Fale conosco

Bem Estar

8 dicas para ter mais foco para estudar e trabalhar em casa

Veja algumas atitudes que ajudam a se concentrar - Crédito: Foto de Pixabay no Pexels.

Estudar e trabalhar em casa demanda muita disciplina e rotina para conseguir resistir às diversas tentações que nossas casas oferecem. É o bichinho pedindo carinho, a cama chamando para um cochilo, a televisão ou as redes sociais sendo mais atrativas do que as nossas tarefas do dia.

Temos dificuldade de nos concentrar em casa porque associamos o lar doce lar como um espaço para descanso, fazendo com que o nosso inconsciente deixe a gente mais devagar para fazer atividades que demandam mais tempo e esforço para serem realizadas.

Existem algumas dicas simples que podem ajudar a ter mais foco para estudar e trabalhar nesse período de home office e EaD. 

Dicas de como ter mais foco em casa

Ambiente limpo

Mantenha seu local de trabalho limpo e arrumado, assim será mais fácil você iniciar o que precisa sem distrações. Olhar o local organizado dá mais clareza e motivação para terminar o que você precisa fazer. 

Arrume a cama

Adquira o hábito de arrumar a cama toda manhã, desse modo, o seu inconsciente vai entender que nesse horário não é um momento de descanso. 

Troque de roupa

Não precisa se arrumar inteiro para ficar em casa, mas trocar o pijama por uma roupa do dia a dia terá o mesmo efeito que arrumar a cama todas as manhãs. Com o tempo, sua mente vai compreendendo que esse horário exige mais atenção e concentração. 

Programe um rotina

Tenha uma rotina com a sua alimentação, horário de trabalho e estudos e, principalmente, de lazer. Quando você define um horário para fazer cada coisa, fica mais fácil saber quanto tempo você tem para realizar suas tarefas diárias tirando seu tempo para intervalo e descanso. Assim, você não terá desculpas para perder tempo procrastinando. 

Caixa de entrada

Tenha sempre por perto um caderno ou bloco de notas para anotar todos os pensamentos do que você precisa e quer fazer. Escreva tudo que vier à cabeça, ideias para o trabalho, o que você precisa estudar, datas de provas, tarefas domésticas, sugestões de pesquisas etc. 

Esse tipo de anotação se chama "Caixa de entrada" porque você anota tudo que quer e precisa fazer e depois processa esse tipo de informação a modo de deixar sua vida mais simples. Separe os assuntos por prioridade, área da vida (trabalho, estudo, pessoal, casa) e defina uma data e hora para concluir essas tarefas. 

Evite distrações

Desative as notificações das redes sociais e deixe para responder mensagens não importantes depois do horário definido para trabalho e estudos. Faça pequenos intervalos para respirar um pouco, beber água e comer algo. Seu cérebro precisa de um tempo de descanso para realizar uma tarefa que demanda horas de dedicação e concentração. 

Não ultrapasse seus limites 

Se ver que não está conseguindo se concentrar e não consegue terminar o que precisa, não force. Faça um intervalo, tome banho e tome um chá ou outra bebida da sua preferência. Quando estiver mais calmo, volte para seus afazeres. Respeite seus horários, nada de deixar para fazer de última hora ou passar a madrugada fazendo algo quando deveria estar dormindo, hein?!

Tenha seu momento de lazer 

Definir um horário para descanso é extremamente importante para você não sobrecarregar a sua mente e chegar na exaustão mental e emocional. Não adianta se estressar com algo que você não pode resolver agora, então descanse e deixe para resolver pendências do trabalho e da faculdade no horário que você definiu para cada um deles. Aproveite seu momento de cansaço de forma plena e sem se culpar por descansar. Sua saúde física e mental irá te agradecer por isso. 

LEIA TAMBÉM:

Por