Fale conosco

Religiosidade e Fé

Conheça 3 curiosidades sobre os povos ciganos

Saiba mais sobre a cultura cigana - Foto de Luis Dalvan no Pexels

Os ciganos são conhecidos por serem um povo misterioso e de possuírem muitos mitos. Na Europa são um dos grupos que mais sofreram preconceitos por conta do modo de vida e por praticarem suas crenças. Não são considerados um grupo único, pelo contrário, são divididos em etnias e estão espalhados por todas as regiões do mundo. Sem origem definida, eles são vistos como nômades, peregrinam e se fixam em lugares por um curto período. Essa realidade vem sendo discutida por estudiosos, eles acreditam que os ciganos estão cada vez mais se adaptando ao mundo globalizado, perdendo aos poucos sua verdadeira essência.

Conheça 3 curiosidades sobre os povos ciganos

População

Segundo o censo de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil tem mais de 500 mil ciganos. Vindos de Portugal, as autoridades viram uma oportunidade de se livrarem dos considerados “indesejáveis”. Chegaram aqui pelos navios portugueses e se espalharam por todo território nacional, em especial a região da Bahia.

Trabalho

Na cultura cigana, as mulheres são responsáveis por manter a tradição cultural de seu povo. Cuidadoras do lar, elas fazem os alimentos e são conhecidas por lerem os destinos das pessoas pelas mãos. Já os homens ciganos têm a liberdade de poder trabalhar em diversos segmentos como o comércio ou serem cuidadores de gado e cavalo.

Cultura

Os ciganos possuem seu próprio idioma, o romani, podendo existir entre eles pessoas que falam naturalmente e outras que só conhecem algumas palavras. É uma língua ágrafa (não pode ser escrita) e é ensinado de forma oral pelas famílias. Outro ponto marcante sobre esse povo é a dança. O flamenco, que é conhecido no mundo todo tem suas raízes ciganas.

LEIA TAMBÉM:

Por