Fale conosco

Bem Estar

4 passos para praticar auto-hipnose e afastar pensamentos negativos

A técnica visa transformar a sensação negativa em um impulso positivo - Shutterstock.

No ano passado, durante o Big Brother Brasil 20, a hipnose ganhou os holofotes depois que um dos participantes do reality, o YouTuber Pyong Lee, hipnotizou moradores da casa. Contudo, apesar do assunto ser recente, a técnica da hipnose começou a ser estudada cientificamente a partir do século XVII. Mas, podemos dizer que ela é utilizada desde o surgimento das civilizações. Com os avanços, hoje é possível utilizar os benefícios dessa técnica por meio da auto-hipnose.

O termo hypnus, de origem grega, faz referência ao deus do sono, levando a entender que a técnica está associada ao relaxamento total e até a perda de consciência. Entretanto, isso é um equívoco, já que a consciência continua ativa durante a hipnose. 

Atualmente, a técnica não é somente utilizada em shows de ilusionismo. A hipnose tem sido trabalhada em tratamentos médicos em diferentes áreas da saúde física e mental. Inclusive, em 2018, o Ministério da Saúde incluiu à lista de Práticas Integrativas e Comportamentais, dez novos tratamentos alternativos. Entre eles, está a Hipnoterapia que passou a ser usada no Sistema Único de Saúde (SUS) como tratamento e como prevenção de doenças.

Contudo, mesmo que não esteja em grandes centros médicos ou com a ajuda de um profissional, é possível praticar a auto-hipnose em casa mesmo a fim de melhorar os tipos de pensamento. 

De acordo com a psicóloga Sabrina Amaral, a auto-hipnose pode transformar sensações negativas em um impulso positivo. Segundo a profissional, não é incomum se sentir triste, desanimado ou ansioso. A questão toma forma quando essas sensações ultrapassam fronteiras saudáveis. “Não se trata de discursos clichês, como ‘seja positivo e tudo vai dar certo’. A proposta é colocar a mente para trabalhar a seu favor por meio da hipnose. E, para se fazer uma boa hipnose, o primeiro passo é ter a atitude mental correta”, explica a psicóloga e hipnoterapeuta da Epopéia Desenvolvimento Humano.

Para aprender a fazer a auto-hipnose, Sabrina criou um guia prático com 4 passos para uma sessão.  Confira:

1º passo: prepare sua mente!

Tudo começa com a sua vontade. Queira, esteja disposta(o) e focada(o) em fazer isso acontecer. Auto-hipnose é como academia: quanto mais você praticar, mais resultado terá!

2º passo: monte seu script de auto-hipnose

  • Avalie seu estado de humor atual e anote em um papel: ansiosa(o), deprimida(o), angustiada(o), preocupada(o), com medo, sem energia etc.;
  • Escreva quais seriam os antídotos para essas dores: equilíbrio emocional, tranquilidade, autoconfiança, segurança, coragem, foco, energia, entre outros;
  • Prepare um pequeno texto com algumas frases de afirmação usando os antídotos;
  • Exemplo: ‘Eu me sinto cada dia mais confiante, eu contorno todos os obstáculos mantendo o bom humor, eu acho fácil tornar qualquer situação mais leve, minha mente me traz soluções para todos os desafios, eu adoro vencer obstáculos, minha capacidade para ser bem-sucedido é ilimitada’.

3º passo: grave um áudio

  • Comece o áudio com uma indução simples. Pode ser uma contagem regressiva de 5 a 1, por exemplo, ou dando sugestões de relaxamento. Exemplo: ‘Estou ficando cada vez mais relaxado’;
  • Na sequência, leia o texto que você escreveu. Lembre-se de colocar emoção na sua fala, energia e convicção;
  • Termine o áudio fazendo uma contagem progressiva de 1 a 5, intercalando sugestões positivas. Exemplo: ‘Vou abrir os olhos com muita disposição e me sentindo muito bem’.

4º passo: execute sua sessão de auto-hipnose

  • Encontre um lugar onde você não será interrompida(o). Sente-se confortavelmente e observe sua respiração. Diga para sua mente que agora vocês vão entrar em hipnose;
  • Coloque seu fone de ouvidos e escute o áudio que você gravou previamente;
  • Em seguida, projete-se no futuro, imaginando o cenário ideal que você quer ter para sua vida, vendo-se superando todos os obstáculos vitoriosamente.

O quanto a auto-hipnose funciona?

De acordo com a psicóloga Sabrina Amaral, não há diferenças fisiológicas entre emoções ‘imaginadas’ e as ‘de verdade’: “Quando você se lembra de um fato que o deixou triste ou chateado, automaticamente os mesmos sentimentos são desencadeados. Pense no seu cérebro como uma fábrica de hormônios e neurotransmissores, e na auto-hipnose como um painel de controle que utiliza a linguagem para alterar sua realidade”.

Por meio do acesso a essas ‘novas configurações’, é possível fazer muito por si mesmo. “Através da hipnose você pode alterar travas emocionais, mudar crenças e sentimentos que te impedem de ter o resultado que você quer. E isso inclui os efeitos colaterais negativos que a pandemia causou. Ela é uma ótima ferramenta, porque quanto mais você pratica, melhor você se sente e, quanto melhor você se sente, mais você pratica. Não há contra indicações, portanto, faça sem moderação!”, finaliza a psicóloga.


Fonte: Epopeia

LEIA TAMBÉM

Por