Últimas

11 espécies de plantas que melhoram a qualidade do ar

Por Redação João Bidu 23/03/2021 ÀS 09H00
Proporcione mais qualidade de vida no seu lar com essas plantas Proporcione mais qualidade de vida no seu lar com essas plantas - Crédito: Foto de Huy Phan no Pexels.

Principalmente nas metrópoles, há uma grande preocupação acerca da qualidade do ar. O excesso de fumaça e gás produzidos pelas indústrias e veículos são verdadeiros vilões para a saúde dos pulmões.

Além disso, pessoas que fumam dentro de casa também prejudicam o ar do local, afetando diretamente o bem estar dos outros moradores da residência.

Uma maneira eficaz de lidar com esse problema é com as plantas que purificam o ar. Entre seus benefícios está a capacidade de limpar a atmosfera do ambiente e produzir mais oxigênio. Afinal, quanto mais oxigênio, melhor é a respiração e mais prazeroso é viver no local - por isso, não deixe de anotar as 11 espécies de plantas que aumentam a qualidade do ar!

Plantas que melhoram a qualidade do ar

Antúrio

Além de ter flores bonitas e de diversas cores, essa planta combate os poluentes do ar. Sua estrutura não é grande, podendo crescer até um metro de altura. Já que é uma espécie de planta que floresce o ano todo, sua casa sempre ficará repleta de uma energia positiva proporcionada pelo antúrio. Como pode ser cultivada em vasos e/ou jardim, tenha cuidado com os bichinhos, pois a planta tem substâncias tóxicas para eles.

Babosa

Planta que faz parte do mundo dos cosméticos e das receitinhas caseiras de beleza. A babosa tem componentes que agem como calmantes naturais e até mesmo são cicatrizantes. Uma peculiaridade da planta é que é possível notar se o ar está poluído a partir do surgimento de manchas marrons nas folhas. Mesmo muito utilizada pelas pessoas, ela é tóxica para os pets.

Espada de São jorge

A espada de são jorge, no campo espiritual, tem o poder de proteger as pessoas, livrando-as das energias negativas. A planta também consegue absorver os formaldeídos, liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, eliminando poeiras e organismos poluentes. Seu outro benefício é que produz uma grande quantidade de oxigênio, principalmente à noite. Mantenha a planta em locais mais altos para evitar o contato dela com os pets.

Ficus

Se você tem uma área maior na casa e quer colocar uma decoração diferente, a escolha certa é um vaso de ficus. Você também pode cultivar a planta fora da casa, próxima da porta de entrada para atrair energias positivas para o local. Seu grande poder é de remover as impurezas do ar que podem causar problemas respiratórios. Contudo, é outra planta que deve ser deixada longe dos bichinhos da casa, porque suas folhas não podem ser ingeridas.

Gérbera

Leve mais alegria para sua casa por meio das coloridas flores de gérbera. A planta melhora a qualidade do ar e, por isso, pode ser colocada no quarto para ajudar a relaxar o corpo antes de dormir - muitas pessoas a utilizam para combater a insônia! As substâncias tóxicas que ela mais filtra são tricloroetileno, xilneno e formaldeído. Além disso, é uma planta que não prejudica a saúde dos pets, caso ela seja ingerida por eles.

Hera inglesa

Planta conhecida por ser trepadeira, dessa forma, cultive-a pendurada em um local alto ou próxima, por exemplo, de uma árvore. Ele tem a habilidade de remover do ar o benzeno, xileno e formaldeído, que são substâncias bastante tóxicas. Também é uma poderosa ferramenta para auxiliar na umidade do ambiente, o deixando menos quente e/ou seco. Não deixe que os pets brinque com ela, porque a planta é tóxica.

Jiboia

Planta muito popular nas casas, principalmente por ser fácil de cultivar. Possui a capacidade de absorver os formaldeídos liberados por carpetes, tecidos sintéticos e madeira. Para decorar sua casa, experimente colocar em vasos grandes, porém, sempre a deixe longe dos pets, porque ela é tóxica para os animais.

Lírio da paz

Como o próprio nome já diz, o lírio da paz propaga uma serenidade pela casa. Ajuda a criar um ambiente de conforto para os moradores e sua estrutura é como um purificador natural do ar, removendo qualquer resíduo do local. Mesmo sendo delicada, tanto suas folhas quanto as flores são tóxicas para os animais.

Palmeira ráfia

Perfeita para decorar o canto da sala e outros ambientes internos. A palmeira ráfia tem a capacidade de reduzir a quantidade de amônia no ar, liberada pelos produtos de limpeza. Assim, você consegue evitar os efeitos nocivos do aroma enquanto estiver realizando a faxina da casa. O ideal é manter a planta longe dos pets, porque suas folhas têm substâncias tóxicas.

Samambaia

A coloração verde e a aparência exuberante da planta deixa qualquer ambiente mais alegre. É uma espécie muito popular no Brasil e para deixá-la sempre bonita é preciso de muita umidade e luminosidade. Entre as plantas que purificam o ar, as samambaias têm um papel especial para retirar as impurezas do local, além de poder combater substâncias do solo, como mercúrio e arsênico. Cultive-a pendurada no alto da parede para deixar longe dos bichinhos, porque ela é tóxica para eles.

Tamareira anã

O nome pode enganar muitas pessoas, pois mesmo sendo considerada "anã", a planta consegue ter a altura de até quatro metros. Por causa do tamanho, o melhor é deixá-la fora de casa, próxima de janelas. Isso porque ela é eficaz para filtrar a fumaça de carros, então, irá impedir que as substâncias entre na casa. Pode ser cultivada em diversos solos e é muito resistente. Apenas tenha cuidado com os bichinhos da casa, a planta não pode ser consumida pelos animais!

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

LEIA TAMBÉM:

03562