Fale conosco

Notícias

Aprenda a fazer o bolo milagroso de Santa Rita de Cássia

ilustração de Santa Rita de Cássia - Não identificado.
Em 22 de maio é celebrado o dia de Santa Rita de Cássia. No período próximo a essa data, os fiéis costumam fazer um bolo dedicado à santa e que ajuda as pessoas a alcançarem graças. Confira, abaixo, como o bolo milagroso de Santa Rita de Cássia pode te ajudar a ter o seu pedido atendido pelo Pai e conheça a história dela: [caption id="attachment_18829" align="alignnone" width="640"]ilustração de Santa Rita de Cássia Ilustração: Renato Nascimento/Colaborador[/caption]

Bolo milagroso de Santa Rita de Cássia

Para celebrar o dia da santa, algumas freiras do Convento de Vidigueira, de Portugal, fizeram um bolo de amêndoas em sua homenagem. Veja a receita: Ingredientes:

Modo de preparo:

Com uma colher de pau, misture bem o açúcar, as amêndoas trituradas, os ovos inteiros e as gemas. Junte a canela em pó e bata um pouco mais. Adicione a farinha de trigo e misture bem sem bater. Deixe descansar por trinta minutos. Coloque a massa em uma fôrma untada e enfarinhada e asse em forno médio, preaquecido, de quinze a vinte minutos. Desenforme e, depois de frio, polvilhe com a mistura de canela em pó e açúçar.

Fonte: Folha de São Paulo

No preparo do bolo, várias medalhas da santa são distribuídas dentro da massa do bolo. De acordo com a tradição, o fiel que pegar o pedaço e encontrar a medalhinha terá o seu pedido atendido.

O bolo nas paróquias

Na cidade de Bauru, interior de São Paulo, os paroquianos da igreja Santa Rita de Cássia resolveram inovar neste ano. Ao invés de fazerem um bolo grande, eles estão sendo feitos em potes. De acordo com a paroquiana Silvia Chermont, a decisão foi tomada por ser uma forma mais higiênica e porque fica mais atrativo para os fiéis.

História da santa

Santa Rita de Cássia nasceu na Itália, no ano de 1381, e desde nova já demonstrava ter vocação para a vida religiosa. Porém, ela se casou aos 12 anos com Paolo de Ferdinando a pedido de seus pais. Graças à paciência e bondade de Rita, eles foram casados por 18 anos e ele se tornou uma pessoa amigável ao longo do tempo. Porém, mesmo com o esforço da santa, seu marido foi assassinado por antigos inimigos, pois antes sempre estava envolvido com brigas e vinganças.  Depois da morte do marido, Santa Rita também perdeu os filhos que tentavam vingar a morte do pai. E assim inciou sua vida religiosa. Após muitas tentativas, ela conseguiu entrar no Convento Agostiniano de Cássia e começou a ajudar as irmãs doentes e os pecadores. E, hoje, é conhecida como a santa das causas impossíveis.

LEIA TAMBÉM

Texto e edição: Ariane Frassato/Colaboradora | Design: Gabriel Andrade/Colaborador
Por