. Com isso, a pessoa se sente menos produtiva e cada vez mais infeliz no trabalho.

A Síndrome de Burnout se não tratada por levar a depressão, então ao sentir os primeiros sinais desse distúrbio é importante procurar ajuda profissional.

Alguns sintomas para ficar atento são:

  • Elevados níveis de estresse
     
  • Sensação de exaustão
     
  • Esgotamento físico e mental
     
  • Constante dores de cabeça
     
  • Cansaço mental
     
  • Aumento drástico de cansaço físico no final do dia de trabalho
     
  • Desenvolvimento de insônia
     
  • Problemas para se concentrar
     
  • Alterações bruscas de humor

Essa síndrome também pode causar dores musculares, problemas gastrointestinais e fadiga.
 

Como prevenir o desenvolvimento da síndrome de burnout?
 

- Procure estabelecer metas profissionais

- Se permita ter mais momentos de lazer durante a semana

- Fuja da rotina sempre que possível

- Faça atividades físicas regularmente

- Tire alguns minutos durante as horas de trabalho para andar um pouco

- Passe mais tempo para amigos e família

- Evite contato com pessoas que te fazem sentir mal, seja no âmbito da carreira ou não.

O tratamento da síndrome de burnout só pode ser prescrito por profissionais, mas geralmente envolve psicoterapia e em alguns casos, medicamentos.

Mudança de hábitos negativos é uma das melhores maneiras de vencer essa síndrome. Então procure focar mais no seu bem estar, tanto físico quanto emocional.


LEIA TAMBÉM:

 

Por