Últimas

Animais exóticos usados para consumo no Brasil

Por Ana Melo 01/03/2021 ÀS 12H00
Existem carnes exóticas que são bastante apreciadas em alguns estados do país Existem carnes exóticas que são bastante apreciadas em alguns estados do país - Crédito: Foto de Dayvison de Oliveira Silva/Pexels.

Existem alguns costumes que os brasileiros tem e poucos comentam por serem exclusivamente regionais. Já lembrou de algum? Em alguns estados do país é normal o abate de alguns animais para comer, você sabia disso? E não estamos falando de boi, galinha e porco, pelo contrário, são espécies típicas brasileiras que são especiarias em algumas regiões. Ficou curioso? Veja a seguir animais exóticos usados para consumo no Brasil.

Animais exóticos usados para consumo:

Tanajura

Costume antigo, as formigas do bundão, como são chamadas as tanajuras, que saem em época de chuvas aos montes para acasalar e depois formar seus formigueiros. A tanajura é a fêmea da formiga da espécie Saúva, muito comum em regiões rurais. Para serem consumidas, separam o abdômen da formiga e torram com manteiga ou gordura. Elas podem ser consumidas sozinhas ou em farofas. 

Tatu selvagem

A carne de tatu é bastante popular no Brasil, porém não é recomendável a caça deste animal para consumo, pois o animal pode estar doente e provocar doenças, como a micose pulmonar. Além disso, os animais são transmissores de hanseníase, a conhecida lepra. Alguns órgãos governamentais não recomendam o consumo da carne de tatu selvagem.

Porco do mato Queixada

Carne bastante comum em restaurantes especializados em carnes exóticas, o queixadinha. São animais selvagens que são bastantes visados pela caça. O consumo de carne de porcos selvagens se estende também ao javali que não é nativo do Brasil, é considerado uma espécie invasora.

Cavalo

O Brasil é um dos grandes exportadores de carne de cavalo que são bastante apreciados no exterior. Não só como os cavalos, também existe registro de consumo de burro, jegue e mula em regiões mais interioranas. 

Jacaré

Não, você leu errado! Existem abatedouros de jacaré para o consumo legalizados no Brasil no Mato Grosso. Conhecida por sua cor branca, a carne de jacaré é bastante apreciada por quem já teve oportunidade de experimentar. A carne do jacaré criado em cativeiro não é igual à do jacaré selvagem, por isso, existem lugares com autorizações de órgãos legais para a criação destes animais.

Tartaruga

A carne de tartaruga é tradicional na região de Amazonas. A venda desse animal só é permitida por criadouros autorizados por órgãos oficiais para evitar a extinção da espécie na natureza.

Por ter a carne delicada, a carne de rã é considerada uma especiaria bastante refinada. Existem criadouros de rã no Brasil com autorização de órgãos competentes. 

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

Essas são algumas das espécies consumidas ou produzidas no país, existe também o consumo de cutia, avestruz, coelhos, cobra e muitos outros animais. Alguns desses têm o consumo liberado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, enquanto, outros animais são consumidos de forma deliberada, o que não é recomendado por alguns animais serem transmissores de doenças, além de constituir crime ambiental. 

LEIA TAMBÉM:

03446