Últimas

Saiba mais sobre a arte do cultivo

Por Ana Melo 15/10/2020 ÀS 16H00
Veja como desenvolver a paciência com o cultivo de plantas Veja como desenvolver a paciência com o cultivo de plantas - Crédito: Foto de cottonbro/Pexels

Quem nunca ouviu a expressão “dai-me paciência, Senhor!” ou já disse isso é alguém que já está no nível mais alto de evolução espiritual, pois é muito difícil ter paciência em um mundo que cobra produtividade e aproveitamento de tempo como nos dias atuais. Para ter paciência é necessário que seja praticado e exercitado todos os dias, a meditação e a prática de yoga ajudam demais nisso, porém, existe a arte milenar do cultivo que sempre nos ensinou a respeitar o tempo da natureza com paciência e carinho.

Muito se fala sobre ter cuidado com o que se pede ao Universo e, com a paciência, não é diferente, pois a sua paciência poderá passar pela provação divina em um fila de espera de horas para resolver algo importante. Quando não aprendemos pelo bem, aprendemos na marra. E não precisa chegar nisso, não é mesmo?!

Uma das melhores formas de exercitar a paciência é com o cultivo de plantas e flores, plantando sementes e acompanhando o crescimento de uma muda por exemplo. Assim, aprendemos a respeitar o tempo das coisas e passamos a dar mais atenção, nutrindo algo que será muito benéfico para nós, hoje e futuramente. Isso pode se aplicar com as nossas relações sociais e afetivas que não vão prosperar sem respeitar o ritmo alheio e não vai criar raízes se não houver nutrição.

Por isso, recomendamos que tente plantar alguma flor, erva ou muda de planta da sua preferência mesmo que não tenha nascido com o famoso “dedinho verde”. O importante é sempre tentar! 

Se ainda não tem o jeito, escolha os mini cactos e suculentas que são fáceis de cuidar e se adaptam ao ambiente, só precisa tomar cuidado para não afogá-las já que precisam de rega apenas uma vez na semana. Outra dica boa são as ervas como hortelã porque, além de serem aromáticas, são fáceis de cuidar e servem para um belo chá depois. 

As violetas tem uma variedade incrível de cores e formatos e consegue encontrar em qualquer mercado que tenha um espaço para flores. São ótimas para decorar os cantos da casa que não pegam sol e não ocupam tanto espaço. 

Lembrando que para cultivar, seja lá o que for, é necessário paciência e nutrição, isso vale para plantas, relações afetivas e, também, para pedidos e simpatias que lançamos para o universo. Além de ajudar com a questão de paciência e trazer mais vida para o lar, as plantas escolhidas ajudam a atrair e fazer fluir a energia do ambiente. Só tem vantagens para começar a arte do cultivo em casa e entrar para o clube de amantes de plantas.

 

LEIA TAMBÉM:

02760