Religiosidade e fé

Religião Wicca: veja a história, as crenças e os símbolos

Por Karina Gomes 30/08/2019 ÀS 17H17
Wicca Wicca - Foto: Goxy89/Getty Images

A religião Wicca, tem princípios poucos conhecidos, mas o que sabemos é que, desde os primórdios, os seus praticantes são considerados bruxos pela sociedade, isso porque para fazer parte deste religião, a pessoa passa por todo um ritual. Pelo fato da imagem das bruxas serem retratadas em filmes e livros como algo ruim e ligado ao satanismo, até hoje existe um grande preconceito com os Wicca. Entenda quem são as Wicca e a história desta religião!

Como tudo começou

Esta religião foi criada por um inglês chamado Gerald Gardner. Ele era interessado em assuntos de misticismo, ocultismo e espiritualidade. Por ter conhecimento sobre estes tópicos, ele resolveu criar uma religião que representasse tudo o que acreditava, surgindo então a Wicca. Um dos princípios que é utilizado até hoje é a adoração a dois deuses, um feminino e um masculino, que tenham semelhança entre si.

Com os anos, a religião Wicca aumentou e se expandiu para outros países. Foi despertando interesses, principalmente, em mulheres do movimento feminista e defensoras da natureza. Mesmo com essa expansão toda, as Wicca só foram realmente reconhecidas em 1986, nos Estados Unidos.

Crenças, rituais e símbolos Wicca 

Os Wiccanos são pessoas boas e prezam pela vida de outros, gostam de ajudar e viver em harmonia. Diferente do que muitos pensam, a base desta religião é a magia de cura, e ela só pode ser utilizada para o bem e para as pessoas que são queridas pelos Wiccanos. Além disso, eles prezam pela harmonia e acreditam na cura por meio da natureza e dos animais. Outro princípio é o cuidado com fauna e flora. Além disso, acreditam na igualdade de gênero entre homens e mulheres, fazendo com que todos sejam visto da mesma forma.

Os rituais iniciam-se com os integrantes se organizando em formato de círculo e de mãos dadas. Este círculo pode ser marcado, também, por um desenho no chão com giz, com velas, pedras, ervas ou sal marinho.

Após disso, monta-se um altar no centro do círculo, usando elementos que são as fontes de energias para o ritual. Dentro, pode-se colocar diferentes objetos que serão utilizados durante o cerimônia como cálices, caldeirão, velas, pedras, estátuas, óleos essenciais, diversas ervas e taças de vinho.

O motivo de usar tantos objetos e símbolos é nada mais, nada menos, por eles acreditarem em simbologias que trazem fortes energias para todos os bruxos e bruxas da religião. Um símbolo que é bastante conhecido, porém é mal visto pela sociedade é o ''Pentagrama''. As pontas inferiores desta estrela representam os quatro elementos da natureza, que são a água, o fogo, a terra e o ar. A ponta superior simboliza os Deuses e Deusas.

LEIA TAMBÉM

noEmbed

01407