Fale conosco

Geral

A alquimia e a lenda de Nicolas Flamel

Conheça mais sobre a alquimia - Crédito: Pexels

A alquimia é essencialmente um termo místico e esotérico. O seu conceito é simples, porém a concepção de sua existência é muito complexa. O seu conceito básico é a noção de que alquimistas são aqueles que conseguem transformar metais em ouro, e almejavam conseguir ao longo de sua vida criar a Pedra Filosofal, o qual alquimistas estudaram anos para criar, já que é conhecida por suas propriedades curativas, e segundo a sua própria lenda, sua capacidade de os tornar imortal.

O misticismo fascinante por traz da alquimia é tanta, que o tema já inspirou grandes filmes como o primeiro livro da saga Harry Potter, ’Harry Potter e a Pedra Filosofal', que acabou sem supresa nenhuma virando um dos filmes de maior sucesso da história do cinema; até livros de grande escritores brasileiros, como a obra ‘O Alquimista’ do escritor brasileiro Paulo Coelho. Ambas histórias tão fascinantes que acabou por impulsionar a carreira de seus escritores mundo a fora, que possuem ainda hoje uma legião de fãs no mundo todo.

Há várias especulações de onde surgiu essa ideia, mas nenhuma é comprovada. Existem aqueles que acreditam que se trata de uma arte milenar oriental, onde era conhecido apenas como arte; também há quem acredite que se trata de uma versão de astrologia da época, já que ambos tem preceitos parecidos.

Pouco se sabe sobre a origem do nome, apenas que nasceu na Europa, sendo o nome em si derivado do árabe.

Nicolas Flamel é considerado até hoje um grande nome na história da alquimia, tendo sua morte levado a criação de várias lendas com seu nome na área. As lendas com o seu nome nasceram após sua morte em 1418, o qual teria 86 anos na época, apesar de até hoje a data de seu nascimento não ter sido comprovada.

A lenda se estende não apenas em dizer que o mesmo era alquimista, mas que foi capaz de criar a pedra filosofal, tendo feito dela o elixir tanto para ele quanto para sua esposa. Segundo a lenda, ele teria apenas fingido sua morte e se mudado para a Índia, onde poderiam recomeçar suas vidas com uma nova identidade. O fato de Flamel ter projetado sua própria lápide, apenas ajudou a aumentar os rumores de que ele havia realmente orquestrado tudo.

Dessa lenda, contudo, tudo que se sabe é seu começo. Havendo várias versões dos acontecimento que o teria levado a criação da pedra filosofal, e portanto, o levado a vida eterna.

LEIA MAIS:

Por