Últimas

Como trabalhar home office da melhor forma possível

Por Julia Abud 18/03/2020 ÀS 14H26
Como fazer home office Como fazer home office - Shutterstock

Para quem não tem o costume de trabalhar em casa, o processo de começar essa experiência pode ser um pouco complicado, tanto para o corpo, quanto para a mente. Ter disciplina e um ambiente agradável são fatores que fazem toda a diferença para conseguir estabelecer um bom ritmo de trabalho, mas não é só isso.

Visto que a grande maioria das pessoas não tem um escritório em casa e sequer está acostumada a trabalhar sem sair, é muito importante, neste período de recolhimento, prestar atenção a alguns pontos para que nada atrapalhe sua produção ou sua saúde física e emocional. Portanto, para ajudar quem está trabalhando em casa nos últimos dias e não tem previsão para voltar ao escritório, separamos algumas dicas de como trabalhar home office para que as próximas semanas sejam aproveitadas da melhor maneira possível.

Comece o dia como se fosse sair

Antes de qualquer coisa, pode parecer estranho, mas que tal começar o seu dia de home office se arrumando como se fosse sair para trabalhar? Troque o pijama por roupas que você usaria no ambiente de trabalho - sempre dando preferência às mais confortáveis, claro. Penteie os cabelos e tome um bom café da manhã. Essas pequenas atitudes vão convencer o seu cérebro de que é hora de trabalhar e ajudar você a deixar a preguiça de lado.

Como escolher o lugar de trabalho?

Resista à vontade de ficar na cama - esse é o pior lugar para conseguir manter o foco no trabalho. Afinal, ver o travesseiro fofinho e a cama desarrumada só vai ajudar na procrastinação. Além disso, trabalhar na cama fará com que, com o tempo, seu cérebro associe o ambiente ao trabalho e não ao descanso - o que pode prejudicar suas noites de sono.

Você até pode escolher ficar no quarto, mas certifique-se de que ele esteja arrumado - a bagunça motiva o estresse e a ansiedade. Busque um ambiente ventilado, longe de barulhos, que não seja a passagem de outras pessoas e que tenha uma boa iluminação natural. Lugares com plantas também podem ajudar na inspiração e na produtividade.

Tenha uma cadeira confortável

Tão importante quanto ter uma mesa organizada é contar com uma cadeira confortável - algo que muitas vezes nem é pensado. Pare por um momento e pense: você passará várias horas do seu dia sentado nela, então é essencial que ela seja confortável, não faça ruídos e, principalmente, que seja boa para sua coluna. Quando ficar sentado, preste atenção na sua postura e se as suas costas estão bem apoiadas. Se for necessário, utilize pequenos travesseiros para ter mais apoio e conforto. Atente-se aos sinais do seu corpo!

Não esqueça da alimentação

Se quando você está no escritório, você tem uma rotina regrada de alimentação, agora que você está em casa não precisa - e nem deve - ser diferente. Portanto, faça tudo como está acostumado a fazer, inclusive tirar um momento para comer - de preferência longe do ambiente em que está trabalhando. Isso fará com que seu corpo se mantenha saudável e forte para continuar a jornada pelo resto do dia.

Organize a sua mesa

A mesa de trabalho precisa ter apenas o necessário. Jamais deixe-a desorganizada ou cheia de objetos! Ao colocar cada coisa no seu lugar, você terá mais espaço e tranquilidade durante o home office. A dica é ter itens nas cores vermelha, laranja ou amarela, ou objetos em madeira próximos à mesa, uma vez que eles ajudam a aumentar a concentração e a inspiração. Lembre-se também de manter o hábito de deixar sempre um copo ou uma garrafa com água perto de você. Além da importância de se manter hidratado, isso também irá evitar que você se distraia indo beber água. 

Estabeleça metas (e cumpra-as!)

Tenha mais disciplina durante o dia reservando um momento, antes de começar a trabalhar, para organizar as suas tarefas. Escreva todos os afazeres do dia em um papel e deixe-o onde você possa ver. Tenha noção do seu tempo de trabalho e de descanso, então não exagere na quantidade de metas. Se cumprir todas, faça algo para si mesmo como recompensa - um autocuidado não faz mal a ninguém. Mas, se não conseguir cumprir tudo, não extrapole seu horário de trabalho e leve como aprendizado para o dia seguinte; talvez você tenha estabelecido um número muito grande de metas ou não soube utilizar corretamente seu tempo. Com os dias, a tendência é que você vá ajustando isso e se acostume!

Acorde seu corpo

De vez em quando, levante-se, dê uma espriguiçada, faça um alongamento ou até um breve exercício de yoga. Além de ajudar a manter a concentração, isso também evitará que você tenha dores no corpo no fim do dia. Em tempos de quarentena, vale ainda apostar nos exercícios em casa para não ficar sem praticar atividade física, uma vez que ela é essencial para a saúde do seu corpo e da sua mente.

Cuide da energia do home office

Para deixar o local com mais vitalidade, utilize fragrâncias suaves da sua preferência para chamar as boas energias e proporcionar calma para a sua mente. Os aromas agem na nossa paz interior, então invista em cheiros que remetem à natureza e não sejam muito artificiais ou intensos. Cristais também podem ser colocados próximos à mesa para ajudar na concentração, criatividade ou até na proteção das energias do ambiente. Alguns bons exemplos são: a sodalita, que traz concentração, organização mental e ajuda no foco, a jaspe madeira, que promove conexão com as próprias energias e concentração, e a ágata de fogo, que é um ótimo amuleto de proteção para o ambiente de trabalho ou de criação.

LEIA TAMBÉM:

01838