Fale conosco

Religiosidade e fé

Pentecostes: história e oração para a importante celebração cristã

Pentecostes - Imagem: Pinterest
O 50º dia após a Páscoa é considerado, pelos cristãos, o Dia de Pentecostes. Em 2019, a data é celebrada em 9 de junho. Essa comemoração é o símbolo do cenáculo, local em que os apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo, que desceu sobre eles na forma de fogo. A partir deste momento, os apóstolos passaram a pregar o Evangelho por vários cantos do mundo.

O poder do Espírito Santo

Essa ação do Espírito Santo no ser humano tem o poder de conceder os dons divinos. Também tem a poder de converter os fiéis dos seus pecados, pelo arrependimento e confissão, aceitando Jesus como único Salvador. Essa experiência é chamada de Batismo no Espírito Santo. Desde a fundação do Pentecostes, a comunidade cristã se reúne para ser conduzida pelo sopro inspirador, compartilhando o amor em Jesus Cristo. A seguir, confira uma oração para celebrar a data de Pentecostes.

Hino ao Pentecostes

"Espírito benfazejo, tu que iluminas os homens, liberta a nossa alma de suas horríveis trevas. Tu que és sempre o santo amigo, de quem pensa com sabedoria. Ó Espírito, tu que podes purificar, de toda mancha vergonhosa, dá, em nós, ao homem interior, a pureza do olhar, para que possamos ver o Pai inigualável. Inspirastes os profetas, para que antecipadamente o seu louvor com brilho cantasse o Cristo; aos apóstolos deste a força de poder levar a cruz do Cristo ao mundo inteiro. És tu que tornas férteis as águas, para dar a vida às almas; és tu que fazes, por teu sopro, serem espirituais os homens. Tu, do mundo dividido pela língua e pelo culto, fazes, Espírito, a unidade. A ti sobem as nossas preces: Espírito Santo, escuta-as com benevolência. Sem ti toda oração é vã e, segundo cremos, indigna de ser ouvida por Deus. Tu que instruístes os santos de todos os séculos. Tu mesmo, hoje, aos apóstolos de Cristo concedestes esse dom inaudito e sem igual ao longo de todos os séculos, tornando, assim, glorioso este dia." Música: Eu navegarei, para louvar a data de Pentecostes Fonte: Orações de todos os tempos da Igreja, Professor Felipe Aquino (org.), Ed. Cleófas, 2ª edição LEIA TAMBÉM:   noEmbed
Por