Últimas

Saiba como combater a artrite com poderosos remédios caseiros!

Por Redação João Bidu 08/03/2017 ÀS 13H38
Mulher com a mão no pulso com expressão de dor. Pulso e mãos em destaque vermelho. Mulher com a mão no pulso com expressão de dor. Pulso e mãos em destaque vermelho. - Foto: Shutterstock

Qualificada como uma doença reumática, a artrite é um problema que afeta as articulações. Ela se caracteriza por um grande edema articular, com sintoma de rigidez pela manhã de mais de uma hora e incapacidade física. A artrite é uma inflamação na articulação, onde ocorre inchaço, dor e vermelhidão. Essas articulações, ou juntas, como popularmente chamamos, ficam praticamente imóveis e rígidas por causa desse processo inflamatório.

Mulher com a mão no pulso com expressão de dor. Pulso e mãos em destaque vermelho. Foto: Shutterstock

Fatores de risco

Apesar de ser uma doença que atinge com mais frequência as pessoas com mais idade, todos estão sujeitos ao problema: homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos podem sofrer com a enfermidade.

Contudo, a artrite é mais recorrente em mulheres que têm, em média, 50 anos de idade. Para se ter uma ideia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), 75% dos pacientes são do sexo feminino, sendo que a incidência fica maior acima dos 40 anos.

Outro fator de risco para o desenvolvimento da doença é o grau de parentesco. Uma pessoa que tem algum parente com artrite apresenta maiores chances de apresentar o problema. Em outras palavras, uma das causas para o surgimento da enfermidade é a própria genética.

Além disso, existem algumas doenças que podem contribuir com o desenvolvimento desse quadro, como a gota, em que pequenos cristais se formam nas articulações; o lúpus; e a hepatite viral, na qual uma infecção do fígado pode gerar a artrite.

Principais sintomas

Quando alguns sinais forem notados, o médico deve ser consultado. O sintoma principal é a dor e a diminuição da função articular, isto é, da mobilidade das juntas. Entretanto, também existem outros sinais que indicam a ocorrência da doença, tais como: cansaço, perda de peso, anemia e febre baixa.

Apesar de haver tratamento para o problema, caso ele seja feito de forma equivocada, diversas consequências podem ser notadas no corpo. Assim, a artrite é capaz de gerar alterações nas estruturas das articulações e complicações em outros órgãos e áreas do organismo. Algumas pessoas podem sofrer com desvio dos dedos em direção oposta ao polegar e deformidades nos punhos.

Remédios caseiros que combatem a artrite

Chá de cavalinha para artrite

Ingredientes: 3 chávenas (chá) de água, 1 colher (sopa) de sementes frescas de erva-doce, 1 colher (sopa) de raiz fresca de bardana, 2 colheres (sopa) de talos frescos de cavalinha.

Preparação: Ferva a água, a erva-doce e a bardana durante 3 minutos. Desligue e acrescente a cavalinha. Abafe por 5 minutos, coe e tome 1 chávena (chá) antes das principais refeições.

Contra-indicações: o consumo de erva-doce não é recomendado para pessoas que sofrem de úlcera. Já a bardana não deve ser ingerida por crianças, gestantes e pessoas com diarreia crônica.

Chá poderoso contra artrite

Ingredientes: 6 folhas de sálvia, 3 ramos de alecrim, 3 folhas de cavalinha, 1 chávena (chá) de água fervente.

Preparação: Em uma vasilha, coloque a sálvia, o alecrim e a cavalinha. Despeje a água fervente por cima e deixe descansar. Coe e despeje no liquidificador. Bata bem, adoce a gosto e beba em seguida.

Chá de quebra-pedra que combate artrite

Ingredientes: 1/2 colher de ramos de quebra-pedra, 1/2 litro de água.

Preparação: Ferva ½ colher (sopa) de ramos frescos de quebra-pedra com ½ litro de água. Deixe amornar, coe e beba 1 xícara (chá) 2 vezes por dia.

LEIA TAMBÉM

Edição: Thomás Garcia/Colaborador | Design: Gabriel Andrade/Colaborador noEmbed

0257