Fale conosco

Livros

6 livros sobre Umbanda que você precisa ler

Entenda melhor sobre a religião 100% brasileira que possui influência de diversas outras religiões - Shutterstock.

A Umbanda é uma religião 100% brasileira, mas que possui influência de diversas outras religiões, como o catolicismo e o espiritismo, e culturas, como a africana e a indígena. O Dia Nacional da Umbanda é celebrado em 15 de novembro e o culto umbandista é feito em templos, terreiros ou centros de encontro e são, geralmente, comandados por um chefe, sendo homem ou mulher. No decorrer da sessão, são feitas consultas de apoio e orientação para quem participa e ocorrem diversas práticas de mediunidade, incorporações e outros rituais simbólicos. Quem segue a Umbanda é devoto de entidades, como os Orixás e os Pretos-Velhos. Se você conhece pouco sobre essa religão ou tem interesse em entender melhor sobre o assunto, descubra alguns livros sobre Umbanda e a importância de conhecê-la.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Qual a importância de disseminar sobre a Umbanda no Brasil?

Segundo o tarólogo e percurssionista Gledson Lima, "conhecer e divulgar a Umbanda é entender nossas raizes, de onde viemos, os nossos antepassados. Os índios, negros, marinheiros, ciganos... todo o povo que existiu no Brasil e que trabalharam por algo maior e melhor. Conhecer essas raízes nos torna mais ainda pertencentes às nossas origens".

Uma maneira de disseminar a religião é por meio da leitura. Gledson explica que muitos livros nos ajudam a entender melhor as reais essências das religiões. "Tanto Umbanda quanto Candomblé são religiões que trabalham as forças da natureza. Sendo assim, quando buscamos fontes de conhecimento, como livros e artigos, entendemos mais e julgamos menos. A demonização das religiões de matriz africana criou vários tabus, aliada ao preconceito com negros, desde a escravidão, e os menos favorecidos".

De acordo com o tarólogo, buscar conhecimento com pessoas que são do Axé, como por exemplo os filhos de santo, é tão importante quanto a leitura, isso porque muitas coisas não foram registradas. "Acredito que só os livros não dão a imensidão que essas religiões têm. A oralidade também é extremamente importante para disseminá-la, porque por mais que exista uma essência, ela pode ser trabalhada de maneiras diferentes, dependendo dos ensinamentos aprendidos pelo pai/mãe de santo do local", afirma. 

6 livros sobre Umbanda que você precisa ler 

Introdução à Umbanda

- História da Umbanda de Alexandre Cumino:
O autor busca garantir a memória dos que fazem e fizeram a religião Umbanda e contribuir para ajudar as pessoas a desendoidecer.

- Ensinamentos básicos da Umbanda de Daisy Mutti e Lizete Chaves:
Junção de conhecimentos por meio de pesquisas, leituras e experiências práticas no espaço sagrado do templo umbandista. 

Orixás

- Mitologia dos orixás de Reginaldo Prandi:
Este livro é uma das mais completas coleções de mitos da religião dos Orixás já reunida. São histórias que contam por meio de imagens, não de ideias abstratas. 

- Orixás de Pierre Fatumbi Verger:
O livro é fruto das incessantes viagens de Pierre à África entre os anos 1948 e 1965. Você encontra textos e ilustrações que comentam alguns aspectos do culto aos orixás. 

Guias espirituais

- O Guardião da Meia-Noite de Rubens Saraceni:
A história mostra a busca de um homem por sua alma perdida nas transgressões, lei divina, caminhos de luz e trevas rumo ao criador. Um nobre rico e poderoso, mas extremamente cruel, que paga pelos seus atos.

- Povo de Aruanda. Manual de Orixás e guias espirituais de Flávio Penteado:
Uma pesquisa completa sobre os Orixás e Guias Espirituais da Umbanda no qual contém diversas informações e curiosidades sobre essas entidades. 

Quer aprender mais um pouco sobre autoconhecimento e subconsciente? Participe da Jornada da Transformação, um webinário que abordará temas como inteligência emocional, numerologia e autoconhecimento. 

Shutterstock

LEIA TAMBÉM

Por